Categories: Dicas de Decoração

Minimalismo na decoração do banheiro: chic e funcional

Minimalismo é, para muitos, um conceito de vida. Mas, na decoração, ele representa um modelo estético que pode ser aplicado à banheiros.

Quanta coisa você acha que é necessário para o funcionamento de uma casa? Será que o seu banheiro precisa de muitos elementos na decoração? Ou será que seria possível reduzir as coisas ao mínimo possível e ainda conseguir atender bem às necessidades exigidas pela vida contemporânea? Talvez fosse possível ter um banheiro completo ainda que fosse ao estilo minimalista. O que acha? Concorda?

Neste texto, vamos entender um pouco do que se trata este modelo de decoração e porque ele tem chances de ficar lindo aplicado a ambientes como banheiros e lavabos. Não perca todas as dicas e exemplos de projetos apresentados.

Vanessa Kairiyama e Semíramis Alice Arquitetura & Design

O que é o estilo de decoração minimalista?

Viver bem, com o máximo de conforto, porém o mínimo de coisas. Já ouviu falar em algo assim? Este seria, mais ou menos, o jeito minimalista de se viver.

Na verdade, este conceito partiu primeiro de uma reação que muitos artistas tiveram durante o período modernista. Eles refletiram, principalmente depois das Grandes Guerras, se não era possível que as coisas fossem mais simples.

Esta ideia inspirou  muitos movimentos de arquitetura, design e mais. O estilo minimalista, por exemplo, propõe que todos os elementos dentro de um espaço sejam belos, mas, acima de tudo, funcionais. Que cores e ornamentos sejam reduzidos ao mínimo – ou nem existam, se não forem necessários. E que os espaços sejam otimizados, ao mesmo tempo em que suas circulações fiquem o mais livre possível.

SAINZ – arquitetura e Cosentino

Por que minimalismo em seu banheiro?

O banheiro já costuma ser o menor ambiente da casa de qualquer jeito. Isto porque não se pretende fazer muita coisa dentro dele.

Contudo, mesmo assim, é interessante preservar cada metro quadrado de sua área. Então, qualquer aparelho, revestimento ou outra coisa instalada em seu interior precisa ter alguma valia – do contrário, poderia prejudicar a sua decoração.

Agora, é preciso justificar porque o estilo minimalista ajudaria a melhorar o espaço do banheiro. Bem, com menos elementos – e principalmente detalhes que pudessem acumular poeira e mais -, este ambiente ficaria com um visual muito mais higiênico.

De fato, realizar a sua limpeza seria muito mais fácil. Além disso, o ambiente pareceria maior e mais claro. Assim, teríamos uma sensação relativamente boa ao utilizá-lo.

INÁ Arquitetura e Bianchi & Lima Arquitetura
Revista Viva Decora e A.M Studio Arquitetura

Dicas para criar um banheiro minimalista

Existem muitas boas ideias de decoração que combinaram com o estilo minimalista de design e arquitetura de interiores, incluindo para banheiros e lavabos. Vamos começar falando das paletas de cores.

Geralmente, neste caso, são adotadas cores claras e principalmente cores neutras. Portanto, é bastante comum ver projetos de ambientes como estes em cores tipo cinza ou mesmo preto e branco.

SAINZ – arquitetura

Nestas decorações em estilo minimalista também são utilizados, preferencialmente, muitos revestimentos lisos – não só de acabamento como de textura também.

A bancada da pia é o ponto focal mais importante, apresentando um formato diferenciado ou uma cor mais escura. O detalhe é que, na maioria dos casos, ela serve apenas como apoio a pia – deixando exposto, logo abaixo, só o sifão ou somente prateleiras simples.

Qualquer armário, nicho ou outros móveis que forem julgados serem necessários no ambiente devem apresentar pouco ou quase nenhum detalhe, mesmo que puxador.

Sobre eles, o indicado é nada de ornamentos – somente cestos, caixas organizadoras e suportes ou porta utilitários. Arranjos de flores vivas são bem vindos. E metais, louças e molduras de espelhos devem ser lisos.

INÁ Arquitetura e Monise Rosa
INÁ Arquitetura

Ainda é preciso destacar mais duas características das decorações minimalistas de banheiros e lavabos. A primeira delas é a exposição, em certos pontos estratégicos, de materiais crus, em natura e sem pintura, além de mesclas de tons ou outros tratamentos. Entram nesta lista madeiras, placas de vidro, cimento e mais. E ainda tem o sistema de iluminação, que é muito bem focado, destacando cada uma das áreas funcionais.

SAINZ – arquitetura
Monise Rosa e Pietro Terlizzi

Que tal, vai adotar o minimalismo em seu banheiro? Então, comece seu projeto agora mesmo!

Essas dicas de decoração minimalista para banheiros foram criadas pela equipe Viva Decora.

Viva Decora

Recent Posts

Dicas para Acertar na Escolha do Assento Sanitário

Confira dicas infalíveis para escolher o assento sanitário certo para o seu projeto. Leia o…

2 dias ago

Como montar uma cozinha industrial

Confira aqui dicas para você conquistar um projeto de cozinha industrial incrível, composto por características…

1 mês ago

Lembrancinha de Páscoa: como usar na decoração e fazer festa em casa!

Descubra como é possível montar uma decoração festiva muito especial com lembrancinha de Páscoa para…

1 mês ago

Dicas para Organizar Seu Banheiro no Dia a Dia

O banheiro é um espaço que precisa ficar sempre limpo e organizado. Confira aqui 5…

2 meses ago

5 ideias DIY pra deixar a decoração de casa de praia linda

Para fazer uma linda decoração de casa de praia você não precisa gastar muito, pois…

3 meses ago

Produtos Cromados: Dicas para Acertar na Escolha dos Metais da sua Casa

Os produtos cromados são atemporais. Confira aqui no nosso blog dicas para fazer um projeto…

3 meses ago