Acho que ainda não contei por aqui, mas sou super do garimpo. Vale feira de antiguidade, liquidação da lojinha do bairro, supermercado (vira e mexe tem coisas lindas para arrumar a mesa e a cozinha, viu?) e, é claro, caçambas de entulho de obra. Isso mesmo. Algumas das peças de madeira mais incríveis que tenho não foram compradas, e sim encontradas, rs. E é claro, evam um belo tratamento depois, até ficarem em condições de uso.
E hoje o post é sobre ela, a madeira. Mas você não precisa ir tão a fundo como eu – faço porque é meu trabalho e amo, e além disso, adoro coisas recicladas. Mas dá para pegar peças simples e fáceis de achar e transformar em itens exclusivos de decoração.
Vamos começar com uma peça básica que pode ser encontrada em qualquer hortifruti, feira ou supermercado – um caixote de madeira.
Adoro caixote, tenho vários e pintados de cores diferentes com tinta para madeira. E o melhor é que podem ser usados de muitas formas. Como centro de mesa em um dia de festa fica rústico e gracioso.
Mas dá para ir além e usar na decoração de cozinha. Na parede, com algum tipo de fixação, vira nicho para itens especiais: vale um prato favorito, plantas, livros. Só se atente que, quanto mais peso tiver, mais forte deve ser a fixação.
Se não quiser fixar, ele fica ótimo na bancada – só tome cuidado para não ficar perto da pia ou use algum spray impermeabilizante. Olha que graça para organizar as tábuas e condimentos:
Outra forma supercharmosa de usar a madeira na decoração de cozinha é abusar das tábuas. As mais especiais podem inclusive ir para a parede, como se fossem obras de arte – ficam lindas mescladas a outros itens, como travessas ou pratos bonitos.
Se quiser, aproveite e faça um estoque um pouquinho maior de tábuas de madeira. Ainda melhor se forem diferentes umas das outras: ficam lindas usadas também como sousplat na mesa!
Por falar em sousplat, os de madeira dão aquela presença. Vale ficar de olho em artesãos especiais, dá para garimpar peças incríveis e únicas. E em dias de festa, também viram centro de mesa.
Ah, e lembra das madeiras de caçamba de obra que falei no início do post? Usaria em uma proposta linda como esta aqui:
Depois de tanta inspiração para a decoração de cozinha e de mesa, é só por a mão na massa e se divertir por aí, seja em loja, marcenaria ou caçamba, rs.
Até semana que vem.
Fotos: via Pinterest
Sobre Priscila Mendes
Food stylist, produtora de conteúdo, chefe de cozinha, colunista do blog Adoro Decorar e Montacasa, além de ser criadora do site Banquet.
Siga Priscila Mendes nas redes sociais:
No post de hoje, selecionamos 5 itens que fazem toda a diferença no projeto de…
Que tal aproveitar a proximidade da data e arrasar nos preparativos do halloween? Confira dicas…
Já pensou em unir conforto ao desenvolvimento educacional do seu filho? Conheça a decoração Montessori…
Ter uma cozinha funcional e com uma decoração bonita é fundamental para o conforto diário…
A Deca conta com duchas e chuveiros com tecnologias que fazem toda a diferença para…
Confira o passo a passo para escolher o assento sanitário perfeito para o seu vaso…