Minimalismo na decoração do banheiro: chic e funcional

Minimalismo é, para muitos, um conceito de vida. Mas, na decoração, ele representa um modelo estético que pode ser aplicado à banheiros.

Quanta coisa você acha que é necessário para o funcionamento de uma casa? Será que o seu banheiro precisa de muitos elementos na decoração? Ou será que seria possível reduzir as coisas ao mínimo possível e ainda conseguir atender bem às necessidades exigidas pela vida contemporânea? Talvez fosse possível ter um banheiro completo ainda que fosse ao estilo minimalista. O que acha? Concorda?

Neste texto, vamos entender um pouco do que se trata este modelo de decoração e porque ele tem chances de ficar lindo aplicado a ambientes como banheiros e lavabos. Não perca todas as dicas e exemplos de projetos apresentados.

Vanessa Kairiyama e Semíramis Alice Arquitetura & Design

O que é o estilo de decoração minimalista?

Viver bem, com o máximo de conforto, porém o mínimo de coisas. Já ouviu falar em algo assim? Este seria, mais ou menos, o jeito minimalista de se viver.

Na verdade, este conceito partiu primeiro de uma reação que muitos artistas tiveram durante o período modernista. Eles refletiram, principalmente depois das Grandes Guerras, se não era possível que as coisas fossem mais simples.

Esta ideia inspirou  muitos movimentos de arquitetura, design e mais. O estilo minimalista, por exemplo, propõe que todos os elementos dentro de um espaço sejam belos, mas, acima de tudo, funcionais. Que cores e ornamentos sejam reduzidos ao mínimo – ou nem existam, se não forem necessários. E que os espaços sejam otimizados, ao mesmo tempo em que suas circulações fiquem o mais livre possível.

SAINZ – arquitetura e Cosentino

Por que minimalismo em seu banheiro?

O banheiro já costuma ser o menor ambiente da casa de qualquer jeito. Isto porque não se pretende fazer muita coisa dentro dele.

Contudo, mesmo assim, é interessante preservar cada metro quadrado de sua área. Então, qualquer aparelho, revestimento ou outra coisa instalada em seu interior precisa ter alguma valia – do contrário, poderia prejudicar a sua decoração.

Agora, é preciso justificar porque o estilo minimalista ajudaria a melhorar o espaço do banheiro. Bem, com menos elementos – e principalmente detalhes que pudessem acumular poeira e mais -, este ambiente ficaria com um visual muito mais higiênico.

De fato, realizar a sua limpeza seria muito mais fácil. Além disso, o ambiente pareceria maior e mais claro. Assim, teríamos uma sensação relativamente boa ao utilizá-lo.

INÁ Arquitetura e Bianchi & Lima Arquitetura
Revista Viva Decora e A.M Studio Arquitetura

Dicas para criar um banheiro minimalista

Existem muitas boas ideias de decoração que combinaram com o estilo minimalista de design e arquitetura de interiores, incluindo para banheiros e lavabos. Vamos começar falando das paletas de cores.

Geralmente, neste caso, são adotadas cores claras e principalmente cores neutras. Portanto, é bastante comum ver projetos de ambientes como estes em cores tipo cinza ou mesmo preto e branco.

SAINZ – arquitetura

Nestas decorações em estilo minimalista também são utilizados, preferencialmente, muitos revestimentos lisos – não só de acabamento como de textura também.

A bancada da pia é o ponto focal mais importante, apresentando um formato diferenciado ou uma cor mais escura. O detalhe é que, na maioria dos casos, ela serve apenas como apoio a pia – deixando exposto, logo abaixo, só o sifão ou somente prateleiras simples.

Qualquer armário, nicho ou outros móveis que forem julgados serem necessários no ambiente devem apresentar pouco ou quase nenhum detalhe, mesmo que puxador.

Sobre eles, o indicado é nada de ornamentos – somente cestos, caixas organizadoras e suportes ou porta utilitários. Arranjos de flores vivas são bem vindos. E metais, louças e molduras de espelhos devem ser lisos.

INÁ Arquitetura e Monise Rosa
INÁ Arquitetura

Ainda é preciso destacar mais duas características das decorações minimalistas de banheiros e lavabos. A primeira delas é a exposição, em certos pontos estratégicos, de materiais crus, em natura e sem pintura, além de mesclas de tons ou outros tratamentos. Entram nesta lista madeiras, placas de vidro, cimento e mais. E ainda tem o sistema de iluminação, que é muito bem focado, destacando cada uma das áreas funcionais.

SAINZ – arquitetura
Monise Rosa e Pietro Terlizzi

Que tal, vai adotar o minimalismo em seu banheiro? Então, comece seu projeto agora mesmo!

Essas dicas de decoração minimalista para banheiros foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.