O charme da decoração azul by profissionais

Um time de arquitetos está reunido neste post para te dar boas dicas
sobre decoração azul. Aprecie sem moderação, pois as ideias são bem fáceis de aplicar!


Por Maria Clara Oliveira

 “Azul é a única cor que mantém sua característica própria em todos os tons. Ele sempre será azul”, escreveu o pintor fauvista Raoul Dufy. A cor traz sua personalidade única para qualquer ambiente e, combinada com outras cores e objetos decorativos, transforma o espaço. O azul, e todas as suas variações, pode ser explorado em maneiras inimagináveis. Seja toda uma parede em azul, móveis na coloração, detalhes ou objetos, a cor transmite elegância e estilo. Em parceria com a Lush, selecionamos alguns projetos em que a decoração azul é a protagonista para você se inspirar, confira!

A decoração azul pela arquiteta Ângela Meira

decoracao-azul-dicas

moveis

“Elegi o azul turquesa para pincelar o ambiente deste projeto desenvolvido para um casal jovem e moderno. O tom eleito é forte, marcante e por isso deve ser usado com parcimônia. Costumo usar cores mais fortes para pontuar a decoração e trazer personalidade ao ambiente. Então escolho alguma parede para a pintura, e jogo o mesmo tom em almofadas, luminárias, ou objetos de decoração, como vasos e quadros. Dessa forma, se resolver mudar a cor, em pouco tempo pode se modificar o ambiente por inteiro. A decoração azul é fresca, alegre e que combina muito com ambientes mais descontraídos como, neste caso, um estar para receber amigos. Já um tom mais claro de azul, pode cobrir ambientes inteiros, como dormitórios e gabinetes, sendo uma cor tranquila, que cai bem para estes propósitos”.

Crédito Foto: Carlos Edler
Crédito Foto Arquiteta: divulgação

 Leia também: Decoração Azul | Por um ambiente mais tranquilo!

Arquitetas Ellen Marques e Ana Flávia Nassar

decoracao-azul

MOVEIS-QUARTO

“A decoração azul está muito em alta. Ela transmite tranquilidade, serenidade e harmonia. Por isso podemos usar a cor em um ambiente como um quarto para descanso, pois favorece o exercício intelectual e ao mesmo tempo é tranquilizante. Porém, sempre temos que tomar cuidado para não abusar muito das cores, elas devem ser usadas moderadamente para não pesarem um ambiente. E se tratando da cor azul, se usada em excesso, pode trazer a sonolência, por isso é aconselhável harmonizá-la com outras cores, evitando a monotonia. Uma dica é trabalhar com ambientes neutros e tons claros para poder aplicar cores diferenciadas nos objetos, tendo a flexibilidade de um dia poder alterar estas cores. O azul também é uma cor que estimula a criatividade e bem utilizada em escritórios, home offices e ambientações de empresas”.

Crédito Foto: Rodrigo Ramirez
Crédito Foto Arquitetas: divulgação

Arquiteto Rogério Perez

decoracao-azul-ideias

“As cores têm um papel fundamental na arquitetura. Através delas conseguimos transmitir sensações e impulsos, os quais podemos transmitir as pessoas a fim de atingir objetivos. A cor do ambiente é escolhida a partir da sensação que este deve passar. Como exemplo, posso citar o vermelho, que é uma cor quente e transmite muita energia e inquietação, dessa forma não sendo apropriada para muitos ambientes. Já o azul é uma cor que eu particularmente gosto muito e sempre uso em meus projetos. Por ser uma cor calma podemos trabalhar ela em ambientes diferenciados e de maneira mais abrangente. Ela passa a sensação de um ambiente calmo, de aconchego, harmonia e tranquilidade. Em meus projetos, as cores são utilizadas para adaptar e equilibrar minha arquitetura”.

Crédito Foto: Fran Parente
Crédito Foto Arquiteto: divulgação

Designer de Interiores Daniela Colmaghi

decoracao-azul-dica

“A decoração azul é muito elegante e de fácil aplicação na moda e na decoração. É uma cor fácil de combinar e mesclar com qualquer outra, além disso, retorna na próxima estação como a grande cor de destaque. O tom agrada a todos, traz uma sensação de conforto e tranquilidade e permite diversas combinações. A família do azul é grande, não importa aonde será usado, para que ele seja o destaque, procure usar todo o resto neutro, independentemente do local: piso, teto, parede e mobiliários. Ele torna-se vibrante e um grande parceiro para todos os estilos. A sensação de entrar em um espaço com predominância do azul é causar ou mudar o comportamento, posso garantir que o efeito do azul é milagroso para o relaxamento e o bem-estar”.

Crédito Foto: Andrea Tersova
Crédito Foto Designer: Diego Guerra

E você, está inspirado pela decoração azul? Conte pra gente nos comentários!

Adaptação de matéria publicada pela Revista LUSH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *