Confira aqui dicas para você conquistar um projeto de cozinha industrial incrível, composto por características industriais e garantir que ele seja prático em todos os detalhes.
Você já se pegou admirando inspirações de cozinhas estilo industrial, mas nunca teve coragem de transformar a sua própria cozinha por receio de perder a funcionalidade do espaço?
Já vamos adiantar que não precisa ter medo de investir no estilo industrial, é possível ter um espaço bonito, bem decorado e super prático para atender as demandas da sua família.
Para te ajudar no processo, selecionamos algumas dicas que você pode levar em consideração ao escolher itens como torneira de cozinha, cuba, móveis e enfeites. Confira e se inspire.
O que é uma decoração industrial?
A decoração industrial está entre o rústico e o moderno. O resultado dessa mistura é uma decoração que exala personalidade e conforto em cada detalhe.
O estilo tem raízes na estética de fábricas e armazéns, destacando-se pela sua estética “desgastada” e pela exposição de elementos estruturais, como vigas metálicas e dutos, que geralmente são escondidos em outros estilos de decoração.
Agora confira como conquistar uma decoração desse tipo na sua cozinha:
Cores de cozinha industrial
As tonalidades neutras são as mais indicadas na composição de uma cozinha industrial, como:
- Preto;
- Cinza;
- Branco;
- Marrom;
- Bege;
- Verde;
No caso de ambientes compactos, indicamos o uso de tons mais claros para fazer os armários e revestimentos das paredes. Você pode deixar os itens mais escuros para os detalhes do projeto, como uma torneira nas cores da Deca Black Matte (preto) ou em Dark Antracite (cinza escuro). Aproveite o mês do consumidor da loja para adquirir esses produtos por um preço mais baixo.
Outra dica é utilizar revestimentos como tijolinhos aparentes na parede, algo bem rústico, ou no estilo cimento queimado, que destacam ainda mais a ideia de que sua cozinha saiu diretamente de uma fábrica.
Leia também:
5 tipos de abajur para sala que transformam a iluminação da casa
Inclua prateleiras no projeto
As prateleiras são essenciais para manter cada coisa em seu devido lugar, pois otimizam espaço na cozinha e podem ser instaladas até nos cantinhos da parede..
Você pode comprar uma mão francesa na cor preta, por exemplo, para instalar em conjunto com a madeira de demolição ou de outros tipos. É esse contraste que garante um estilo mais industrial e diferenciado ao projeto.
Móveis de ferro e madeira
Ao escolher o material dos móveis do seu projeto, prefira os compostos de madeira e ferro. A madeira destaca a rusticidade enquanto o ferro traz um toque do industrial, característico de fábricas antigas.
Caso instale as prateleiras, conforme indicamos no tópico anterior, você pode usar a madeira para a superfície da prateleira e a mão francesa em ferro preto, por exemplo. É a combinação perfeita para evidenciar o estilo.
Melhores torneiras para cozinha industrial
A torneira é a protagonista da cozinha. É a primeira coisa que notam ao entrar no ambiente. Por conta disso, é importante caprichar na escolha do modelo..
Além de destacar a estética da cozinha, a torneira precisa ser prática e te auxiliar na limpeza do espaço diariamente, então além de escolher cores e formatos de torneiras modernas, pense nas vantagens que ela proporciona para seu dia a dia. Confira abaixo alguns dos modelos mais indicados:
- Torneira gourmet: a torneira gourmet é alta e moderna. Ela tem duas saídas de água, uma fixa e outra flexível, que você pode usar para lavar a bancada ou limpar os cantinhos mais difíceis de panelas e travessas. É um item bem versátil. Além disso, o modelo chama atenção por sua imponência e controle de vazão, que deixa sua rotina ainda mais prática. Escolha esse modelo caso queira investir na cuba dupla ou ambientes maiores.
- Torneira com misturadores ou monocomando: o misturador permite que você controle a temperatura da água, o que é excelente para quem mora em regiões mais frias, pois você consegue deixar a água quentinha. Além disso, a água quente facilita na higienização das louças diariamente, então é algo que traz inúmeros benefícios.
Atenção! Algumas empresas possuem uma nomenclatura própria para referenciar se a torneira tem água quente ou não. No caso da loja Deca, os modelos que tem o nome “torneira” são apenas para água fria; os “misturadores” são para água quente e fria, pois conta com dois registros; o monocomando tem apenas um registro que controla a temperatura e a vazão de água. Então fique de olho nesses detalhes para fazer a escolha certa para o seu projeto.
Estas dicas de como montar uma cozinha industrial foram criadas pela equipe Deca.