4 dicas de cubas e lavatórios para deixar seu lavabo lindo

Um dos equipamentos que se destaca na decoração de um lavabo são as cubas e lavatórios. E existem vários modelos à venda nas lojas. Confira exemplos.

Existem dois equipamentos que não podem faltar na arquitetura e design de qualquer lavabo: sanitário e pia. Já pensou sobre como o desenho deste último evoluiu ao longo dos anos? 

No passado, a alternativa mais comum que tínhamos era lavatório de louça ou pia sobre coluna. Mas e agora? Bem, temos vários tipos diferentes de cubas e lavatórios à venda nas lojas. Nesse texto, vamos debater sobre eles, destacando as suas características e vantagens.

 

Projetos by Fernanda Peçanha e A.M Studio Arquitetura

 

#1 Cubas isoladas

Alguns lavabos ou banheiros são tão compactos que precisam da mais criativa solução de otimização para a sua área de planta. Mas existem boas alternativas. 

Por exemplo, as cubas de louça mais simples, de pouca profundidade ou mesmo de canto. Estas peças vêm com quatro entradas de parafusos para serem fixadas na parede. E elas, embora deixem o sifão à mostra – cano de saída de água -, permitem que a área do lavabo fique mais livre.

Projetos by Karina Barakat e Carla Cuono Arquitetura e Interiores

 

#2 Cubas de embutir

Claro que as cubas de parede não são nenhuma novidade, assim como as cubas de embutir. Estas devem ser instaladas sob bancada de pedra com recorte para o seu encaixe. 

Geralmente este modelo apresenta formato oval e fica oculto dentro de um gabinete ou atrás de um barato de pedra. Exige mais atenção quanto à vedação de suas bordas – o que deve ser feito com resina e silicone. E pode ser acompanhado de torneira de bancada.

“São os modelos mais econômicos e que conferem visual mais simples. A bancada precisa ser feita com um recorte na medida exata da cuba, colada abaixo da bancada. Tem a vantagem de facilitar a retirada da água que acaba caindo na bancada” – arquiteta Adriana Morávia, em reportagem do Estado de Minas.

#3 Cubas de sobrepor

Já as cubas de sobrepor são a maior sensação quando se trata de construção e reforma de banheiros. Estas devem ser instaladas sobre a bancada da pia. 

Exigem atenção quanto à vedação pelo lado de fora, no contato com a superfície, de pedra ou de outro material, colocada por baixo. E podem ser acompanhadas de torneira de parede ou torneira de bancada – podendo ter uma marcação para recorte e encaixe disso na própria louça.

“Na de apoio, o bojo é totalmente acima da bancada, necessitando apenas do furo para escoamento da água.” – Adriana Morávia.

Projeto by Daniela Marques Arquitetura

 

cubas e lavatórios
Projetos by Patricia Bergantin e Máira Ritter

 

Devemos destacar também que existem muitos modelos de cubas de sobrepor à venda – e não só em louça, mas também em resina, madeira e mais. 

As de sobrepor total possuem formato quadrado, retangular, oval, redondo, de concha e outros. E ainda existem aquelas cubas de semi encaixe, ficando uma parte sobreposta sobre a bancada de pedra e outra no ar, além da margem – podendo, nesta parte, ser acoplado um suporte para toalhas.

“ (a cuba de semi encaixe) pode ser utilizada quando as bancadas forem pouco profundas., “(…)  cabem em espaços menores e ampliam o ambiente, o que é um grande diferencial (…).” – Adriana Morávia. 

cubas e lavatórios branco
Projetos by SP Estudio e Jannini Sagarra Arquitetura

 

Projetos by Paula Carvalho e Iara Kilaris

 

Projeto by Célia Beatriz

 

#4 Cubas esculpidas

Quem quiser uma solução mais original e charmosa, totalmente sob medida, pode recorrer às cubas esculpidas. Estas seriam cubas moldadas ou esculpidas, no formato desejado, preferencialmente em pedra. 

Um detalhe especial deste modelo de cuba é a possibilidade da criação de um ralo oculto; melhor explicando, de um ralo escondido aos olhos do observador, o que deve deixar o visual do lavabo parecendo mais clean, higiênico.

São pedras utilizadas em cubas esculpidas: mármore, granito e porcelanato.

cubas e lavatórios modelos
Projetos by CSDA arquitetura + decoração e Patricia Covolo

 

cubas e lavatórios esculpida
Projeto by Renata Tolentino Arquitetura

 

#5 Novos lavatórios

Claro que as pias lavatórios, remetendo a uma estética mais antiga, ainda são fabricadas e usadas em projetos contemporâneos de decoração. O seu design, em estilo vintage, fica lindo combinado a elementos de traços modernos. 

Porém, os modelos de pias mais procurados são os de chão, em louça, num formato tubular. E ainda podemos ver lindos exemplos de peças construídas em cimento ou pedra.

Então, qual modelo de cubas e lavatórios acredita que combinaria melhor com o lavabo da sua casa? Pense na decoração que está montando e qual a melhor forma de otimizar a área do cômodo trabalhado. Depois, tome a sua decisão. Por hora, inspire-se revendo as ilustrações deste post.

“São muitos os formatos, materiais, e tamanhos disponíveis no mercado. É possível utilizar qualquer recipiente, desde que resistente à água, como cuba.”,

“Para sair do lugar-comum basta escolher peças quadradas, retangulares, de sobrepor, de apoio (…)são várias as opções. Outra dica é ousar na composição com as torneiras e metais. Existe uma variedade de bica alta, componentes cromados e acetinados.” 

  • disseram as arquitetas Lisete Ramos e Luiza Motta, em reportagem da Revista Zap Imóveis.
cubas e lavatórios espelhos
Projetos by LAM Arquitetura & Interiores e Triplex Arquitetura

 

Essas dicas de decoração sobre dicas de cubas e lavatórios foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.