Como organizar o quarto de estudos? Veja dicas!

Ter um quarto de estudo ou ao menos um cantinho reservado a ele em casa é essencial para quem precisa se concentrar. Em meio a tanta correria do dia a dia, se simplesmente abrirmos o notebook em cima da cama, é mais provável acabarmos dormindo, certo? E se você têm filhos, sabe que não é em qualquer ambiente que conseguem se concentrar. Por isso, a importância de um espaço em casa voltado para os estudos. Ainda não sabe ao certo como fazer? Vem que a gente te mostra!

quarto-de-estudos

lojista-mid-escrivaninhas

Organizando o quarto de estudos

Organização é a palavra-chave para quem vai montar ou repaginar o ambiente de estudos em casa. Um espaço organizado ajuda a colocar as ideias em ordem, além de passar uma sensação agradável de limpeza.

Ficheiros e gaveteiros são ótimos para separar papéis e outros itens importantes e ainda contribuem para deixar o espaço em cima da mesa livre para estudar. Ter um quadro branco, de imã ou cortiça também e ótimo. Ali você prende lembretes, coloca planejamentos, coisas importantes e como mantém sempre à vista, dificilmente vai esquecer.

estante-quarto-de-estudo

organizar-quarto-de-estudo-dicas

Cestos e organizadores também são superpráticos para destinar coisas pequenas. Prateleiras ou estantes com espaço suficiente para guardar livros e revistas não podem faltar!

Não esqueça que a mesa de estudos deve ter um espaço delimitado para o seu computador ou notebook. É essencial que haja espaço livre para não se ter aquela sensação de confinamento. Lembre-se: seu bem-estar vem em primeiro lugar!

ambiente-de-estudo

escrivaninhas-montacasa

E falando nisso…Não dá para pensar em bem-estar no quarto de estudos sem pensar na cadeira! É nela que você vai passar boa parte do tempo e a escolha certa é muito importante para a sua saúde.

contamos aqui que a cadeira ideal para quarto de estudos deve ser giratória, ter assento, encosto e apoio para os braços reguláveis, além de rodízio em cinco apoios.

quarto-de-estudo-moderno

É importante ter mente, porém, que apesar do ambiente ser confortável para estudar, não deve ser confortável “demais”. Uma chaise longue, por exemplo, não é a escolha ideal para o ambiente de estudos, pois você vai acabar relaxando ao invés de manter a concentração.

Usar nas paredes ou em detalhes no ambiente cores que ajudam na concentração também é uma excelente pedida. Um estudo da Universidade de Columbia, divulgado pela revista “Scientifc American”, revelou que o vermelho é ótimo para tarefas que exijam concentração e o azul é bom para liberar a mente em atividades criativas.

luminaria

organizar-quarto-de-estudo-dica

A iluminação do quarto de estudos também não pode ficar de fora! Invista em luzes brancas ao invés das amarelas, elas esquentam menos e têm vida mais longa. Além disso, as amarelas favorecem o descanso, já que são menos luminosas que as lâmpadas fluorescentes.  Como o ambiente vai ser muito utilizado para leitura, é importante, além da luz ambiente, ter luz com foco para o que você precisa.

Se animou para começar a organizar o quarto de estudo? Já tem um em casa? Mostra pra gente como começou a decorar o seu!

Imagens: via Oppa e Pinterest.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *