Ideias para a decoração desses ambientes é uma
vitrine atrativa para possíveis compradores
Quando se está à procura de um imóvel você já imagina durante as visitas como ele poderia ser decorado. No entanto, quem já não comprou um apartamento acreditando que iria conseguir fazer tudo o que estava imaginando, mas não pôde concretizar? Para ameninar esta “frustração”, em um mercado imobiliário em crescente expansão, as grandes construtoras e incorporadoras, inclusive as de menor porte, buscam lançar de antemão, normalmente quando o apartamento está na planta, uma vitrine do seu empreendimento: um apartamento decorado.
Neste nicho de mercado, profissionais da arquitetura e decoração são consultados para mostrarem no trabalho final um layout esteticamente agradável e também funcional para os apartamentos decorados de um edifício.
Para a arquiteta Estér Kloss, da Esphera Arquitetura, que já assinou mais de 30 apartamentos decorados, o briefing do projeto é traçado juntamente com o departamento de marketing da construtora. “Com isto em mãos estabelecemos um projeto para esta família e/ou usuários imaginários. Ele tem que vir de encontro às aspirações do público pretendido. Hoje, com a vida agitada e com a velocidade das informações e decisões, todos estão em busca de praticidade, sem abrir mão da estética”, afirma.
Características dos apartamentos decorados por profissionais
Os perfis dos apartamentos decorados variam entre 70m2 e 100m2 com dois ou três quartos. Praticamente todas as construtoras e incorporadoras, possuem decorados de salões de festas, salas gourmets e áreas kids. De acordo com a arquiteta Renata Pisani, da RP Arquitetura, que começou a trabalhar com apartamentos decorados a partir de 2009, já concluiu sete projetos e está com cinco em andamento, o principal destas decorações é o bom gosto. “Precisamos pensar na atemporalidade e no que é tendência. As decorações são bem contemporâneas”, e acrescenta, “a ambientação é muito importante, se colocarmos apenas o mobiliário ficará muito impessoal, então é preciso colocar plantas, cortinas, peças decorativas, etc.”.
Cada vez mais comum entre as construtoras, as variações de tamanhos de plantas em um mesmo condomínio são importantes para as arquitetas Fernanda Borio e Mariana Stockler, da Borio Stockler Arquitetura. “É um diferencial na hora de atingir um público maior e tornar o empreendimento vendável, e nestes casos, optamos por trabalhar com plantas maiores, como por exemplo, aquelas com alternativa de ampliação da sala”, ressalta Fernanda Borio.
Os apartamentos decorados com estas características normalmente têm de 100m2 a 150m2 com churrasqueira na sacada e áreas comuns no prédio, o que para a arquiteta Mariana Stockler é “um ponto importante na escolha do empreendimento, já que as pessoas querem ter mais conforto e evitar trânsito e tempo perdido”.
E você, optaria pelos apartamentos decorados? Conte pra gente!
Adaptação de matéria publicada pela Revista LUSH