Confesso que amo minha cozinha e que é o lugar mais decorado e charmoso da casa, rs. Isso porque escolhi meu apartamento também por ela – imagine minha reação ao ver os armários de laca amarelos maravilhosos, originais da década de 70. Juro que só pensava nisso, por um bom tempo virou uma fixação, até que ele finalmente foi meu. Aí sosseguei.
Claro que você pode pensar: ah, mas para quem cozinha dá muito mais vontade de arrumar. Sim e não. Partindo deste princípio, também gosto de pensar que, quanto mais arrumada e charmosa a cozinha, mais vontade de estar nela a gente tem, o que acaba despertando outras vontades, assim digamos. Então, aproveita que hoje o post é sobre isso.
Decoração de cozinha com menos cara de cozinha
Um dos conceitos que acredito muito é deixar a cozinha com menos cara de cozinha. Para isso, pense em outro cômodo da casa: a sala, por exemplo. Partindo deste princípio, a cabeça fica mais aberta para outras possibilidades, sem aquele pré-julgamento do tipo: isso não pode aqui, não combina acolá. Bobagem, pode quase tudo!
Imagine então decorar a cozinha com um belo vaso com flores, prateleiras coloridas com itens especiais e quadros na parede. Acho um luxo.
Utensílios fazem parte da decoração
Um pouco ousado demais? Então, tem uma maneira mais fácil de começar a se acostumar com a ideia. Que tal organizar os próprios utensílios de cozinha de uma forma mais decorativa? Para isso, vale abusar da criatividade e dar novos usos para alguns itens.
Sabe aquele quadro de recados? Aquele de alumínio pintado, que quase todo adolescente tem em casa e usa para pregar fotos? Alguns ganchinhos para pendurar os utensílios e voilà: uma maneira descolada, criativa e diferente de organizar o que se usa no dia a dia.
Uma outra ideia ainda mais simples e fácil de executar para a decoração de cozinha é arrumar os utensílios em jarras bonitas, de louça ou cerâmica. Dá um charme imediato em um cantinho, além da praticidade de estar tudo à mão. Para ficar ainda mais interessante, invista em jarras de tamanhos, formas e cores diferentes.
Praticidade e beleza com a tinta lousa
Sabe o que também é superlegal no quesito praticidade e beleza na decoração de cozinha? Ter uma parede (ou porta) pintada com tinta lousa. Serve desde anotar a lista do supermercado até deixar um recado romântico para o jantar à dois.
Tem post falando mais sobre ela aqui.
Se é lindo, tem que mostrar!
Também acredito no conceito de que tudo o que for lindo, deve ficar exposto. Isso vai desde a forma de bolo que foi herança da avó, até a batedeira colorida maravilhosa. Para fazer a seleção, é só pensar: esta peça tem algum significado ou lembrança? Então, trate de exibir como se fosse obra de arte na hora de decorar a cozinha. Quase que automaticamente o cômodo ganha valor sentimental, o que gera ainda mais carinho pela cozinha.
Espero ter despertado um pouco do bichinho carpinteiro, rs, com este post.
Invista um pouco mais de carinho e dedicação na hora de decorar a cozinha, depois faça como eu, que arranquei a porta de ligação da cozinha com a sala. Qual é a graça de ter um cômodo lindo e não poder exibir?
Até semana que vem!
Fotos: via Pinterest.
Sobre Priscila Mendes
Food stylist, produtora de conteúdo, chefe de cozinha, colunista do blog Adoro Decorar e Montacasa, além de ser criadora do site Banquet.
Siga Priscila Mendes nas redes sociais: