Inspire-se | Ideias lindas para customizar buffet

Na semana passada, recebemos uma contribuição bem bacana aqui no blog: nossa leitora Nanda Mende nos perguntou como customizar um lustre antiguinho que ela tinha em casa e, na ocasião, demos boas dicas para ela (se você não viu, vem com a gente aqui). No entanto, esta não era a única dúvida da Nanda. Ela queria mais:

“Tenho um buffet que gostaria de mudar a cor. Ele tem exatamente a mesma cor do modelo da foto. Queria pintar ou adesivar só por fora e gostaria de usar amarelo ou vermelho.”

customizar-buffet-simples

Então, para esclarecer a dúvida da Nanda, mas não misturando os assuntos em um único post, a gente resolveu primeiro falar do lustre e agora fazer uma postagem todinha sobre como ela (e você também) pode customizar buffet.

customizar-buffet-ideiacustomizar-buffet-sala

As dicas para customizar e personalizar o buffet são bem simples e visam dar um ar mais despojado e uma cara nova ao móvel que pode estar dando aquele ar monótono e pouco personalizado ao espaço. Vamos lá?

Adesivos para customizar buffet

Pelo que a gente percebe, a Nanda é bem despojada e gosta de cores. Se este é o seu caso também, customizar buffet fica muito mais divertido. Os adesivos, por exemplo, são uma boa saída para personalizar o móvel com praticidade e economia de mão-de-obra.  

customizar-buffet

Um material muito utilizado para estes casos de customizar buffet é o papel adesivo contact. Você pode comprar em papelarias alguns rolinhos e colar inteiramente ou fazer algumas formas com ajuda de uma régua. Outra possibilidade é comprar formas prontas – e aí o mercado está cheio de ideias: formatos de animais, flores, paisagens e mais. Algumas empresas de adesivagem, por exemplo, até realizam trabalhos personalizados de acordo com o seu pedido e medidas.

customizar-buffet-fotoscustomizar-buffet-comprar

O único cuidado, claro, é com a aplicação, pois o adesivo precisa ser colocado manualmente para evitar bolhas de ar e possíveis saliências que vão resultar em um acabamento ruim.

Tinta

Algo mais radical é se jogar na tinta para customizar buffet. No entanto, preste atenção na qualidade do material e se ela é especial para madeira.

customizar-buffet-para-casa

Outro detalhe: se a madeira estiver um pouquinho desgastada, experimente lixar o móvel e prepará-lo adequadamente para deixá-lo como se fosse uma peça nova. Dá um pouquinho de trabalho, mas o resultado faz vale muito a pena.

Aqui separamos um vídeo no qual a madeira é preparada para a pintura. Fica a dica!

_
Seja amarelo ou vermelho, Nanda, só observe o estilo decorativo escolhido para seu ambiente.

Pátina

Mesmo se o móvel não está velhinho, mas você quer customizar o buffet e deixá-lo com uma carinha mais retrô, uma boa ideia é apostar na pátina. Uma técnica de pintura na qual a tendência principal é deixar qualquer móvel e peça de decoração com aquela cara ‘old’, sabe? Quase um shabby chic.

customizar-buffet-dicas

A técnica, assim como a pintura exige um pouco mais de trabalho, mas o resultado também é bem lindo e vale a pena. Aprenda um pouco mais sobre a pátina no vídeo abaixo.


Pequenos acessórios

Por fim, depois que customizar o buffet, nada melhor que apostar nos pequenos detalhes, né? Você pode colocar puxadores novas, mesclar técnicas, como pintar e depois adesivar e, ainda, claro, caprichar nos detalhes decorativos que vão estar presentes em cima desta peça.

customizar-buffet-ideias

Se exageros, um vaso e uma que pena pila de livros ou revistas ficam um chame e vão traduzir um pouco de sua personalidade.

Vale lembrar que o buffet é uma peça mega funcional e engana-se quem pensa que ele é dispensável. O móvel é bastante utilizado por quem possui muitas pelas de louças e materiais para servir à mesa e precisa de um lugar adequado para armazenar tudo, inclusive, com total segurança para que nada se quebre.

Esperamos que você tenha gostado, Nanda. Um beijo no ♥.

Se você, assim como Nanda, tem alguma dúvida sobre como decorar seu ambiente, mande sua dica para gente!

Imagens: Haus Stylish, Bosidan, Pinterest, Casa de Amados, AE Patrimônio, Tibério, Movelaria, Arquiteria, Byron Goble, Room Decorating, Crooke Brains.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *