A cor pode ser protagonista na decoração de um ambiente, provocar sensações e até mesmo influenciar na qualidade do sono. Apostar em cores na decoração também é um dos passos mais rápido para deixar a casa de cara nova.
Para não errar e deixar o ambiente harmônico, basta conhecer um pouco sobre elas:
Cores na decoração: os tons complementares
No circulo cromático, as chamadas cores complementares estão em posição oposta e produzem máximo contraste entre si. É preciso ter cuidado para não deixar o ambiente carregado ao acrescentar elementos opostos no décor.
Uma boa dica é misturar as cores na decoração que possuem esta carcaterística a elementos neutros — madeira é uma excelente opção.
Tons neutros
Neutro não é sinônimo de monótono. Você pode construir um décor maravilhoso apenas em tons neutros, o visual fica clean e ainda amplia o ambiente. Você pode aproveitar a abertura que vai ganhar com essas cores na decoração e inserir os mais diversos materiais.
As cores neutras têm base amarela e são ótimas para "construir" um ambiente, servindo de fundo. O branco e o bege são excelentes cores base, assim como o cinza e o marrom.
Cores frias
Quem escolher tons frios na paleta de cores para decoração vai ganhar um ambiente muito mais tranquilo. Esses tons têm o poder de produzir uma espécie de "conforto visual" e são uma excelente pedida para quem tem medo de "cansar" da decoração.
As cores frias básicas são o azul, verde e violeta. Elas são ótimas em ambientes de trabalho ou home office, pois aumentam a concentração.
Cores quentes
Tons quentes são os melhores para ambientes de confraternização, como sala de estar e cozinha. Eles aquecem o ambiente e estimulam o convívio. Essas cores na decoração aproximam as formas, ou seja, não são indicadas para ambientes pequenos.
Elas têm como base o vermelho, cor que transmite aconchego e harmonia, passando por tons de amarelo e laranja.
Cores nos objetos
Aproveite para adicionar tons vibrantes em objetos e pontos específicos. Eles enchem a casa de personalidade e dão um toque descontraído, levando a decoração para fora do lugar comum. O amarelo, por exemplo, estimula a criatividade e o laranja pode influenciar na qualidade do sono.
E você, como pretende usar as cores na decoração? Conte pra gente nos comentários!