Tudo o que você deve saber sobre cabeceiras de cama

Você está pensando em mudar a decoração do seu quarto? Então precisamos falar sobre um assunto que é muito importante: cabeceiras de cama. Não, você não leu errado, essa peça é fundamental para dar aquele toque especial ao ambiente, sabia? E por isso nós separamos dicas bem legais para você apostar na peça correta. Confira!

Pra que serve as cabeceiras de cama?

Antigamente pensar em cabeceiras de cama não era algo tão pertinente, pois as mesmas já vinham inclusas no móvel. Mas hoje em dia, com o surgimento dos modelos box, as cabeceiras passaram a ter diversas funcionalidades diferentes como a organização do ambiente, decoração, conforto e praticidade. Muitos modelos incorporaram a opção do criado mudo para facilitar a disposição dos móveis no ambiente, outros possuem o revestimento acolchoado para maior aconchego e existem algumas cabeceiras de cama que são verdadeiros itens de decoração apresentando um design diferenciado.

Materiais utilizados na confecção das cabeceiras

Os materiais utilizados são os mais diversos possíveis, vão desde madeiras, estofados, acrílico e até mesmo em adesivos, que são meramente decorativos. A escolha do mesmo depende bastante do toque que você deseja dar ao seu quarto. Vamos aos materiais dos tipos de cabeceiras para cama mais comuns:

Estofado

cabeceira estofada preta 3

Como falamos anteriormente, os estofados são perfeitos para quem deseja trazer mais conforto ao ambiente. A escolha do tecido que irá revestir a cabeceira é primordial para definir o estilo da decoração. Entre os mais utilizados estão o capitonê, o veludo e o couro. Aqui também é possível dar um toque especial utilizando estampas diferentes como formas geométricas ou florais.

Madeira

As madeiras utilizadas nos modelos de cabeceira de cama são as mais variadas possíveis, entretanto, a mais popular é o MDF que oferece um baixo custo e maior versatilidade na hora da decoração. O interessante de trabalhar com esse tipo de material são as possibilidades de organização do ambiente, por exemplo, quem tem pouco espaço pode transformar uma simples cabeceira em uma estante para armazenar alguns objetos como livros e outras peças de decoração.

Leia também:
Como conservar roupas de cama por mais tempo?

Acrílico

Está procurando por algo com muito estilo? Então as cabeceiras de cama em acrílico são perfeitas para você! O material permite moldes das mais diferentes formas, dando ao ambiente um toque de modernidade.

Pallet

1606

cabeceiras-de-cama

Os pallets são uma febre na decoração e servem para praticamente tudo, inclusive para fazer uma linda cabeceira. Essa opção permite que você mesmo faça sem precisar gastar dinheiro com mão de obra. Mas aqui vai uma dica importante: lixe a madeira do pallet e passe algumas demãos de impermeabilizante antes de instalar no seu quarto.

Adesivo

Falta dinheiro para investir em uma cabeceira de cama legal? Os adesivos são uma boa pedida para quem quer economizar sem abrir mão do estilo. O interessante de se trabalhar com esse item é poder personalizar a cabeceira, fazendo algo exclusivo que tem a sua cara.

Iluminação para dar um toque especial

6b6dc8b48498332497571a593c92e394

A iluminação é muito importante para qualquer ambiente e no quarto ela pode ser trabalhada de maneira indireta. Colocar algumas lâmpadas de baixa intensidade nas cabeceiras de cama pode acrescentar um toque sofisticado ao ambiente, deixando o seu quarto ainda mais bonito.

Mas e se eu quiser fazer a minha própria cabeceira?

Se você já possui uma cabeceira, mas deseja apenas dar um toque especial ao quarto, a opção é revestir a mesma com um tecido diferente. Para fixar o revestimento é possível trabalhar com cola ou grampos. Se sua ideia é colocar a mão na massa e começar tudo do zero esteja ciente que vai precisar de algumas ferramentas como serra tico tico, um grampeador de tapeceiro e alguns parafusos, além da matéria-prima que é a madeira e os estofados caso queira decorar. Uma opção mais simples é encomendar a cabeceira de cama com um marceneiro de confiança e dar os toques finais aplicando tecidos e estofados.

A Xênia Virginie fez um vídeo muito interessante explicando o passo a passo de como fazer a sua própria cabeceira, para ver é só clicar:


Viu só como as cabeceiras de cama são uma peça bastante importante para a decoração do quarto? E aí, gostou das dicas? Deixe a sua opinião nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *