5 ideias para integrar espelhos decorativos em ambientes

Está enganado quem pensa que a magia do espelho é restrita ao reino dos contos de fadas. Funcional e sofisticado, o item dá um charme especial ao decor e consegue transformar o ambiente, ao multiplicar a visão do que já é bonito, prover amplitude ao espaço e embelezar ainda mais o projeto residencial.

Que nos perdoem os narcisistas, mas os espelhos decorativos podem ser muito mais do que um mero instrumento de autocontemplação. Dos côncavos aos planos, eles ficam bonitos em qualquer lugar da casa, atendendo a funções distintas, a depender de onde e como são instalados.

Arquitetos que utilizaram o objeto em seus trabalhos contam como foi a experiência e dão dicas para os adeptos à ideia. Como não errar no uso? Qual o tamanho ideal? Como não beirar o exagero na hora de usar espelhos decorativos?
banner-espelhos-decorativos

 

Espelhos decorativos segundo os arquitetos

“Banheiros, lavabos e closets são os lugares em que o espelho mais aparece, porque, nesses ambientes, ele tem um caráter funcional quase que obrigatório. Entretanto, as várias funcionalidades decorativas do item fazem com que ele seja aplicado também em outros lugares. Espelhos também são muito comuns em halls de entrada, pois, além de ampliar o espaço, que na maioria das vezes é pequeno, decora e rebate boas energias”.

Calina Mussi, arquiteta – Foto: Marcelo Stammer

espelhos-decorativos-dicas

 

“Recebemos a solicitação de uma cliente que queria um espelho sob os moldes do estilo veneziano, no banheiro de casa. Entretanto, o projeto da residência seguia uma vertente mais moderna, o que impossibilitaria a opção da dona da casa. Então resolvemos inovar e inserir uma moldura mais clássica sobreposta a um espelho comumente usados em trabalhos com foco mais contemporâneo”

Clarice e Simone Volpi, arquitetas – Foto: Gerson Lima

decoracao-com-espelhos-decorativos

“Como o lavabo costuma ser pequeno, o espelho amplia o ambiente, podendo ser utilizado na parede toda, criando um ar sofisticado. Em banheiros, o item aliado à iluminação, também dá amplitude ao lugar e cria um ambiente claro, propício para maquiagem, barbeação e outras atividades triviais”.

Adriane Perotoni, arquiteta – Fotos: Rodrigo Ramirez

ecoracao-com-espelhos

 

“Sempre que queremos ampliar o espaço e conferir mais luminosidade ao ambiente, recorrermos aos espelhos decorativos. O segredo de obter amplitude com o item é colocá-lo em paredes que gostaríamos que não existissem naquele local. Normalmente nas que tornam a sala estreita ou menor. Objetos como mesas e prateleiras espelhadas dão um toque de sofisticação ao décor e, usar espelhos em móveis como armários e guarda-roupas atribui uma maior funcionalidade ao utensílio”.

Mariana Stockler, arquiteta – Foto: Andrea Paccini

decoracao-com-espelhos-fotos

“Todos os formatos de espelhos são bem-vindos. Tudo vai depender do que o cliente deseja transmitir.  Em um local com design em linhas retas podemos utilizar um espelho em formato redondo para quebrar um pouco as linhas continuas do espaço. O tamanho do espelho precisa ser escolhido a partir de uma análise do local onde será instalado. Tudo varia do um balanço entre o projeto e o espaço a ser decorado”.

Filipe e Carla Bender, arquitetos – Foto:  Gracielly Assolari

decoracao-com-espelhos-dica

Adaptação de matéria publicada pela Revista LUSH

Um comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *