Pode-se dizer que o estilo étnico na decoração é ter um pouquinho de outra cultura dentro de casa. O estilo como conhecemos migrou das passarelas de moda para a sala de estar de residências mundo afora. Estampas multicoloridas, cadeiras de design arrojado, artesanatos, shapes diferentes, vasos que se destacam no ambiente e almofadas que não acabam mais são apenas alguns itens que integram o estilo decorativo.
O estilo étnico na decoração
Muitas das peças são garimpadas em viagens e acabam se tornando a assinatura do estilo étnico. Índia, bali, Filipinas, Japão, Oriente Médio, Suécia e África, além de tribos indígenas nativo-americanas e daqui do Brasil mesmo proporcionam inspiração sem fim para quem quer decorar nesse estilo.
Étnico é ousadia e mistura. Você pode criar diferentes propostas de ambiente e tirar a decoração da monotonia. Existem peças chave que dão cara nova ao ambiente rapidinho. Mas, lembre-se de saber dosar para não deixar o décor caricato. Confira oito dicas para criar uma decoração étnica na sua casa:
1. Madeira
É indispensável usar objetos de madeira na decoração étnica. Eles complementam o ambiente e casam bem com qualquer estilo que tenha sido escolhido. Móveis escuros são uma excelente pedida para misturar com as diversas cores.
Leia também:
Tudo sobre a decoração exótica
QUIZ: Qual seu estilo de decoração?
2. Animal print
Tendência que já virou moda, o animal print ou estampa animal é ideal para combinações inusitadas com outras estampas ou cores fortes no estilo étnico. A estampa aparece desde em jogos de cama até em cadeira cadeiras. Aposte!
3. Tapetes são a cara do estilo étnico
É muito fácil incorporar o estilo étnico ao lar usando tapetes, eles mudam o ambiente de forma instantânea e são muito charmosos.
4. Vasos em destaque
Os vasos podem ser grandes aliados na decoração étnica. Muito usados em culturas tradicionais tribais, vasos de cerâmica desenhados imprimem estilo e personalidade. Invista também em formas inusitadas e tamanhos grandes para deixar a peça em destaque.
5. Esculturas
A escultura é uma forma de arte com muita força no estilo étnico. Quem quer investir no estilo deve ter uma peça em casa.
6. Telas
O estilo étnico pode ser evidenciado em telas, quadros e painéis. Telas em motivos africanos ou orientais são um clássico e caem muito bem na sala de estar ou em um corredor, por exemplo.
7. Para trazer o estilo étnico inclua almofadas
Almofadas são indispensáveis para quem deseja conforto e aconchego em casa, além de complementarem a decoração para quem quer complementar o estilo étnico . Já fizemos até um post dedicado exclusivamente a elas. Na decoração étnica, misture diferentes estampas e cores. Capas com inspiração indiana ou em animal print ficam o máximo.
8. Cadeiras
Mais do que de necessidade básica em casa, a cadeira é um item multifuncional que há tempos virou objeto de design e decoração. No estilo étnico, a cadeira pode ganhar ainda mais destaque com propostas inusitadas em madeira rústica. Dependendo do modelo, é possível customizar o assento da peça utilizando tecidos africanos ou com motivos indígenas. Vale ser criativo e usar aquele xale que ficou guardado depois da viagem para a decoração… Fica ótimo em cadeiras se acompanhada por xales que você trouxe de uma de suas viagens.
E aí, pronto para adotar o estilo étnico na decoração da sua casa?
Até a próxima!
Fotos: Pinterest; Divulgação.