5 arquitetos famosos que marcaram história e são referência

A arquitetura está presente na história da humanidade desde os primórdios e é impossível falar da evolução social sem citar obras arquitetônicas. Por conta disso, muitos projetos de arquitetura são considerados como verdadeiras obras de arte e movimentam até mesmo o mercado de turismo, no qual uma série de pessoas desejam apreciar as grandes construções. Nós criamos aqui uma lista com os arquitetos mais famosos do mundo, para que você possa conhecer um pouco mais do trabalho deles, se inspirar e quem sabe até visitar as suas obras?

Entre os arquitetos famosos, Oscar Niemeyer

arquitetos-famosos-oscar-niemeyerA gente não poderia começar essa lista sem citar uma prata da casa que também é um dos arquitetos mais famosos do mundo, o brasileiríssimo Oscar Niemeyer. O diferencial da história de Niemeyer já começa quando ele era estagiário de Lúcio Costa, outro grande arquiteto. Mas você já ouviu falar naquele ditado onde o aprendiz superou o seu mestre? Foi o que aconteceu aqui. Oscar Niemeyer aprendeu tão bem com Lúcio Costa, que desenvolveu o seu próprio estilo e ficou conhecido mundialmente por suas obras cheias de curvas e feitas com concreto armado. No Brasil podemos encontrar construções assinadas por ele em Belo Horizonte (na foto, a Igreja de São Francisco de Assis), Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo.

oscar

Fillippo Brunelleschi

arquitetos-famosos-filippo-brunelleschi.

Vamos voltar alguns séculos atrás para falar de outro artista que também entra para o hall dos arquitetos mais famosos do mundo, o italiano Fillippo Brunelleschi, que viveu no período da renascença. Ele foi responsável por explorar a tridimensionalidade e a perspectiva cônica em suas obras e entre os seus trabalhos mais famosos podemos encontrar a Catedral de Santa Maria Del Fiore (foto), o Pórtico do Hospital dos Inocentes, o Palácio Pizzi e a Capela Pazzi.

brune

Antoni Gaudi

arquitetos-famosos-gaudiComo falar de arquitetura sem falar de Gaudí? Ele foi um arquiteto catalão que ficou muito conhecido por seu estilo irreverente em suas obras. Gaudí estava tão a frente do seu tempo, que certa vez citou que a linha reta era uma invenção do homem, pois a natureza não apresenta nenhum objeto monotonamente uniforme. Ele se inspirou muito nas formas orgânicas da natureza para criar, mas também bebeu da fonte da arquitetura gótica e a arte árabe. A obra mais famosa de Gaudí foi a Catedral da Sagrada Família (foto), que fica em Barcelona, e mesmo tendo trabalhado por 40 anos a fio nesse projeto, Gaudí morreu sem ver a igreja ficar pronta.

obras-de-gaudi

Norman Foster

arquitetos-famosos-norman-foster.

Norman Foster entrou para a lista dos arquitetos mais famosos do mundo, porque conseguiu criar obras que até hoje são consideradas extremamente modernas. Entre a lista de criações do britânico estão aeroportos, prédios e até mesmo estações espaciais! O edifício 30 St. Marie Axe, conhecido popularmente como The Gherkin (O Pepino) é a prova que a criatividade de Norman Foster não tem limites.

Leia também:
5 arquitetos famosos que você precisa conhecer

norman

Frank Gehry

arquitetos-famosos-frank-gehry.

Frank Gehry é daqueles que impressionam com suas obras. O canadense apaixonado por estruturas diferentes e formatos ousados é um dos arquitetos famosos da nossa lista e também um forte representante da arquitetura contemporânea. Entre os projetos assinados por ele estão a Fundação Louis Vuitton e a nova sede da empresa Facebook. O Museu Guggenheim de Bilbao (foto) também é assinado por Frank, e vale a pena a visita caso você esteja planejando uma viagem para Nova York.

obras-frank-gehry

Analisando um pouco sobre a história e a obra dessa pequena lista de arquitetos famosos, podemos concluir que arquitetura também é uma vertente da arte, não é mesmo? E agora que você já tem algumas opções de lugares para visitar e conhecer mais sobre arquitetura, qual será o seu próximo destino?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *