Na ceia de Natal, a mesa costuma ficar recheada de pratos tradicionais, receitas de família e doces de dar água na boca. Apesar da beleza dos alimentos, caprichar na decoração da mesa de Natal pode surpreender ainda mais os convidados. Desafiamos sete profissionais da arquitetura e decoração para montar mesas natalinas nos mais variados estilos e cores. Confira!
Inspirado nas tradições natalinas das famílias imperiais francesas, o arquiteto Carlos Titjen procurou retratar a mesa de Natal com elementos que remetessem à data de forma singela, porém requintada. Utilizando objetos nas cores tradicionais, vermelho, dourado e verde, Carlos trouxe significado à decoração com o uso de acessórios. O coração, por exemplo, lembra o nascimento, e as estrelas, a anunciação. Já a coroa, imponente ao centro da mesa de Natal, simboliza a hierarquia familiar, envolta pelo amor, representado pelas rosas vermelhas.
Em tons de azul, a mesa de Natal decorada pelas arquitetas Aline e Denise Bernacki reuniu artigos díspares, de vários conjuntos, em uma composição assimétrica. A ideia das profissionais era criar algo que pudesse ser montado com elementos de casa, sem a necessidade de jogos inteiros e peças iguais. Para dar o toque festivo à composição, elas investiram no prateado, em acessórios bem natalinos. Além disso, aproveitaram o pé da mesa para inserir objetos decorativos, uma dica para quem quer inovar na decoração.
Leia também:
6 truques criativos para arrasar na decoração de Natal
10 itens curingas para decorar qualquer mesa de Natal
O clássico dourado predomina na decoração da mesa de Natal elaborada pelo arquiteto Luiz Maganhoto e pelo designer Daniel Casagrande. Apesar dos elementos tradicionais, como velas e bonecos de neve, a dupla fez um resgate à natureza inserindo animais, como a rena, borboletas e pássaros, além de galhos com folhas, que deram um toque autêntico à mesa. João e Maria, também aparecem em uma versão repaginada, com vestes que imitam pele de girafa. Para finalizar, o brilho transmite a ideia de renovação presente na data.
Na busca por peças decorativas na cor lilás, as arquitetas Erika Fukunishi e Thalita Miyawaki, constataram um ar bucólico nos itens deste tom. Sendo assim, desenvolveram uma composição bem romântica, com ares de campo, mas ao mesmo tempo que contém toques de sofisticação, expressos pelos itens dourados e o uso do vidro. O mix entre o roxo e o lilás também quebrou a melancolia da cor e proporcionou um ar mais moderno à decoração da mesa de Natal. Fornecedores: Mara Durigan e Yellowart Casa.
E aí, se inspirou com os diferentes estilos de decoração de mesa de Natal? Então mãos a obra e muita criatividade para decorar a sua!
Fotos: Vitor Sampaio.
Reformar o lavabo é uma excelente oportunidade para atualizar o ambiente com tendências que estarão…
Que tal conferir dicas e truques para de decoração de Ano Novo para você encerrar…
Nem só de árvores vivemos na época natalina. O momento desperta sentimentos e conecta pessoas, portanto…
Você sabia que existe diferença entre torneira, misturador e monocomando? Leia o post de hoje…
No post de hoje, selecionamos 5 itens que fazem toda a diferença no projeto de…
Que tal aproveitar a proximidade da data e arrasar nos preparativos do halloween? Confira dicas…