Apartamentos decorado: a aposta de grandes construtoras

Ideias para a decoração desses ambientes é uma
vitrine atrativa para possíveis compradores

Quando se está à procura de um imóvel você já imagina durante as visitas como ele poderia ser decorado. No entanto, quem já não comprou um apartamento acreditando que iria conseguir fazer tudo o que estava imaginando, mas não pôde concretizar? Para ameninar esta “frustração”, em um mercado imobiliário em crescente expansão, as grandes construtoras e incorporadoras, inclusive as de menor porte, buscam lançar de antemão, normalmente quando o apartamento está na planta, uma vitrine do seu empreendimento: um apartamento decorado.

apartamentos-decorados-profissionais

cozinha-produtos

/ambientes-decorados

Neste nicho de mercado, profissionais da arquitetura e decoração são consultados para mostrarem no trabalho final um layout esteticamente agradável e também funcional para os apartamentos decorados de um edifício.

sala-produtos

Para a arquiteta Estér Kloss, da Esphera Arquitetura, que já assinou mais de 30 apartamentos decorados, o briefing do projeto é traçado juntamente com o departamento de marketing da construtora. “Com isto em mãos estabelecemos um projeto para esta família e/ou usuários imaginários. Ele tem que vir de encontro às aspirações do público pretendido. Hoje, com a vida agitada e com a velocidade das informações e decisões, todos estão em busca de praticidade, sem abrir mão da estética”, afirma.

Características dos apartamentos decorados por profissionais

Os perfis dos apartamentos decorados variam entre 70m2 e 100m2 com dois ou três quartos. Praticamente todas as construtoras e incorporadoras, possuem decorados de salões de festas, salas gourmets e áreas kids. De acordo com a arquiteta Renata Pisani, da RP Arquitetura, que começou a trabalhar com apartamentos decorados a partir de 2009, já concluiu sete projetos e está com cinco em andamento, o principal destas decorações é o bom gosto. “Precisamos pensar na atemporalidade e no que é tendência. As decorações são bem contemporâneas”, e acrescenta, “a ambientação é muito importante, se colocarmos apenas o mobiliário ficará muito impessoal, então é preciso colocar plantas, cortinas, peças decorativas, etc.”.

apartamentos-decorados

quarto-produtos

Cada vez mais comum entre as construtoras, as variações de tamanhos de plantas em um mesmo condomínio são importantes para as arquitetas Fernanda Borio e Mariana Stockler, da Borio Stockler Arquitetura. “É um diferencial na hora de atingir um público maior e tornar o empreendimento vendável, e nestes casos, optamos por trabalhar com plantas maiores, como por exemplo, aquelas com alternativa de ampliação da sala”, ressalta Fernanda Borio.

apartamentos-decorados

banheiro-produtos

apartamentos-decorados-dicas

Os apartamentos decorados com estas características normalmente têm de 100m2 a 150m2 com churrasqueira na sacada e áreas comuns no prédio, o que para a arquiteta Mariana Stockler é “um ponto importante na escolha do empreendimento, já que as pessoas querem ter mais conforto e evitar trânsito e tempo perdido”.

E você, optaria pelos apartamentos decorados? Conte pra gente!

Adaptação de matéria publicada pela Revista LUSH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *