É setembro, minha gente. Aquele calor começou a chegar (tem lugares que chegou chegando, inclusive) e mais que natural que comecemos a pensar numa decoração de mesa colorida, linda, leve e solta.
O post de hoje é pra falar de elementos que só a natureza pode fazer, tanto em cores quanto em formas, sem falar de aromas e sabores… Acho que perdem em beleza pras flores, mas misturar os dois é luxo só, e complementa a mesa de uma forma belíssima. A ideia aqui hoje é decoração de mesa com frutas.
Sabe aquela fruteira que a mãe/avó montava com capricho? Sabidas elas – uma fruteira linda e bem arrumada pode fazer milagres com a mais simples das mesas e acho que dá ao ambiente uma carinha de receber no ato, chama as pessoas pra mesa, rs. Além disso, é muito vintage. Quase ninguém mais faz uma fruteira linda!
Olha, e não é que seja das tarefas mais fáceis. Pode ser tão complicado quanto montar um arranjo pra algumas pessoas, e acredito ser uma daquelas atividades que quanto mais se pratica, melhor fica. Mas acho que alguns critérios podem ser citados: frutas mais consistentes como melão, maçã, laranjas por baixo, e as mais delicadas, como uva, lichia, kiwi, por cima. Dá um super efeito quando dá pra organizar um degradê de cores, ou mesmo montar diferentes fruteiras em tom sobre tom.
Só fruta já é aquela beleza. Quando misturada com flores, então, é um sucesso. Gosto tanto da ideia de cítricos que decoram o vaso de flores – que, neste caso, deve ser de vidro para mostrar a composição, quanto flores misturadas à frutas no próprio arranjo – aqui, o tom sobre tom também funciona maravilhosamente bem e olha como fica lindo e elegante!
Outra ideia de arranjo incrível e bem no estilo “faça você mesmo” para a decoração de mesa é usar a própria fruta como base. Amo a ideia do abacaxi – pra não ter desperdício, prepare um suco ou sobremesa bem gostosa com a polpa, e deixe a casca como “vaso”. Ah, este tipo de arranjo tem que ser feito no dia, tá? Não costuma durar muito, mas ainda assim vale por ser bem diferente. Aqui tem um passo a passo bem feitinho, olha só:
Uma última ideia bem graciosa para a decoração de mesa, é transformar em base para velas. No caso da maçã, é preciso escavar um pouco – também é válida a ideia de fazer um suco aqui (nada de desperdício), e encaixar uma velinha do tipo flutuante.
Agora, esta da casca de laranja é gênia – o conceito aqui é usar apenas a casca como base, encaixar um pavio, completar com óleo vegetal ou azeite de oliva e acender. Os óleos essenciais da casca do cítrico ainda aromatizam naturalmente. Nunca fiz mas fiquei morrendo de curiosidade… Parece que funciona mesmo e ainda dá pra fazer com outros cítricos, como limão siciliano, grapefruit e tangerina, desde que a casca esteja íntegra. Pros que, como eu, querem tentar, encontrei este passo a passo bem explicativo:
Viu como dá pra inserir a fruta na decoração de mesa com pouco esforço? Aproveita a estação linda que tá chegando pra se divertir por aí.
Até semana que vem.
Fotos: via Pinterest
Food stylist, produtora de conteúdo, chef de cozinha, colunista do blog do Montacasa e criadora do site Banquet.
Siga Priscila Mendes nas redes sociais:
Reformar o lavabo é uma excelente oportunidade para atualizar o ambiente com tendências que estarão…
Que tal conferir dicas e truques para de decoração de Ano Novo para você encerrar…
Nem só de árvores vivemos na época natalina. O momento desperta sentimentos e conecta pessoas, portanto…
Você sabia que existe diferença entre torneira, misturador e monocomando? Leia o post de hoje…
No post de hoje, selecionamos 5 itens que fazem toda a diferença no projeto de…
Que tal aproveitar a proximidade da data e arrasar nos preparativos do halloween? Confira dicas…