Como usar cores na decoração? Veja dicas curingas!

A cor pode ser protagonista na decoração de um ambiente, provocar sensações e até mesmo influenciar na qualidade do sono. Apostar em cores na decoração também é um dos passos mais rápido para deixar a casa de cara nova. 

Para não errar e deixar o ambiente harmônico, basta conhecer um pouco sobre elas:

Cores na decoração: os tons complementares

No circulo cromático, as chamadas cores complementares estão em posição oposta e produzem máximo contraste entre si. É preciso ter cuidado para não deixar o ambiente carregado ao acrescentar elementos opostos no décor. 

Uma boa dica é misturar as cores na decoração que possuem esta carcaterística a elementos neutros — madeira é uma excelente opção. 

cores-na-decoracao

cadeira-verdealmofada-laranja

Tons neutros

Neutro não é sinônimo de monótono. Você pode construir um décor maravilhoso apenas em tons neutros, o visual fica clean e ainda amplia o ambiente. Você pode aproveitar a abertura que vai ganhar com essas cores na decoração e inserir os mais diversos materiais. 

As cores neutras têm base amarela e são ótimas para "construir" um ambiente, servindo de fundo. O branco e o bege são excelentes cores base, assim como o cinza e o marrom. 

cores-neutras-na-decoracao

abajur-neutropoltrona-escritorio

Cores frias

Quem escolher tons frios na paleta de cores para decoração vai ganhar um ambiente muito mais tranquilo. Esses tons têm o poder de produzir uma espécie de "conforto visual" e são uma excelente pedida para quem tem medo de "cansar" da decoração.

As cores frias básicas são o azul, verde e violeta. Elas são ótimas em ambientes de trabalho ou home office, pois aumentam a concentração. 

cores-na-decoracao-frias

buffet-roxocriado-mudo

Cores quentes

Tons quentes são os melhores para ambientes de confraternização, como sala de estar e cozinha. Eles aquecem o ambiente e estimulam o convívio. Essas cores na decoração aproximam as formas, ou seja, não são indicadas para ambientes pequenos. 

Elas têm como base o vermelho, cor que transmite aconchego e harmonia, passando por tons de amarelo e laranja.

cores-na-decoracao

batedeira-vermelha

Cores nos objetos

Aproveite para adicionar tons vibrantes em objetos e pontos específicos. Eles enchem a casa de personalidade e dão um toque descontraído, levando a decoração para fora do lugar comum. O amarelo, por exemplo, estimula a criatividade e o laranja pode influenciar na qualidade do sono.

objetos-coloridos

bowls-le-creusettacas-de-cristal

E você, como pretende usar as cores na decoração? Conte pra gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *