Dentre as principais necessidades do homem estão comer e beber. Mas, em algum momento da história, sua pele ficou mais sensível às baixas e altas temperaturas, e por isso, houve a necessidade também de se cobrir. Ademais, aconteceram mudanças nos valores e crenças, fazendo surgir a questão do pudor. Assim, hoje, um closet cheio de roupas é a prova de que o vestuário é parte intrínseca do modo de vida das pessoas.
Conclui-se, portanto, que, para uma pessoa, as roupas não servem apenas como proteção de seu corpo, mas extensão de sua personalidade, de seu jeito de ser. As peças de roupas podem demonstrar qual é o seu estilo preferido – minimalista, romântico, urbano, retrô ou outro. As atividades que pratica – esportes, trabalho em escritório e mais e também os lugares que frequenta – festas, praças, praia e além.
Normalmente, os closets costumam contar com um grande espelho, no qual é possível avaliar o look que está vestindo, além da aparência geral, como cabelo e maquiagem. Neste caso, pode haver no local também uma mesa penteadeira, com todos os seus cremes e produtos para beleza.
Agora, você pode estar se perguntando se todas as residências precisam ter um closet. A resposta é não, claro! Contudo, ter um espaço destinado especialmente para guardar e organizar suas roupas e que ainda permite a sua circulação é melhor ainda, não é? E também porque o closet é um ambiente capaz de fornecer mais privacidade para guardar seus pertences, espalhar os cabides, fazer as combinações de roupa e vesti-las tranquilamente.
Quem consegue montar um espaço assim em casa fica muito feliz. A pessoa percebe, logo de início, como sua rotina fica menos tumultuada – até porque tudo está ao fácil alcance das mãos. Outro ponto positivo é que área do quarto fica liberada para outros elementos funcionais ou de decoração. Já dentro do closet, todas as roupas ficam melhor separadas; e, dependendo do caso, podem ficar expostas, sempre arejadas.
Agora, engana-se quem pensa que só quem tem muito dinheiro, ou que mora em uma mansão, é que pode ter um local como este dentro de casa. Você mesmo pode ter o seu! Mesmo que o seu orçamento seja limitado ou que as dimensões de seu imóvel sejam pequenas, sempre tem um jeito criativo para resolver essa situação e ter um closet em espaços pequenos! Veja a seguir!
No Brasil, a maioria dos imóveis apresentam quartos sem closet – quando muito são só suítes. A ideia de ter um closet em casa parece, portanto, algo muito difícil de se realizar. Mas é aí que a criatividade entra em ação para ter um closet em espaços pequenos. Com um arranjo de planta correto, por exemplo, pode-se fazer um canto assim em qualquer casa ou apartamento – talvez menor e menos glamouroso, mas ainda assim bonito e prático.
Residências mais antigas costumam ter um armário de roupas embutido. Se todo o seu comprimento for aberto e na profundidade forem instalados vários nichos, prateleiras e suporte para cabides, eis um closet diferente.
Mas, se você não tem dinheiro para comprar todos estes acessórios – principalmente os metálicos, que normalmente são mais caros -, uma ideia é improvisar com outros itens, como por exemplo caixas de feira e pallets.
Já um corredor com largura demasiadamente larga pode também ser transformado em closet em espaços pequenos. Basta montar em um dos lados da circulação um armário comprido, com portas de correr e espelhos para ampliar o lugar. Cabideiros parafusados na parede oposta podem otimizar ainda mais o espaço. E colocar na passagem um tapete fará este ponto da casa ficar mais confortável.
É mesmo importante tentar aproveitar cada metro quadrado disponível que se tem para o closet em espaços pequenos. Abaixo das janelas, por exemplo, podem ser instaladas sapateiras e bancadas de maquiagem. E no centro do ambiente – se houver área livre para isso -, um pufe para a pessoa sentar, descansar e calçar seus sapatos.
Se o seu quarto é pequeno, e você ainda deseja ter um closet, não desanime! Pode-se aproximar a cama o máximo possível para uma extremidade do quarto e deixar o restante livre para a montagem da área de roupas. Não é preciso nem a construção de paredes. A própria estrutura dos armários fará o fechamento desse setor. Existem, inclusive, módulos de canto fabricados especialmente para criação de closets.
Viu como é fácil? É possível, sim, montar um closet em espaços pequenos. E ele ainda pode ser muito bonito e espaçoso como você sempre sonhou. Para colocar as ideias em prática, pegue uma folha de papel e coloque as medidas da sua casa. Não se esqueça de acrescentar no desenho as dimensões dos móveis existentes. E aí é só estudar um jeito de liberar um espaço para criar o seu closet.
Estas dicas para criar um closet em espaços pequenos foram criadas pela equipe Viva Decora.
No post de hoje, selecionamos 5 itens que fazem toda a diferença no projeto de…
Que tal aproveitar a proximidade da data e arrasar nos preparativos do halloween? Confira dicas…
Já pensou em unir conforto ao desenvolvimento educacional do seu filho? Conheça a decoração Montessori…
Ter uma cozinha funcional e com uma decoração bonita é fundamental para o conforto diário…
A Deca conta com duchas e chuveiros com tecnologias que fazem toda a diferença para…
Confira o passo a passo para escolher o assento sanitário perfeito para o seu vaso…