por Clarissa Sardenberg
Cores fortes na decoração podem aquecer o ambiente, driblar a monotonia e transformar um espaço rapidamente. Para não haver erros, o ideal é começar aos poucos, misturando uma cor forte com outras neutras. Uma excelente ideia é brincar com as texturas dos materiais — madeiras e tijolos, por exemplo, têm cores neutras e possuem texturas diferentes. Tais elementos em contraste com uma cartela de tons fortes podem deixar um ambiente muito atraente.
Não tenha medo das cores fortes na decoração: segundo especialistas, o amarelo, por exemplo, pode estimular a criatividade, enquanto o laranja prova que nem só de tons claros se faz uma boa noite de sono e aparece em quinto lugar no ranking de uma pesquisa que lista as cores que mais influenciam na qualidade do sono.
Listras podem ser uma ótima pedida, além de elegantes elas dão um toque diferenciado à decoração vibrante. Elas podem ser usadas em painéis, paredes e tecidos. As listras agregam fluidez ao ambiente e como são um clássico, nunca saem de moda.
Em um ambiente todo o branco, o inverso pode acontecer: móveis e objetos coloridos.
Cores antagônicas são maravilhosas para deixar qualquer cômodo com um toque moderno. Azul turquesa com toques de vermelho, o céu é o limite. O segredo para não errar é dosar nas cores fortes na decoração.
Cores fortes misturadas a tons suaves podem criar ambientes aconchegantes dos quais você não vai querer mais sair. Vermelho e rosa pastel ou Azul turquesa e bebê são ótimas dicas.
As pastilhas podem criar mosaicos inusitados nas paredes ou simplesmente acrescentar toques de cor às sua cozinha ou banheiro.
Inspirado? Veja a nossa galeria de cores fortes na decoração!