Ideias para decorar mesa de jantar com as cores do inverno

Por Priscila Mendes

O inverno tá aí, e chegou, chegando. Hora de mudar o guarda-roupa, encher a casa de mantas e cobertores gostosos, ficar em frente à lareira (um luxo para poucos, mas quem pode, pode!).

Acho divertido pensar que há outras maneiras de trazer o calor para vida, ainda mais no inverno. E você, já pensou em aquecer a mesa de jantar?

Para isso, uma boa tática é investir em cores mais quentes na mesa: enquanto no verão a gente pensa em um azul gostoso, que traga a paz do mar, ou um verde claro, que venha com alguma  refrescância, no inverno queremos algo que nos leve para perto do fogo e do calor. Mas não que isso precise virar uma mesa de jantar inteira em tons quentes – muitas vezes, alguns elementos ajudam a dar conta do recado, e criam a atmosfera de calor.

mesa-de-jantar

comprar-kit-aperitivocomprar-porta-guardanapos

cores-quentes-inverno-mesa-talheres

cores-quentes-inverno-arranjo-flores-buques

Neste ano, a marsala, eleita a cor do ano pela Pantone, deu (e está dando) o que falar. Tem post falando mais sobre ela aqui:

cores-quentes-inverno-Marsala

Por que investir na marsala para a mesa de jantar?

Particularmente, acho um tom belíssimo, justamente porque  a cor marsala envolvente e aquece. Ah, e também pelo fato de que me remete a uma boa taça de vinho tinto, rs. E quer saber a minha forma favorita de combinar um tom como este?

Em francês, ton sur ton – tom sobre tom, em português, nada mais é que misturar tons diferentes de uma mesma cor. Assim, garante uma mesa de jantar interessante e zero chance de ficar careta ou monótono. Ah, e brincar com as texturas, sempre! Na tabela abaixo, é só ver os tons antes e depois do marsala: todos eles combinam as mil maravilhas e ficam chiquérrimos quando misturados entre si.

cores-quentes-inverno-tabela-cores-Marsala-nova

Aproveitei para falar sobre essa cor por ser a tendência do momento. Não gosta muito? A regra de tom sobre tom se aplica para qualquer outra cor quente que queira usar.

Dito isso, um outro ponto, ainda mais libertador:  não é preciso montar uma mesa de jantar com uma louça marsala, um copo rosé, e um guardanapo rosa queimado – se bem que a combinação fica linda! A graça é criar pontos de cor, que podem ser  feitos,  com uma tigelinha em uma das cores, ou uma cocotte que vai servir a sopa, ou ainda com arranjos de flores na mesa. É só pensar nas cores certas.  Ah, e para combinar tudo de forma chique, invista em uma boa louça branca ou off- white como base: funcionam como uma “tela” para qualquer tipo de cor que for misturada, sem erro.

cores-quentes-inverno-mesa

comprar-taca-vinho-tintocomprar-tacas

cores-quentes-inverno-mesa-guardanapo

cores-quentes-inverno-arranjos-flores

Outro bom exemplo para o uso de cor é uma toalha de mesa gostosa com guardanapos bonitos. Confesso que não sou super fã de toalha na mesa. Acho que fica suja logo, e, quando se tem uma mesa linda, a graça é que fique bem aparecida. Mas acho que vai bem no inverno, ajuda a aquecer (é bem mais gostoso apoiar o antebraço em uma trama quentinha do que na madeira ou mármore frios), especialmente quando combinada a guardanapos de tecido.

cores-quentes-inverno-mesa-toalha-xadrez

cores-quentes-inverno-mesa-toalha-flanelha

comprar-pratos

Ah, e para finalizar uma mesa de jantar aconchegante, velinhas espalhadas. São uma forma maravilhosa de esquentar ainda mais o ambiente para receber. Agora, é só escolher a sua cor favorita e se divertir por aí.

cores-quentes-inverno-mesa-madeira

/comprar-talherescomprar-castical

Até semana que vem!

Imagens: Pinterest

priscila-mendes
Sobre Priscila Mendes

Food stylist, produtora de conteúdo, chefe de cozinha, colunista do blog Adoro Decorar e Montacasa, além de ser criadora do site Banquet.

Siga Priscila Mendes nas redes sociais:

Facebook
Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *