Porque é verão, talvez seja a hora de fazer aquela revisão no aparelho de ar-condicionado da sua casa. Mas como fazer a manutenção do ar-condicionado? Já pensou nisto?
Ar-condicionado já não é mais considerado um item de luxo, mas um item de necessidade. Nos meses mais quentes do ano, é quase impossível aguentar as altas temperaturas.
Portanto, climatizar os interiores das residências parece ter se tornado uma questão qualidade de vida. E os aparelhos de ar acabam, então, recebendo esta função de climatizar os ambientes habitados de casa, deixando-os mais agradáveis o ano inteiro.
Agora, para que um ar-condicionado possa funcionar adequadamente, da forma mais eficiente possível e sem prejudicar a saúde das pessoas, vai precisar de manutenção.
Com os ambientes bem fresquinhos, fica mais fácil realizar todas as tarefas dentro de casa. Para resfriar os ambientes, pode-se apelar para vários truques de arquitetura.
Ou então, se a pessoa preferir, pode-se valer também das tecnologias. Os ventiladores – de mesa, de piso e de teto – já são velhos conhecidos das famílias brasileiras. E após a construção de grandes arranha-céus, foram conhecidos também os aparelhos de ar.
Com a evolução de vários estudos no ramo da engenharia, chegou-se ao seguinte resultado: aparelhos de ar mais compactos e potentes.
Agora, o que se tem é uma variedade de modelos ar-condicionados. Alguns são perfeitos para resolver a questão da climatização de ambientes residenciais. São exemplos o Split e o Mini Split – diferentes com relação à quantidade de energia necessária para elevar a temperatura.
E dentre estes novos modelos de aparelhos, tem aqueles considerados como convencionais e os com tecnologia “inverter”. O primeiro tipo só é capaz de esfriar os ambientes. Já o segundo esfria e esquenta.
Ambos, não só ajudam na climatização como também na filtragem e retenção de impurezas e germes presentes no ar – a não ser que haja algum problema de manutenção. Cuidado.
Leia também:
5 dicas de decoração estilo praiano para transformar a sua casa
Infelizmente, muita gente só lembra de fazer manutenção de ar-condicionado quando já é verão. Isto está completamente errado.
Se a pessoa quer que tal tipo aparelho instalado em sua casa dure bastante e funcione sempre com a melhor eficiência, precisa se atentar às questões de manutenção preventiva, corretiva e preditiva. Mas, resumindo melhor, esta revisão não pode passar de um mês ou quinze dias, dependendo da situação.
Assim, enquanto o ar condicionado está desligado ele acumula bactérias, fungos, ácaros e outras impurezas.
Se a pessoa fizer uma manutenção constante no aparelho de sua casa, ela estará também garantindo o bem estar de sua família. É a certeza da distribuição de um ar de mais qualidade para todos. Então, trata-se de tarefa que não deve ser vista como um gasto, mas um investimento.
E atenção também para os filtros, painel frontal, trocadores de calor, ventiladores, gabinetes e acessórios. Não limpar estas partes do ar-condicionado pode também sobrecarregar o sistema do aparelho, implicando em problemas técnicos diversos. É uma consequência também um maior consumo de energia elétrica. Na dúvida, é sempre bom consultar uma assistência técnica especializada.
Com relação a aparelhos de ar-condicionado, o que a pessoa pode fazer sozinha em casa é controlar se as funções mais básicas deste aparelho estão funcionando.
Se o ar está saindo, se ele está na temperatura que é indicada no painel. E alguma peça está ou não fazendo ruídos incomuns. Também nunca:
– usar adaptadores, extensões, para ligar o ar na rede elétrica;
– ou ligar em uma rede inadequada;
– fazer a manutenção sem retirar da tomada;
– obstruir saída de ar; e
– ligar o aparelho sem filtro.
Periodicamente, deve-se fazer uma limpeza regular dos filtros e do painel frontal do ar-condicionado.
Faz-se isto com a ajuda de um aspirador de pó e um pano umedecido com água e detergente neutro. Já uma higienização completa do aparelho – além de testes de funcionamento para a verificação de possíveis falhas – só num intervalo de tempo maior e com ajuda de um profissional.
Se houver peças soltas ou danificadas no ar-condicionado, estas devem ser reparadas ou trocadas imediatamente.
Neste caso, o aparelho só deve ser desmontado por um especialista – preferencialmente um técnico autorizado da própria marca do aparelho. Por certo, quanto maior for à frequência de uso do ar, mais vezes ele, provavelmente, precisará passar por algum tipo de revisão.
Essas são nossas dicas básicas de manutenção de ar-condicionado, mas não se esqueça de pesquisar mais para saber o que recomenda o fabricante do aparelho instalado em sua casa.
Essas dicas de como fazer a manutenção de um ar-condicionado foram criadas pela equipe Viva Decora.
No post de hoje, selecionamos 5 itens que fazem toda a diferença no projeto de…
Que tal aproveitar a proximidade da data e arrasar nos preparativos do halloween? Confira dicas…
Já pensou em unir conforto ao desenvolvimento educacional do seu filho? Conheça a decoração Montessori…
Ter uma cozinha funcional e com uma decoração bonita é fundamental para o conforto diário…
A Deca conta com duchas e chuveiros com tecnologias que fazem toda a diferença para…
Confira o passo a passo para escolher o assento sanitário perfeito para o seu vaso…