Como ter um closet em espaços pequenos, aprenda!

Dentre as principais necessidades do homem estão comer e beber. Mas, em algum momento da história, sua pele ficou mais sensível às baixas e altas temperaturas, e por isso, houve a necessidade também de se cobrir. Ademais, aconteceram mudanças nos valores e crenças, fazendo surgir a questão do pudor. Assim, hoje, um closet cheio de roupas é a prova de que o vestuário é parte intrínseca do modo de vida das pessoas.

Closet em ambientes pequenos espaçoso
Projeto by Rodrigo Fonseca

Closet em espaços pequenos como extensão de nossa personalidade

Conclui-se, portanto, que, para uma pessoa, as roupas não servem apenas como proteção de seu corpo, mas extensão de sua personalidade, de seu jeito de ser. As peças de roupas podem demonstrar qual é o seu estilo preferido – minimalista, romântico, urbano, retrô ou outro. As atividades que pratica – esportes, trabalho em escritório e mais e também os lugares que frequenta – festas, praças, praia e além.

Closet em espaços pequenos quarto
Projeto by Braccini + Lima Arquitetura e Casa Aberta

Normalmente, os closets costumam contar com um grande espelho, no qual é possível avaliar o look que está vestindo, além da aparência geral, como cabelo e maquiagem. Neste caso, pode haver no local também uma mesa penteadeira, com todos os seus cremes e produtos para beleza.

Closet em espaços pequenos espelho
Projeto by Archdesign Studio

Razões para ter um closet em casa

Agora, você pode estar se perguntando se todas as residências precisam ter um closet. A resposta é não, claro! Contudo, ter um espaço destinado especialmente para guardar e organizar suas roupas e que ainda permite a sua circulação é melhor ainda, não é? E também porque o closet é um ambiente capaz de fornecer mais privacidade para guardar seus pertences, espalhar os cabides, fazer as combinações de roupa e vesti-las tranquilamente.

Closet em espaços pequenos corredor
Projeto by Aline Driessen / Beto Galvez e Nórea de Vitto

Quem consegue montar um espaço assim em casa fica muito feliz. A pessoa percebe, logo de início, como sua rotina fica menos tumultuada – até porque tudo está ao fácil alcance das mãos. Outro ponto positivo é que área do quarto fica liberada para outros elementos funcionais ou de decoração. Já dentro do closet, todas as roupas ficam melhor separadas; e, dependendo do caso, podem ficar expostas, sempre arejadas.

Agora, engana-se quem pensa que só quem tem muito dinheiro, ou que mora em uma mansão, é que pode ter um local como este dentro de casa. Você mesmo pode ter o seu! Mesmo que o seu orçamento seja limitado ou que as dimensões de seu imóvel sejam pequenas, sempre tem um jeito criativo para resolver essa situação e ter um closet em espaços pequenos! Veja a seguir!

Closet em espaços pequenos caixas
Projeto by Guilherme Torres e None None

Closet em espaços pequenos: improviso com muito estilo e elegância

No Brasil, a maioria dos imóveis apresentam quartos sem closet – quando muito são só suítes. A ideia de ter um closet em casa parece, portanto, algo muito difícil de se realizar. Mas é aí que a criatividade entra em ação para ter um closet em espaços pequenosCom um arranjo de planta correto, por exemplo, pode-se fazer um canto assim em qualquer casa ou apartamento – talvez menor e menos glamouroso, mas ainda assim bonito e prático.

Armários embutidos

Closet em espaços pequenos armario embutido
Projeto by Revista Decora

Residências mais antigas costumam ter um armário de roupas embutido. Se todo o seu comprimento for aberto e na profundidade forem instalados vários nichos, prateleiras e suporte para cabides, eis um closet diferente.

Mas, se você não tem dinheiro para comprar todos estes acessórios – principalmente os metálicos, que normalmente são mais caros -, uma ideia é improvisar com outros itens, como por exemplo caixas de feira e pallets.

Closet em ambientes pequenos pallets
Projeto da Mostra Morar Mais Por Menos

Corredores que viram closets 

Já um corredor com largura demasiadamente larga pode também ser transformado em closet em espaços pequenos. Basta montar em um dos lados da circulação um armário comprido, com portas de correr e espelhos para ampliar o lugar. Cabideiros parafusados na parede oposta podem otimizar ainda mais o espaço. E colocar na passagem um tapete fará este ponto da casa ficar mais confortável.

Closet em espaços pequenos cabideiros
Projeto by Fernanda Azevedo Mancini e Marcia Rubinatti

Espaços aproveitados ao máximo 

É mesmo importante tentar aproveitar cada metro quadrado disponível que se tem para o closet em espaços pequenos. Abaixo das janelas, por exemplo, podem ser instaladas sapateiras e bancadas de maquiagem. E no centro do ambiente – se houver área livre para isso -, um pufe para a pessoa sentar, descansar e calçar seus sapatos.

Closet em ambientes pequenos aproveitamento espaço
Projeto by Karen Pisacane e Matteo Gavazzi

Se o seu quarto é pequeno, e você ainda deseja ter um closet, não desanime! Pode-se aproximar a cama o máximo possível para uma extremidade do quarto e deixar o restante livre para a montagem da área de roupas. Não é preciso nem a construção de paredes. A própria estrutura dos armários fará o fechamento desse setor. Existem, inclusive, módulos de canto fabricados especialmente para criação de closets.

Closet em ambientes pequenos penteadeira
Projeto by Maíra Marchió

Viu como é fácil? É possível, sim, montar um closet em espaços pequenos. E ele ainda pode ser muito bonito e espaçoso como você sempre sonhou. Para colocar as ideias em prática, pegue uma folha de papel e coloque as medidas da sua casa. Não se esqueça de acrescentar no desenho as dimensões dos móveis existentes. E aí é só estudar um jeito de liberar um espaço para criar o seu closet.

Estas dicas para criar um closet em espaços pequenos foram criadas pela equipe Viva Decora.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *