Porta de vidro: modelos lindos e modernos para a sua casa

O vidro é um dos materiais mais utilizados na Arquitetura, presente em nossas casas em janela, cobertura, porta de vidro e mais. Vem saber mais no post de hoje!

O vidro é um dos materiais utilizados há mais tempo na construção civil, sabia? Ele foi criado há cerca de 7 mil anos a.C., pelos fenícios. 

Na época, eles entenderam que areia vulcânica, sal e calor formavam um novo material. E esta “receita” passou por transformações ao longo dos anos e hoje está aí, fazendo parte das nossas residências. Porta de vidro, por exemplo, como usar em projetos de casas? 

Projetos by Jeito de Casa – Revista Viva Decora e Revista Viva Decora

Modelos de porta de vidro usados em projetos de Arquitetura de Residências

Antes de contarmos para você sobre os modelos de porta de vidro mais utilizados na Arquitetura, devemos comentar sobre os modelos de vidros utilizados nestas peças. 

É porque isto está totalmente relacionado com a decisão sobre qual o modelo de porta que adquirir nas lojas. Por exemplo, exclusivamente para portas, o ideal são as chapas de vidro de no mínimo 8 mm de espessura.

Dentro de esquadrias de madeiras costuma-se utilizar o vidro comum. Mas, dentro de esquadrias de alumínio ou PVC pode-se usar tanto o vidro comum quanto o temperado. Porém, existem esquadrias mais elaboradas, claro, próprias para resistir aos impactos de ventos em grandes alturas – como portas de sacadas. Daí, neste caso, é melhor usar o vidro laminado, mais resistente – tipo pára-brisa de carro.

Projeto by Aquiles Nicolas Kílaris

Por fim, tem o vidro temperado, que pode sofrer vários cortes e é perfeito para portas externas e também portas de banheiros. Os vidros “antivandalismos”, resultado de uma tecnologia especial e capaz de suportar fortes impactos. 

O aramado, o jateado, o canelado e o serigrafado, perfeitos para peças decorativas. E o duplo, tipo insulado, com proteção térmica e acústica incomparável, ideal para fachadas.

Projetos by Casa e construção – Revista Viva Decora e Revista Viva Decora

Todos estes vidros podem ser instalados em diferentes portas da sua casa. Dependendo da necessidade local, opta-se não apenas por certos vidros, mas por certas portas. 

Quase todas que você irá encontrar no mercado apresentam uma estrutura com cerca de 2,10 m de altura e 80 cm de largura. Mas é claro que há aquelas com outras medidas – como as portas de box de banheiro, com 1,90 m por 80 cm.

Porta de vidro cozinha
Projetos by Revista Viva Decora e Blog Viajando no Ape – Revista Viva Decora

E quais são os tipos de portas de vidro que você poderá ter dentro de casa mesmo?

  • Porta de abrir;
  • Porta de correr;
  • Porta pivotante;
  • Porta sanfonada;
  • Porta balcão; e
  • Porta com desenho.
porta de vidro sacada
Projetos by Omg Home Decor- Revista Viva Decora e Revista Viva Decora

Leia também:
Como aproveitar melhor o espaço da lavanderia da sua casa

Locais onde costumeiramente são instaladas as portas de vidro dentro de casa

As portas de vidro são diferentes das portas de madeira maciça, por exemplo. Obviamente elas são transparentes ou translúcidas e vão oferecer menos privacidade para os moradores. 

Porém, devem fazer com que os ambientes internos das casas onde forem instaladas sejam mais bem iluminados. E o aproveitamento de luz natural é uma das coisas que mais precisa guiar a Arquitetura Contemporânea.

Outra coisa que os projetistas gostam nestes modelos de portas é que elas também promovem uma melhor integração entre espaços internos e externos das casas. 

Por isto, é comum vermos, nos projetos atuais, mais estruturas de portas e janelas formando grandes panos envidraçados, integrando salas decoradas e salas decoradas com jardins.

porta de vidro sala
Projeto by CSDA arquitetura + decoração

Portas de vidro com alguma articulação sobre trilhos podem ser facilmente abertas, fazendo com que um ambientes compactos se tornem muito maiores. 

Ou ainda que ambientes integrados possam compartilhar iluminação e serem divididos sempre que necessário, de acordo com a situação. E mais, graças às tecnologias de hoje, existem os vidros chamados de inteligentes, que ficam totalmente opacos por meio da energia elétrica.

Na sua casa, você pode ter porta de vidro da sala para a varanda. Porta de vidro entre a cozinha e a lavanderia. Fazendo fechamento de box de banheiro. Separando um home office ou sala de jantar de sala de estar. 

Fazendo a recepção no hall de entrada. Sendo parte de uma estrutura envolvendo um jardim de inverno ou até de uma cerca de quintal. É exatamente como nos exemplos apresentados nas imagens deste texto.

porta de vidro arquitetura
Projetos by Houzz – Revista Viva Decora e Revista Viva Decora

Mais utilizações de portas de vidro em Arquitetura e Decoração de Interiores

Agora, é claro que o material vidro poderá estar em outros pontos da Arquitetura e da Decoração da sua casa. Talvez em portas fazendo o fechamento dos armários de sua cozinha ou guarda-roupa do quarto. 

Portas de vidro no gabinete do banheiro – o armário sob o tampo da pia. Porta em forma de biombo em pontos estratégicos dos cenários. E não se esqueça dos espelhos, pois há vidro em sua composição também.

Opções não faltam, basta você escolher a que mais combina com a decoração de sua casa!

Projeto by Daiana Capuci

Essas dicas de decoração com portas de vidro foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.