Incríveis modelos de criados-mudos para incrementar o seu quarto

Criado-mudo é um móvel auxiliar, mas não precisa ficar apagado na decoração. Confira modelos de criados-mudos para deixar o seu quarto ainda mais lindo!

Logo que uma pessoa acorda em sua cama pode precisar, na sequência, alcançar o seu celular, desligar o despertador e beber um copo d’água. Então, o móvel que lhe dará apoio a tudo isto, que servirá de suporte para todos estes objetos, será a mesinha de cabeceira ou o criado-mudo. Então, será que dá para dizer que esta peça é exclusivamente funcional, ou teria um valor estético para a decoração do quarto também? Saiba mais a seguir sobre modelos de criados-mudos.

Projeto by Liliana Zenaro

O que é criado-mudo?

Todos podem conhecer, mas poucos tentaram definir o que é um criado-mudo. Bem, trata-se de um móvel bem pequeno, um objeto extremamente útil dentro da decoração de quarto.

Ele é capaz de transmitir muita personalidade e de completar um cantinho especial, mas vazio, ao lado da cama. Inclusive, pode até estar embutido ou combinar com o visual da cabeceira, agregando mais valor ao conjunto.

O impacto do criado-mudo na decoração de um quarto

Criado-mudo pode ser um diferencial, sim, na decoração de um quarto de casal ou de solteiro. Ele pode até chamar mais a atenção no cenário do que a cama – que é o móvel mais importante na ambientação deste tipo de cômodo.

Um par de criados-mudos nem precisa ser semelhante, mas deve ter um estilo que combine com o restante dos móveis, um visual que agrade aos usuários.

Como dito antes, os criados-mudos são, na verdade, móveis de apoio. Não precisam necessariamente ter compartimentos fechados para guardar objetos. E seus traços podem ser simples e seu design minimalista.

O importante é que suas proporções estejam de acordo com a sua função – com altura preferencialmente próxima à da cama. Confira como escolher o criado-mudo perfeito para o seu quarto!

Projeto by Bianchi & Lima Arquitetura e Cristina Lembi
Projeto by Olegário de Sá & Gilberto Cioni e Gisele Taranto

Os modelos de criados-mudos mais incríveis para se inspirar

Mesmo que um determinado quarto tenha dimensões reduzidas, que seja compacto, vale a pena tentar encaixar em seu layout um criado-mudo. De fato, sua falta é sentida nas composições onde é descartado.

Portanto, é um elemento que deve estar na lista de itens mobiliários para casa. Nunca sairá de moda. Por isso é que os fabricantes têm investido em tantos modelos de criados-mudos para os seus catálogos.

Podem-se ver muitos criados-mudos diferentes a venda nas lojas – em diversos estilos, tamanhos, materiais, cores e acabamentos.

As peças mais comuns são aquelas fabricadas em madeira maciça, MDF e MDP. Elas apresentam linhas e bordas retas. Geralmente, são pintadas ou revestidas com lâminas ou em laca na cor branca. E têm gavetas, prateleiras internas ou nichos embutidos.

Projeto by Aquiles Nicolas Kílaris

 

Os criados-mudos mais comum combinam com decorações simples e clean. Mas quando se deseja criar algo arrojado é preciso apelar para uma peça impactante, que chame mais a atenção e que seja capaz de trazer mais personalidade para o ambiente.

Talvez, neste caso, fosse coerente tentar acrescentar ao conjunto um móvel com um design diferenciado e até mesmo de cores fortes.

Os modelos de criados-mudos modernos contam com detalhes especiais, bastante requintados. Por exemplo, um tampo de vidro; uma estrutura metalizada; um acabamento espelhado; uma cobertura natural; puxadores em inox ou pedrarias; e mais.

Mas para saber se algum deles combinaria com a decoração do seu quarto, é necessário apelar para o bom gosto e o bom senso.

 

modelos-criado-mudo-05
Projeto by Avner Posner
modelos-criado-mudo-02
Projeto by BMG Arquitetura

Dentre os criados-mudos mais requisitados atualmente pelos consumidores estão alguns com formatos bem criativos.

A começar pelos criados em estilo provençal, que ficam lindos em decorações clássicas. Também os arredondados, como aqueles em formato de tambor, perfeitos para composições juvenis. E os retrôs e vintages, ótimos para espaços com atmosfera descontraída e nostálgica.

modelos-criado-mudo-06
Projetos by Codecorar

E para aqueles quartos super compactos, os fabricantes de móveis também pensaram em soluções. Para ambientes assim, os decoradores podem contar com criados-mudos bem estreitos – sendo só prateleiras ou módulos, lembrando muito mesinhas laterais de salas de estar. Para esses casos, uma alternativa ainda melhor seria uma marcenaria planejada – talvez fixada à própria cabeceira -, otimizando espaço.

modelos-criado-mudo-04
Projeto by Tetriz Arquitetura e Interiores e Marília Veiga
modelos-criado-mudo-10
Projeto by SP Estudio e e Livia Dalmaso

Para o seu quarto, escolha um criado-mudo de proporções adequadas e com uma estética e acabamento que lhe agrade. Opte por um móvel mais simples se quiser criar um efeito sóbrio na decoração, ou um colorido e altamente brilhoso se não tiver medo de ousar. E inspire-se no neste post para ter ideias e escolher modelos de criados-mudos!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *