O post de hoje é sobre um dos meus temas (e hobbies) favoritos no mundo: o garimpo. Para explicar um pouco, considero garimpo qualquer “achadinho” não convencional, daqueles normalmente encontrados em feiras de antiguidades, brechós e bazares. Normalmente são peças mais antigas e, na maioria das vezes, de segunda mão.
Se não é a sua, tudo bem. Dá para fazer garimpos em lojas de artigos novos, desde que se fuja do óbvio e do circuito de todo mundo. Porque uma das maiores diversões de garimpar é ter uma peça que quase ninguém vai ter. 😉
Para ficar mais fácil, listei dez utensílios de mesa que são ótimos para procurar por aí e dão aquele charme a mais em uma ocasião especial e também no dia a dia – afinal, a gente merece mesa bonita sempre!
Uma das minhas paixões entre os utensílios de mesa, e, para mim, quanto mais antigo, melhor. Os pratos mais lindos vão pra parede, como se fossem obras de arte, rs. Ao procurar pratos, é importante ver o estado de conservação e ter cuidado nos detalhes: costumo passar o dedo ao redor da borda pra ver se não estão quebrados, ou mesmo lascados. Ah, e na hora de lavar, evito passar a parte mais abrasiva da esponja para preservar a louça por mais tempo.
Além de checar o talher como um todo, é importante conferir o material para não comprar gato por lebre. E se puder, invista em talheres de prata – duram a vida toda e ficam com um aspecto lindo quando envelhecida.
Em terceiro lugar, se tratando de utensílios de mesa, um descanso de talheres. É aquele tipo de item que não é indispensável, mas dá um charme todo especial a mesa. Invista nos antigos, tanto pelo estilo quanto pela variedade.
Porque tem coisas que só antigamente, como um trabalho de ponto cruz lindo em uma toalha como não se faz mais, ou um acabamento superprecioso. E não precisa ter preconceito quanto a ser de segunda mão. Costumo lavar bem antes, deixando de molho com produtos bactericidas. Depois, tá pronto para o uso.
Em sexto e sétimo lugar, copos e taças. Confesso que em casa não uso todo dia para “não gastar”, tamanho o ciúme, rs. Porque né, uma bela taça coupê para tomar o espumante de sexta tem e muito valor. Assim como os pratos, vale passar o dedo em todo o copo para detectar pequenos quebrados ou lascados.
Em oitavo lugar, indico um belo vaso antigo, ou jarra. Dá para encontrar coisas incríveis e atemporais, caso dos muranos, por um preço mais acessível, ou mesmo um design que não existe mais e que dá aquele efeito na mesa.
Em nono lugar na lista de utensílios para mesa estão as travessas antigas. Acho supercharmoso servir o jantar em uma louça bem linda e especial, faz até o frango grelhado ficar glamouroso.
Por último, sousplat. Os mais lindos que tenho foram garimpados e são de prata, bem antigos. Se tiver um belíssimo, nem precisa de outros, rs.
Acho que deu para animar e agendar a feira como programa no fim de semana, né? Perde tempo não, é superdivertido!
Até semana que vem.
Fotos: via Pinterest
Sobre Priscila Mendes
Food stylist, produtora de conteúdo, chefe de cozinha, colunista do blog Adoro Decorar e Montacasa, além de ser criadora do site Banquet.
Siga Priscila Mendes nas redes sociais:
No post de hoje, selecionamos 5 itens que fazem toda a diferença no projeto de…
Que tal aproveitar a proximidade da data e arrasar nos preparativos do halloween? Confira dicas…
Já pensou em unir conforto ao desenvolvimento educacional do seu filho? Conheça a decoração Montessori…
Ter uma cozinha funcional e com uma decoração bonita é fundamental para o conforto diário…
A Deca conta com duchas e chuveiros com tecnologias que fazem toda a diferença para…
Confira o passo a passo para escolher o assento sanitário perfeito para o seu vaso…