Você sabia que nem todo projeto pode contar com um chuveiro de teto? Confira aqui os detalhes que você precisa considerar para fazer a instalação desse modelo.
O chuveiro de teto é uma das maiores tendências para projetos modernos, mas você sabia que não é todo banheiro que pode contar com um modelo desse tipo? Existem algumas regras e recomendações que você precisa seguir para garantir um bom desempenho do chuveiro e evitar dor de cabeça.
Pensando nisso, criamos um guia com tudo que você precisa saber para realizar uma instalação adequada do chuveiro de teto. Confira e se inspire com os modelos de chuveiro que selecionamos como referência.
Antes de definir que o chuveiro de teto será o modelo utilizado no seu projeto, é importante verificar as regulamentações e o código de construção da obra.
Inclusive, essa dica vale para qualquer obra realizada na casa. Sempre avalie as regulamentações e o código de construção locais para garantir que o projeto seja seguro – especialmente se você mora em apartamentos, pois a estrutura do prédio pode afetar a pressão da água.
Considerar a altura do teto é importante para evitar que os chuveiros e duchas fiquem na mesma altura que o usuário.
O ideal é que o ambiente tenha uma altura de, no mínimo, 2,50 metros. Isso garantirá uma boa distância entre o chuveiro e o usuário, assegurando também uma boa pressão na saída de água.
Leia também:
Guia para montar um lavatório completo: dicas para escolher os melhor itens
A pressão da água também é importante para a instalação do chuveiro de teto. Em casas com baixa pressão, é necessário instalar um pressurizador para aumentar a vazão da água e proporcionar um banho mais relaxante.
Para garantir que a pressão da água seja adequada ao seu espaço, é preciso conferir o valor de MCA (metros por coluna d’água: a distância entre a caixa d’água até a saída de água) da sua construção e compará-lo com o MCA necessário para o funcionamento do chuveiro.
Em casas com um MCA 12, por exemplo, procure chuveiros de teto que sejam compatíveis com esse valor, assim você garante um chuveiro com boa pressão.
Além disso, o valor do MCA é importante para ajudá-lo a verificar o gráfico de curva de vazão, responsável por indicar quantos litros por minuto o chuveiro consumirá. Portanto, avalie esses aspectos antes de escolher o melhor modelo para o seu projeto.
É importante ter um acesso adequado ao encanamento do banheiro, pois geralmente os projetos possuem a saída de água na parede. Em alguns casos, será necessário fazer uma obra no sistema hidráulico para garantir um bom funcionamento do chuveiro.
Além disso, o encanamento dita como será o sistema de aquecimento do seu banheiro. O chuveiro de teto precisa ser um modelo de chuveiro a gás ou de aquecimento solar. Isso porque o chuveiro a gás funciona com duas tubulações: uma para a passagem da água fria e outra para a água quente.
Também é importante consultar profissionais especializados. Lembre-se de que nem sempre o que é bonito funciona para o seu espaço. Faça escolhas inteligentes. Na Loja Deca, você encontra modelos que combinam design e tecnologia em todos os detalhes. Confira!
No post de hoje, selecionamos 5 itens que fazem toda a diferença no projeto de…
Que tal aproveitar a proximidade da data e arrasar nos preparativos do halloween? Confira dicas…
Já pensou em unir conforto ao desenvolvimento educacional do seu filho? Conheça a decoração Montessori…
Ter uma cozinha funcional e com uma decoração bonita é fundamental para o conforto diário…
A Deca conta com duchas e chuveiros com tecnologias que fazem toda a diferença para…
Confira o passo a passo para escolher o assento sanitário perfeito para o seu vaso…