Os segredos e valorização dos espelhos na decoração da casa

Espelhos podem criar lindos efeitos visuais e até mudar as energias das decorações. Veja como usar espelhos na decoração da casa. 

Decorar a casa é uma atividade que nos exige atenção total aos mínimos detalhes. Tudo que é escolhido para uma composição e personalização deve ter relação direta com a maneira como percebemos os ambientes habitados no final. 

Os espelhos, por exemplo, teriam a capacidade de provocar lindos efeitos visuais. Porém, esses efeitos precisam ser controlados se quisermos atingir os resultados esperados.

No texto a seguir falaremos um pouco sobre como funcionam os espelhos na decoração, apresentando dicas e exemplos que irão garantir um projeto de sucesso para sua casa. Não deixe de conferir.

espelhos na decoração
Projeto by MAV ARQUITETURA

 

Opções de espelhos para decoração de interiores

Antes de comentar sobre como utilizar espelhos dentro da decoração de interiores, precisamos lembrar das opções de peças neste material que realmente temos à disposição no mercado. 

Se fizermos uma busca nas lojas, nós encontraremos vários modelos diferentes, com características únicas de design. Eles são chamados de ‘espelhos decorativos’, justamente porque foram projetados para serem inseridos em propostas de personalização de ambientes.

O tipo mais comum de espelho decorativo é aquele plano, de formato quadrado ou retangular e com moldura lisa de madeira. Também existem os espelhos bisotê, sem moldura e com a chapa de espelho com acabamento chanfrado nas bordas. 

Depois, os espelhos rococó e venezianos, mais trabalhados; os espelhos quadriculados, divididos em partes; e os espelhos redondos ou ovais, que estão bastante em alta na moda casa atual.

espelhos na decoração hall
Projetos by MIS ARQUITETURA E INTERIORES e Bernal Projetos

 

Outra alternativa de espelho para decoração de interiores é com chapas planas com lapidação nas bordas. Essas chapas são vendidas em grandes metragens para que sirvam de revestimentos de superfícies dentro e fora das residências. 

As mesmas podem ser encontradas em diversas cores, como prata tradicional e  bronze, além de jateadas; e são um excelente recurso para decorações minimalistas e em estilo clean sofisticado.

espelhos na decoração sala
Projeto by Mariela Uzan

Leia também:
Porta de vidro: modelos lindos e modernos para a sua casa
5 tipos de abajur para sala que transformam a iluminação da casa

Abuse dos efeitos visuais dos espelhos na decoração

Sim, os espelhos são peças que podem contribuir positivamente para as decorações de interiores. Mas o seu poder é tão forte que precisa ser muito bem estudado e, às vezes, até controlado. 

Ou seja, eles não devem ser encarados como simples objetos de decoração qualquer, já que os efeitos visuais que conseguem provocar devem impactar bastante o conforto dos cômodos trabalhados.

Espelhos podem, por exemplo, fazer com que ambientes pareçam maiores e mais bem iluminados. Eles podem ajudar a criar mais efeito de profundidade em certas áreas da decoração. Também podem ajudar a ocultar certas estruturas de arquitetura. 

E, por fim, rebater e multiplicar imagens, dando certo toque de movimento e perspectiva para uma composição.

espelhos na decoração cozinha
Projeto by Iara Kilaris e Ana Luisa Previde

 

Sem dúvidas, é muito divertido trabalhar com espelhos na decoração de interiores. E certamente não podemos nos esquecer dos elementos brilhantes que também funcionam como espelhos, contribuindo com certa parcela de efeito visual sobre os ambientes. 

Entram nessa lista as torneiras e chuveiros; as bases e cúpulas de luminárias; as caixas de geladeiras e fogões, entre outros equipamentos; e os pés de cadeiras e mais móveis.

Projeto by Quitete & Faria

 

Harmonização de interiores por meio de espelhos 

Para os profissionais especialistas em harmonização de interiores, os espelhos são considerados como amuletos da sorte. 

É que eles possivelmente seriam capazes de desviar ou atrair certas energias, contribuindo para que os espaços habitados sejam mais saudáveis. Por exemplo, eles poderiam rebater fachos de luz para um canto escuro da casa. Também jogar dentro dos cômodos a imagem refletida de uma linda paisagem exterior.

Agora, os espelhos também poderiam refletir luz em excesso para dentro dos ambientes. Causar ofuscamento visual – principalmente quando estando um de frente para o outro. 

Fazer as pessoas se sentirem vigiadas e sem privacidade, ou se sentirem mal por ver uma imagem de si cortada – em espelhos modulares, por exemplo. Resumindo, é preciso estudar os efeitos dos espelhos nos interiores para não errar.

Projeto by Marel – Grupo Factory

 

Onde e como utilizar espelhos na decoração residencial

Podemos utilizar os espelhos de muitas formas diferentes dentro da decoração residencial. Só aqui neste texto já podemos conferir vários exemplos incríveis. Observamos a utilização de espelhos em peças pequenas decorativas. 

Também vemos grandes placas de espelhos revestindo áreas extensas de paredes e partes de móveis – incluindo guarda-roupas, mesas de centro e racks -, principalmente pensando em ampliar virtualmente certas áreas da casa.

Projeto Juliana Pippi

 

Mas os espelhos podem fazer muito mais pelas decorações além daquilo que podemos imaginar.

Seria interessante colocar espelho ao lado de uma janela ou porta desalinhada para corrigir a simetria de um ambiente –  uma primeira sugestão. 

Também podemos colocar um espelho na parede oposta a uma cama ou mesa de trabalho para que possamos vigiar quem entra no ambiente. Ou até colocar um espelho na parede oposta a um sofá para que possamos ver a linda paisagem do mundo presente além de uma janela atrás.

Espelhos na decoração também podem funcionar como acessórios, ajudando a completar a funcionalidade de um ambiente ou cantinho especial da casa. É o caso dos espelhos que são colocados sobre pias de banheiros e também sobre mesinhas de penteadeira. 

E sabe por que espelho ao lado da mesa de jantar ou atrás do fogão? Para multiplicar a imagem em frente e fazer parecer que há duas vezes mais fartura para a família.

Projetos by Homify e Andréa Buratto
Projeto by Glaucio Gonçalves

 

Por fim, devemos falar da estratégia utilizada por alguns decoradores se valendo de espelhos para destacar áreas importantes dos projetos. 

É o caso, por exemplo, de quando faixas de espelhos são colocadas ao lado de cabeceiras de camas, no quarto, ou painéis para TV, na sala. Mas principalmente, nestes casos, é ainda mais importante ter atenção aos efeitos visuais, sobretudo numa possível “competição” com outros elementos espelhados.

Projeto by BY Arq&Design

 

Os espelhos são bonitos e versáteis, use também na sua casa e consiga esses efeitos incríveis!

Essas dicas de espelhos na decoração da casa foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.