Como aproveitar melhor o espaço da lavanderia da sua casa

A lavanderia é um setor funcional das casas e que ganhou mais importância nas decorações atuais. Veja como otimizar o espaço da lavanderia.

Ter um ambiente próprio de lavanderia dentro de casa nunca se mostrou tão necessário quanto nos dias de hoje. Digamos que este é o ambiente mais importante para a manutenção e a limpeza da casa. 

É neste local do imóvel que vamos guardar muitos dos acessórios e equipamentos utilizados para higienizar e consertar o que for preciso nos demais cômodos. Mas, será que na sua casa há mesmo espaço suficiente para tudo isto?

Bem, como sabemos, dentre todos os ambientes de serviços de uma residência, a lavanderia costuma ser um dos que recebe a menor parcela de área. 

Quer dizer que, na maioria das vezes, este será um local bem compacto do imóvel. E é obrigação dos designers e arquitetos de interiores buscar formas de otimizar o seu espaço da lavanderia para que possa ser o mais bem aproveitado possível. Descubra como no post de hoje.

Projeto by Studio Ecoara

Como aproveitar melhor o espaço da lavanderia

Não tem muito que inventar para o layout de lavanderias. Por se tratarem de ambientes compactos e sempre funcionais, não devem contar com muitas possibilidades de arquitetura e design. 

Na verdade, praticamente quase tudo nestes cômodos é guiado pela ideia de limpeza da casa e higienização de alguns pertences dos moradores. Por isso, é lógico que os pontos de água e esgoto possam guiar o plano geral para o cômodo.

espaço da lavanderia
Espaço by Mauren Buest e Danyela Corrêa

O ideal é que a maioria dos elementos instalados no espaço da lavanderia ocupem apenas uma parede do ambiente – ou duas, no máximo, formando um ‘L’. 

Assim, todo o resto da área de planta poderá ser utilizado como circulação. Mas, atenção, pois dois grandes equipamentos devem influenciar nesta decisão: o tanque e a máquina de lavar roupas. Fora isso, também se pode ter nesta zona da casa uma secadora de roupas e um aquecedor de água.

No mais, devemos dizer que é essencial tentar explorar a verticalidade do ambiente. Seria interessante pensar em muitos modelos de nichos – tanto abertos quanto fechados – para o design da lavanderia. 

Certa parcela de parede também poderá ser reservada para um entendedor de roupas. E onde for possível, pode-se ter alguns ganchos para pendurar várias ferramentas e utensílios de limpeza.

espaço da lavanderia armarios
Espaços by Isabela F. e Bruno Moraes Arquitetura e Interiores

Leia também:
Como integrar o ar-condicionado na decoração? Confira dicas

Móveis e revestimentos para lavanderias

Quanto mais objetos de manutenção e limpeza da casa puderem ser guardados dentro dos armários da lavanderia, melhor. 

Afinal, ninguém quer deixar a mostra baldes, vassouras, aspiradores, e mais itens. E justamente sabendo que as pessoas pensam assim é que os designers propõem desenhos variados de nichos para a decoração deste tipo de cômodo.

Para começar, uma possibilidade de armário inferior – aquele de porta simples ou dupla sob o tanque, tendo em torno de 75 cm de altura e 55 cm de profundidade. 

Na mesma linha, na parte superior da parede, outro armário – com 60 cm de altura e 30 ou 40 cm de profundidade. E na lateral ou nas proximidades disso, um nicho mais alto – com cerca de 130 cm de altura e 40 cm de profundidade -, para as vassouras.

Projetos by Revista Viva Decora e Inside Arquitetura e Design

O acabamento destas peças mobiliárias da lavanderia deve ser diferente do convencional. Mesmo se feitas em MDF – o material mais utilizado hoje em dia para a fabricação de móveis no Brasil -, precisa ter as quinas bem reforçadas e superfícies mais impermeáveis ainda. 

Seus parafusos devem ter alguma capa de proteção – pode ser plástica. E os puxadores dos armários precisam ser de metal, resistentes à umidade e corrosão.

Projetos by Bárbara Dundes e Bianchi & Lima Arquitetura

Também mais resistente devem ser os revestimentos de piso e paredes neste ambiente. Isto porque esta será uma das zonas da casa em que mais se utilizará água, e os respingos não podem danificar estas peças. 

São boas opções, neste caso, as cerâmicas e os porcelanatos; alguns ladrilhos também. Porém aquelas peças feitas artesanalmente podem ser mais porosas e manchar. Então, cuidado.

Já as pastilhas, que tanto estiveram na moda nos últimos anos, podem ser consideradas, mas com um ‘porém’. É que elas apresentam muitas juntas de rejuntes. 

Se por acaso os moradores da casa precisarem utilizar o ambiente com muita frequência, poderá ser difícil manter as paredes com aspecto de limpeza. E a sensação de limpeza é o que mais a decoração deste ambiente deve transmitir.

espaço da lavanderia decor
Projetos by Bruno Moraes Arquitetura e Interiores e Danyela Corrêa

Dicas de decoração de lavanderia

Para que as funções de manutenção da casa sejam sempre fáceis, é preciso manter a boa organização da lavanderia do imóvel. E é possível que isto fique comprometido com os excessos na sua decoração. 

Portanto, mais do que nunca, neste caso, “menos é mais” – aliás, muito mais. Só que fica a pergunta: “como personalizar a decoração de um ambiente assim?”.

Bem, obviamente, os próprios revestimentos de piso e de parede da lavanderia devem ajudar bastante nisso, dando mais cor e movimento à decoração. 

Sobre prateleiras e nichos abertos, pode-se colocar alguns vasinhos de plantas – lavanderia é um bom local para cultivar espécies vivas. Também deixar exposto potes com sabão com estampas engraçadas; e caixas ou cestas organizadoras com frascos de produtos de limpeza.

espaço da lavanderia maquinas
Projeto by Studio Ecoara

Por hora, é melhor não acrescentar mais itens a esta lista. Deixe as bancadas da sua pequena lavanderia o mais livre possível. 

Opte por revesti-la com materiais mais claros. E pode usar as portas dos armários para acrescentar um pouco de cor e textura ao ambiente. E, o mais importante, não bloqueie as janelas. Assim este ambiente da sua casa parecerá não apenas limpo, mas amplo também – mesmo que compacto.

espaço da lavanderia cestos
Projetos by Monise Rosa e Natália Siper

Essas dicas de decoração para a lavanderia foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.