Por Maria Clara Oliveira
Ao pensar em um ambiente da casa ou mesmo em uma residência inteira, o que as pessoas procuram são ambientes que reflitam suas próprias personalidades. Cada vez mais, homens – solteiros ou não – buscam um cantinho só seu e apostam na decoração masculina. A cor, a disposição dos móveis e até mesmo os objetos podem criar uma atmosfera para homens sem perder o charme e a elegância. Aqui no blog, trouxemos projetos que tem tudo a ver com esta nova necessidade. Confira!
Com ambientes integrados, o projeto da arquiteta Ana Lucia Salama não possui nenhuma parede, a divisória do quarto e o estar é uma estante de madeira, que foi projetada sob medida. O cinza e preto, com alguns toques de marrom, são as cores predominantes neste décor mais masculino. A iluminação da área de 58m² é feita através de sancas de gesso e trilhos, que traz mobilidade e ar contemporâneo ao apartamento, que tem o pé-direito alto. O piso de placas de concreto ganha tapetes em bege que trazem aconchego ao espaço.
Foto: Marcio Souza
A cozinha gourmet com 86m², integrada a sala de jantar, foi desenvolvida pela arquiteta Ariane Labre especialmente para o proprietário, que gostaria de um espaço seu na casa. O ambiente foi concebido para receber amigos, fumar charutos, guardar a coleção de whisky, objetos de viagens pelo mundo, e para preparar receitas sem se preocupar com a hora. A ideia foi criar um espaço masculino amplo, com os ambientes integrados, grandes aberturas de vidros com muita luz natural e iluminação suave à noite. A cozinha mistura o preto, branco, madeira e inox em um equilíbrio sofisticado. Bem equipada, possui ainda uma churrasqueira e grill com proteção em vidro temperado.
Foto: Rafael Danielewicz
Funcional e contemporâneo, o loft de 70m² projetado pelo arquiteto Edson Lorenzzo oferece conforto e sofisticação em uma linda decoração masculina. A madeira estrutura toda a residência, criando uma unidade estética. Por solicitação do cliente, um jovem executivo, o profissional evitou o uso do branco, que se restringe as paredes e teto, explorando os tons escuros. O piso da área gourmet, que se estende até o lavabo, auxilia a demarcar o espaço e, ao mesmo tempo, oferece maior projeção para a cozinha.
Foto: Inês Antich
Seguindo uma linha cosmopolita, e levando em consideração os hobbies do morador, que gosta de música e receber os amigos, a arquiteta Gisela Miró criou um ambiente sóbrio. A inspiração para o espaço masculino foram as viagens do proprietário, de maneira a evidenciar os objetos que trouxe de fora. Gisela criou uma composição entre o papel de parede que imita couro, a laca preta brilhante nos móveis e a camurça preta no sofá. Como o espaço tem poucas paredes, as janelas receberam persianas metálicas brancas, para não carregar o visual nem perder a vista privilegiada da cidade.
Foto: Priscila Blunk
Ao projetar a ampliação da edícula, garagem e churrasqueira da residência, a arquiteta Janaina Bazzo aproveitou a área de 60m² para criar diversos espaços que atendessem as necessidades do cliente. No andar de baixo, a mesa de sinuca (herança de família que estava esquecida) ganhou destaque e iluminação adequada. A profissional criou um mezanino, que serve de espaço familiar e onde fica guardado o violão do pai e o violino da filha. Janaina decidiu aproveitar o madeiramento aparente para criar uma atmosfera rústica no ambiente. A cor predominante é o off white, que contrasta com o amarelo do fundo da escada do mezanino.
Foto: André Cavalheiro
O home hffice de 11m² ambientado pela designer de interiores Melissa Soares da Costa segue a linha de decoração masculina bem cosmopolita. Todas as peças do escritório têm como inspiração principal o futebol – o cliente é um jogador de futebol que está sempre fora do Brasil. As camisas dos times, os troféus, as fotografias emolduradas. Tudo o que merecia destaque dentro da coleção do esportista foi empregado no ambiente de forma harmônica. Até mesmo as cores predominantes remetem ao esporte: o preto e o branco criam referência à bola de futebol.
Foto: Marcelo Stammer
Com uma bela vista da praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis, o arquiteto Luiz Maganhoto e o designer de interiores Daniel Casagrande desenvolveram um espaço para relaxar e receber os amigos. A área é dividida em vários ambientes: o home theater, com projeção integrada ao som ambiente de todo espaço, a mesa de sinuca, ebanizada e revestida com feltro na cor azul e a mesa de jogos, com quatro poltronas revestidas em chenille preto. Como o proprietário toca vários instrumentos musicais, uma das áreas foi destinada ao seu teclado, completa com equipamentos de som. Todos os sistemas desta decoração masculina são integrados a um único comando que responde pela temperatura do ar condicionado, o acionamento das persianas, a intensidade da luz, a altura do som e a qualidade da imagem da projeção.
Foto: Roger Dipold
Então, conte para gente: quais projetos para decoração masculina mais te encantaram? Deixe nos comentários!
Adaptação de matéria publicada pela Revista LUSH
No post de hoje, selecionamos 5 itens que fazem toda a diferença no projeto de…
Que tal aproveitar a proximidade da data e arrasar nos preparativos do halloween? Confira dicas…
Já pensou em unir conforto ao desenvolvimento educacional do seu filho? Conheça a decoração Montessori…
Ter uma cozinha funcional e com uma decoração bonita é fundamental para o conforto diário…
A Deca conta com duchas e chuveiros com tecnologias que fazem toda a diferença para…
Confira o passo a passo para escolher o assento sanitário perfeito para o seu vaso…