Um guia rápido para você começar a pensar no seu projeto de cozinha moderna em dia com as tendências de 2020.
O sonho de muita gente é ter uma cozinha moderna dessas de revista de decoração, programa do GNT ou de apartamento em Higienópolis.
Afinal, unir sofisticação, tecnologia e funcionalidade em um mesmo ambiente é o grande desafio de quem busca transformar esse espaço com toques de modernidade. Por isso, separamos para você algumas dicas fundamentais para que o sonho de uma cozinha moderna finalmente se tornar realidade!
5 dicas para ter uma cozinha moderna
Confira abaixo algumas dicas para compor a cozinha moderna dos seus sonhos!
1. UX até na hora de cozinhar
O termo UX (user experience) trata-se de um conceito tecnológico abrangente e que pode ser vinculado a qualquer área – inclusive à sua cozinha. Pensar de forma a harmonizar design e funcionalidade no seu ambiente é desenvolver um projeto agradável à experiência do usuário (nesse caso, quem utiliza a cozinha).
Dessa forma, tudo o que facilita a vida de quem prepara as refeições, como trilhos na parede para que utensílios sempre fiquem à mão, potes com nomes de temperos, iluminação forte em bancadas para agilizar o corte e diminuir o risco de acidentes e organizadores de gaveta são muito bem-vindos em uma cozinha moderna, já que tornam a arte de cozinhar muito mais agradável e liberam espaço para a sua criatividade.
2. Faça suas escolhas pensando na modernidade
Tendência no mercado de acabamentos, alternativas como o granito e o quartzo composto, além de oferecem sofisticação para a sua cozinha, também são extremamente resistentes e fáceis de limpar – afinal, gastar pouco tempo limpando coisas também faz parte da modernidade.
Em termos de revestimentos, para as paredes e para o piso, o cimento queimado – um dos pilares do estilo industrial – está em alta e presente em muitos dos apartamentos mais sofisticados de São Paulo e diversas cozinhas modernas.
3. Tecnologia compondo o seu espaço
Além da escolha de materiais, sua “frota” de utensílios domésticos também pode passar por uma renovação. Muito do estilo de uma cozinha moderna passa por sua aparência futurista. E o mercado de eletrodoméstico está cheio de opções tecnológicas para esse ambiente, como cooktops, geladeiras e coifas controlados de forma remota via smartphone.
Leia também:
5 maneiras para decorar a cozinha com placas decorativas
Viver com pouco – a nova onda do estilo minimalista no decor das casas
4. Tenha um projeto em mãos!
É possível fazer alterações pontuais na sua cozinha e com o tempo ir deixando o espaço mais próximo do que você acredita ser o ideal, mas não é o recomendado. O mais apropriado certamente é definir um projeto de cozinha moderna desde o início, já que em uma renovação, aos poucos você sempre encontrará algo que pode ser modificado.
Portanto, a definição de um projeto traz inúmeros benefícios para a renovação da sua cozinha. Com ele em mãos, você pode organizar um cronograma de entrega para que as obras não se prolonguem mais que o necessário, consegue visualizar previamente como a reforma irá ficar e também quanto irá gastar com todas as benfeitorias.
5. Seja a renovação que espera de sua cozinha
Uma reforma geralmente pontua um novo capítulo em nossas vidas e, mais do que adaptar um ambiente a um ou outro estilo, é fundamental que você se sinta bem nele, que ele atenda todas as suas necessidades e que as obras não sejam um (grande) transtorno para o seu dia a dia.
Mas, e aí, pronto para reforma para ter a sua cozinha moderna? Depois não esquece de contar para gente nos comentários como ficou! Sucesso em seu novo projeto e até a próxima!
Este conteúdo foi desenvolvido por: Loft
Com imagens: Pinterest