Mas, afinal, o que é gazebo?

Você está com um novo projeto para o jardim da sua casa, eis que o arquiteto sugere uma forma de aproveitar melhor o espaço: construindo um gazebo. Mas afinal, o que é gazebo? Qual é a funcionalidade dele? Como ele pode contribuir para organização do espaço? Muita calma nessa hora! O gazebo nada mais é do que uma construção aberta em todos os lados, semelhante a um quiosque. Sua estrutura pode ser feita com madeira, alvenaria, vidros, ferros e até mesmo bambu. Além de deixar o jardim mais bonito, ele também pode ser utilizado como mais uma área de lazer e descanso na casa.

Construindo seu gazebo

Antes de começar a construção do seu gazebo é preciso ter uma coisa em mente: qual será a finalidade dele? Vai usar para lazer, descanso ou como uma extensão da área gourmet? Isso irá determinar a área necessária para o projeto.

gazebo

O segundo passo é a escolha de materiais. Como já foi citado acima, entre os mais procurados estão a madeira, o vidro e a própria estrutura de alvenaria que oferece mais estabilidade para o local. Se você optar por trabalhar com a madeira, precisa estar ciente que esse tipo de material exige um pouco mais de cuidado já na hora da construção do gazebo, pois escolher uma madeira que seja resistente às ações do tempo como vento, chuva, sol e etc. Entre as mais indicadas estão o cedro e a teca, o cedro em especial tem uma vantagem ainda maior: é anti-insetos.

Se economia for um ponto forte para o seu projeto de gazebo, uma das melhores opções é trabalhar com uma estrutura de vinil, que é bastante versátil e pode ser deslocada para outros ambientes caso seja necessário.

o-que-e-gazebo

espreguicadeiras-montacasa

Independente da escolha dos materiais, estilo ou função, tem um item que é indispensável para que a obra seja concluída da melhor forma: a escolha de bons profissionais para o trabalho. Para quem deseja um trabalho mais simples, é possível encomendar o kit de gazebo já pronto e adicionar detalhes que trarão mais personalidade para a área.

Leia também:
10 ideias para repaginar a decoração de jardim

Agora que você já sabe o que é gazebo…

A decoração do gazebo é um ponto muito importante para que o local transmita todo aconchego que você procura. Aqui, assim como a escolha do material, é importante determinar móveis que são resistentes às ações do tempo. Se a sua ideia é fazer do gazebo uma área gourmet, lembre-se de dar prioridade aos objetos pertinentes à esse tipo de espaço como mesas para refeições, aparadores e armários para utensílios.

gazebo-o-que-e

Plantas e outros itens de jardim também são bem-vindos nesse espaço, uma boa alternativa para dar ao local um clima agradável é trabalhar com um jardim suspenso. Na hora de escolher as flores e outras espécies você pode optar por trabalhar com plantas suculentas, que se adaptam facilmente a qualquer ambiente e são mais simples de cultivar.
Quem pretende adicionar uma jacuzzi ao gazebo, pode investir em um pequeno bar no espaço com balcão e bancos para proporcionar um maior conforto aos convidados. No ambiente também podem ser inseridas proteções de tela ou madeira para os dias mais frios, assim é possível aproveitar a comodidade do local sem se preocupar com o desconforto do vento.

Gazebo para a decoração de casamentos

o-que-e-gazebo-dicas
Os gazebos também se tornaram muito populares quando o assunto é casamento no campo, eles trazem para a decoração um toque romântico e rústico ao mesmo tempo que proporcionam muito acolhimento. Se você pretende utilizar dessa estrutura para a sua cerimônia, lembre-se que a escolha do tipo de flor é muito importante para dar o tom desejado ao ambiente, alternar as flores com folhagens e ramos de trigo pode ser uma boa opção para quem pretende trabalhar com um estilo boho. Os tecidos também podem ser grandes aliados na hora de dar fluidez e elegância ao local.

Agora que você já sabe o que é gazebo e tudo sobre a decoração desse tipo de espaço, que tal colocar a mão na massa e começar o seu projeto?
Não deixe de opinar aqui nos comentários também, ok?

Imagens: Gazeta do Povo, Pinterest.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *