Verão é tempo de descansar, passear com a família e amigos, e se desligar um pouco dos problemas da vida. Nessa época, muitas pessoas optam por sair da cidade e ir, principalmente, para o litoral. E ao chegar ao destino, se deparam com uma paisagem diferente, ou mesmo uma casa de praia com uma decoração estilo praiano, que deixa os ambientes bem característicos e ajuda a fugir e esquecer de todo o estresse urbano, garantindo bons dias de relaxamento.
As casas de praia costumam ter um visual bem diferente do que se vê em decorações de imóveis de zonas urbanas. Claro que não quer dizer que uma pessoa que more na cidade não possa ter um lar repleto de elementos que remetam ao mundo marinho, por exemplo. Mas é o conjunto de todos os detalhes, desde a arquitetura ao design de mobiliário, que faz o decor das casas de praia ser tão diferente.
Para começar, seus ambientes parecem mais amplos e claros. Isso se dá pelo fato de que essas edificações são mesmo construídas com vãos maiores, que permitem a entrada da luz e da ventilação nos interiores. Mas, também acontece dos revestimentos serem mais claros, das cortinas nas janelas serem mais finas, e de muitos elementos remeterem ao frescor da natureza.
Ao entrar dentro de uma casa de praia – principalmente àquela decorada para veraneio -, percebe-se um astral diferente daquele sentido nas residências da cidade. Os recantos parecem convidar as pessoas para o relaxamento. Todos os elementos, de alguma forma – talvez pela cor, pelo brilho ou textura dos seus materiais -, transmitem uma sensação de paz, equilíbrio e bem estar.
Estas características das casas de praia é que tanto agradam as pessoas. E muitas se apaixonam tanto por este estilo de arquitetura e design de interiores que resolvem, depois, transformar suas moradias na cidade visando ter algo assim, similar, o ano inteiro.
A pergunta que fica é: quais seriam os elementos necessários para compor uma decoração estilo praiano? É o que discutiremos no tópico a seguir!
As casas de praia – ou somente as com decoração estilo praiano – costumam apresentar revestimento de parede e de piso em tons bem suaves. Muito pouco se vê a utilização de papéis de parede. Mas a pessoa pode usar e abusar dos adesivos e principalmente das tintas. O branco, certamente, é a cor mais requerida pelos designers e arquitetos. Combinam também com a temática os tons de areia, além dos azuis e dos verdes.
Por questões de higiene e de conforto térmico, quase sempre os projetistas indicam, para os pisos, revestimentos mais frios, como o porcelanato. Dependendo do tipo escolhido, peças em madeira podem funcionar do mesmo modo muito bem – quanto mais clara e natural for a sua aparência melhor. É possível ver ainda nas propostas contemporâneas áreas inteiras cobertas com materiais como o bambu, a juta, a casca de coco e mais.
É comum ver na decoração estilo praiano móveis mais rústicos, principalmente feitos a partir de matéria prima de origem vegetal, como o vime e o rattan. Também peças montadas com pedaços de troncos de árvores ou tábuas de demolição – de outras casas antigas ou até de velhas embarcações. E ainda aquelas envidraçadas e espelhadas, fazendo uma alusão ao mar e seu elemento água.
As decorações de casas de praia combinam tanto com móveis mais rústicos quanto com móveis mais modernos. Inclusive, os dois estilos podem estar presentes no mesmo ambiente, fazendo contrastes na dose certa. Peças em tons escuros são difíceis de ver nestes cenários, a não ser que seja para mostrar o material cru, ao natural, sem acabamento ou apenas envernizado.
No geral, quase todos os itens mobiliários das casas de praia são de um visual muito simples; de linhas retas ou curvas suaves; e pouco ou nenhum adorno. Em um mesmo ambiente, quase todas as peças têm a mesma cor. O esquema de luz e sombra, de claros e escuros, de neutros e coloridos, se dá com a inserção dos artigos de tecido – incluindo os revestimentos de estofados – e os adornos.
Definitivamente, tapetes felpudos e cortinas pesadas não combinam com cenários de casas de praia e decoração estilo praiano. Mas, ainda sim, muitos outros artigos de tecido vão aparecer nas propostas decorativas. Tem os revestimentos de sofás, os pufes e as cadeiras; as mantas e as almofadas; os mosqueteiros; as tolhas de mesa e de banho; e mais. E todos ficam ótimos lisos, listrados ou com desenhos de folhas e flores ou tema marítimo.
Enfeitar uma casa de praia é uma tarefa divertida. Costuma-se usar muito adornos que remetem à temática do verão. São exemplos as velas; as miniaturas de barcos e de pranchas de surf; os quadros com ilustrações de paisagens naturais ou de animais; os elementos de pesca; as cestarias; as rendas feitas à mão e mais. E para enriquecer a decoração estilo praiano, vale investir também em conchas, estrelas do mar e pedras ornamentais.
Por fim, vale lembrar que a arquitetura das casas de praia costuma ter uma conexão especial com a natureza. Infelizmente, nem sempre se pode reproduzir o mesmo nas residências das cidades, principalmente por questão de segurança ou privacidade. Mas, a pessoa pode trazer a natureza para dentro dos ambientes de outra forma. Por exemplo, inserindo na decoração vasos com plantas – talvez criando um pequeno jardim interno.
E aí, o que achou dessas ideias de decoração estilo praiano? Que tal aproveitar essas inspirações e começar a redecorar sua casa agora mesmo?
Estas dicas de decoração estilo praiano foram criadas pela equipe Viva Decora.
No post de hoje, selecionamos 5 itens que fazem toda a diferença no projeto de…
Que tal aproveitar a proximidade da data e arrasar nos preparativos do halloween? Confira dicas…
Já pensou em unir conforto ao desenvolvimento educacional do seu filho? Conheça a decoração Montessori…
Ter uma cozinha funcional e com uma decoração bonita é fundamental para o conforto diário…
A Deca conta com duchas e chuveiros com tecnologias que fazem toda a diferença para…
Confira o passo a passo para escolher o assento sanitário perfeito para o seu vaso…