Flávia Pontarolla Tomita
Na hora de decorar a casa, elegância e sofisticação são primordiais, mas o bom humor e a personalidade do proprietário também devem ser levadas em conta. Por isso, o Adoro Decorar, em parceria com a Lush, separou alguns projetos que provam que cores, objetos e estilos variados podem sim compor a decoração divertida de forma requintada e muito original. Confira!
A decoração divertida by HENRIQUE STEYER
Uma casa com toques de decoração divertida espalha felicidade para aqueles que vivem ali. Um espaço bem-humorado gera o hábito de olhar para as coisas com esperança de uma vida melhor. Qualquer pessoa é capaz de ficar mais alegre quando está em um espaço bem projetado. Muito mais do que um posicionamento pessoal, o humor é uma visão de mundo que ajuda as pessoas a aceitarem quem elas realmente são, ao mesmo em tempo que consola quanto aquilo que elas gostariam de ser. Tudo é uma questão de atitude e vontade de fazer diferente.
Um projeto bem-humorado mostra o racional de forma irracional, sendo capaz de supervalorizar peças completamente sem importância ao mesmo tempo que pode desmerecer algo que para outros seria um tesouro. E esse jogo de pesos importâncias gera efeitos incríveis!
ROGÉRIO PEREZ, arquiteto
A escolha das cores e objetos para decoração desse Home Theater foi pensando em um ambiente alegre. Para isso foram escolhidos objetos coloridos, como copos, taças, garrafas e a parede de fundo da televisão na cor azul. Para harmonizar as cores dos objetos e dar destaque a eles, foram escolhidas cores neutras para o sofá, almofadas e móveis. A integração deste ambiente com a área externa da casa harmoniza as cores naturais do jardim com as cores na decoração divertida. Os vasinhos com flores enfatizam a ligação com a natureza.
O importante para aliar elegância com a decoração divertida na hora de harmonizar é saber utilizar as cores de maneira adequada, sem pesar o ambiente, dando equilíbrio ao mesclar as cores certas e objetos escolhidos. Tudo depende também do ambiente a ser decorado. Utilização, tamanho e local são fatores importantes na hora da escolha das cores. Não podemos usar cores fortes que transmitem energia, agitação em um ambiente que deve transmitir tranquilidade, conforto, como o quarto de um bebê, por exemplo.
CALINA MUSSI, arquiteta
Quando nos referimos à elegância, abrem-se inúmeras portas à imaginação, porque, na realidade, elegância é um comportamento que traduzimos por “estilo”. Elegância no décor tem a ver com a personalidade de quem habita o espaço.
Vivemos hoje um momento de resgate das emoções, de apego e valor ao que lembra o conhecido, aquilo que temos de memória afetiva de nossa infância. Este é um dos motivos da volta das cores para o universo da arquitetura. Transportar o colorido para dentro de nossas casas faz parte deste processo – é como trazer o externo conhecido e valorizado para o interior que habitamos.
Móveis antigos e clássicos estão de volta, laqueados em tons vibrantes que cabem em qualquer estilo de decoração divertida ou outras. Tapetes com motivos variados e cores diversas saem do tradicional, aliando modernidade aos espaços. Gosto de empregar a cor nos detalhes que fazem a diferença, como nas paredes. Existe uma infinidade de opções de papéis de parede com motivos e cores dos mais variados.
Vale lembrar que o colorido na decoração é de origem clássica, os tecidos adamascados usados na época do império eram ricos em tons e brilhos. E, para não pecar por exagero, vale a máxima do “menos é mais”.
E você, o que quer usar ou usou para criar a decoração divertida em casa. Conte pra gente!
Adaptação de matéria publicada pela Revista LUSH.