MDF ou MDP? Saiba qual material é mais eficiente!

Cores, texturas, design, tendências. Dúvidas são muito comuns na hora da escolha de um móvel planejado, no entanto, a qualidade e a resistência do produto são umas das principais preocupações. Apesar de semelhantes em alguns aspectos, muitas vezes os materiais apresentam características bem específicas, que modificam suas finalidades.

É o caso, por exemplo, do MDF e MDP. Você sabe a diferença entre estas siglas?

Seja MDF ou MDP, a diferença está na aplicação

Embora muito parecidos, já que ambos são constituídos de madeira de reflorestamento e possuam baixa resistência a água, há importantes diferenças entre a utilização do MDF ou MDP.  “O MDP é composto por partículas de madeira aglutinadas entre si, em duas camadas finas e uma grossa, enquanto o MDF é um painel de madeira reconstituída, formado por placas de fibras unidas de forma homogênea”, explica a supervisora de marketing da Berneck S.A , Maureen Astrid Reydams. Mas, apesar das diferenças, o que determina a qualidade do produto final não é sua composição, mas a correta aplicação do painel, completa ela.

Lembre-se:

MDF (Medium Density Fiberboard): painel de madeira reconstituída, formado por placas de fibras unidas de forma homogênea.

MDP (Medium Density Paticleboard): composto por partículas de madeira aglutinadas entre si, em duas camadas finas e uma grossa.

mdf-ou-mdp-para-casa

Os dois painéis têm resistências semelhantes, o que os diferencia é para qual finalidade os produtos serão projetados: “O MDF é apropriado para fabricação de móveis que necessitam de usinagem. Já o MDP é mais usado na construção de móveis e projetos de linhas retas e planas e tem a vantagem de ser mais leve, além de ser mais barato. Porém, os dois painéis estão disponíveis no mesmo revestimento, portanto, se o projeto necessitar dos dois produtos, eles podem e devem ser usados no mesmo móvel, comenta o gerente nacional de vendas da Berneck”, Roberto Sanches.

mdf-ou-mdp-diferencas

mdf-ou-mdp-diferenca

O MDP é indicado para aquelas pessoas que buscam um móvel com maior custo x benefício, mas se o objetivo for uma peça mais criativa e com um design arrojado o MDF é o mais recomendado: “o MDF é mais habitual na indústria dos móveis e também o que mais indico. A diversidade de cores, acabamentos e revestimento é bem mais diversificada, sem contar que uma peça em MDF é bem mais resistente”, explica a arquiteta Adriane Perotoni.

mdf-ou-mdp

Além da alta resistência e durabilidade, tanto o MDF quanto o MDP são materiais ecologicamente corretos. As fibras que compõem os painéis são provenientes de eucalipto reflorestado ou de pinus, não usando em seu processo de fabricação madeiras de árvores nativas.

Ainda têm dúvidas sobre o uso do MDF ou MDP? Entre em contato com a gente!

Imagens: Edison Garcia.

Adaptação de matéria publicada pela Revista LUSH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *