Confira dicas de como escolher espelho decorativo para sala de estar e sala de jantar. Se inspire e deixe seu ambiente ainda mais bonito.
O espelho decorativo é um grande aliado na decoração dos ambientes. Além de versáteis, funcionais e democráticos, os espelhos decorativos também são atemporais e, portanto, não perdem seu valor com o passar do tempo. Mas, como escolher o modelo de espelho ideal para o meu ambiente?
Se você também está se perguntando como acertar no modelo de espelho decorativo para o seu cômodo, vem com a gente. Neste post, vamos compartilhar as vantagens de ter espelhos em casa e dicas valiosas de como acertar no modelo ideal para sua sala de estar e sala de jantar. Confira e se inspire!
O espelho decorativo além de agregar beleza e valor na decoração dos ambientes também traz um toque de sofisticação para o cômodo. Em meio a diversidade de modelos que podem ser encontrados no mercado, os espelhos podem facilmente se conectar com a proposta decorativa escolhida, indo das versões mais clássicas até as mais rústicas com acabamento em madeira.
Em ambientes pequenos, o espelho decorativo ainda pode favorecer a sensação de amplitude do cômodo, deixando-o maior do que é realmente. Neste caso, o espelho pode ficar posicionado estrategicamente atrás do sofá ou próximo a mesa de jantar, duplicando assim a presença dos móveis e objetos decorativos do espaço.
No mercado é possível encontrar uma grande variedade de modelos de espelho decorativo com tamanho, formato, cor, moldura e estilo distinto. As versões com LED, de parede, de chão ou para apoiar em outros móveis são alguns dos exemplos que podem ser encontrados.
Logo, para te auxiliar nessa procura pelo espelho decorativo para sala ideal, separamos abaixo 4 dicas valiosas que certamente irão te ajudar na hora de escolher a peça perfeita.
O primeiro passo para quem deseja incluir espelho decorativo no ambiente é realizar a medição do cômodo que irá receber a peça. Neste momento, procure definir o local exato onde a peça será posicionada, pois assim será mais fácil avaliar se a peça será usada de forma solitária, em forma de mosaico ou em conjunto com outros elementos decorativos (quadros, esculturas de parede e assim por diante).
Avalie o estilo de decoração proposto para o ambiente, pois essa análise certamente irá te nortear principalmente quanto ao formato do espelho e modelo da moldura. Em se tratando de ambientes mais clássicos, uma dica é apostar nos espelhos com molduras de madeira entalhada ou em pátina. Já em ambientes mais modernos opte por molduras com design mais fino, reto e em tons neutros como branco e preto.
É importante que você também entenda a funcionalidade do espelho no ambiente. A peça será meramente decorativa ou será responsável por aumentar a luminosidade e favorecer a sensação de amplitude e profundidade do ambiente?
Caso o espelho seja meramente decorativo capriche na escolha da moldura, agora se a ideia é usá-lo para aumentar a luminosidade e favorecer a sensação de amplitude e profundidade do ambiente, aposte em um modelo que comece da altura do sofá ou mesa de jantar e se estenda até próximo ao teto.
O formato dos espelhos também interferem diretamente na decoração e podem trazer diferentes funções para o ambiente. Os espelhos redondos ou ovais, por exemplo, criam um ponto focal acolhedor no espaço e são muito indicados para ambientes mais clássicos, delicados e que transbordam uma atmosfera mais romântica. Em contrapartida, espelhos com formato mais orgânico se encaixam melhor em propostas mais ousadas e contemporâneas.
Os espelhos quadrados são ideais para ambientes minimalistas ou modernos, já que possuem traços lineares e discretos. Já os espelhos retangulares são perfeitos para melhorar a iluminação e favorecer a sensação de amplitude.
Leia também:
Os segredos e valorização dos espelhos na decoração da casa
5 ideias para integrar espelhos decorativos em ambientes
Para quem deseja trazer ainda mais beleza e funcionalidade para a sala de estar e sala de jantar deve apostar no uso do espelho decorativo.
Na sala de estar, você pode apostar em uma parede inteira coberta com espelhos, bem como criar uma composição variada na parede, seja acima do sofá ou na parede do rack para TV. Se o tamanho do ambiente permitir, os espelhos ainda podem ficar apoiados no chão, sem a necessidade de fixá-los na parede, como mostra a imagem abaixo.
Na sala de jantar, assim como na sala de estar, os espelhos podem preencher toda a parede ou ser usado para criar uma composição variada na parede. Em muitos projetos, espelhos quadrados e retangulares são usados na linha da mesa de jantar para trazer ainda mais amplitude e profundidade ao ambiente.
Essas dicas de decoração de como escolher espelho decorativo para sala foram criadas pela Equipe da Viva Decora.
No post de hoje, selecionamos 5 itens que fazem toda a diferença no projeto de…
Que tal aproveitar a proximidade da data e arrasar nos preparativos do halloween? Confira dicas…
Já pensou em unir conforto ao desenvolvimento educacional do seu filho? Conheça a decoração Montessori…
Ter uma cozinha funcional e com uma decoração bonita é fundamental para o conforto diário…
A Deca conta com duchas e chuveiros com tecnologias que fazem toda a diferença para…
Confira o passo a passo para escolher o assento sanitário perfeito para o seu vaso…