Decoração de casa tipicamente curitibana: inspirações & dicas

Curitiba é uma cidade linda e mesmo quem nunca visitou a capital paranaense, já deve ter visto pela televisão e livros os cartões postais e características que dão identidade a cidade: muito verde, ótimos parques e clima instável e diferente de qualquer outra região do Brasil. Então, levando em conta este lado singular, você sabia que existem aspectos decorativos preferidos por quem mora em Curitiba? Com a ajuda da Traço Final Arquitetura, separamos muitas características que revelam traços da cidade em toda a decoração de casa. Confira!

Os diferenciais da decoração de casa em Curitiba

O clima europeu e a própria característica reservada dos curitibanos faz com que exista um padrão decorativo singular nesta região. Ao fazer um comparativo entre os projetos já criados, a engenheira civil Elaine Baggio e a arquiteta Fernanda Bittencourt, do escritório Traço Final Arquitetura notam que há certas preferências da região, por exemplo:

  • Cozinhas abertas e integradas:

Tendência em várias mostras e exposições, as cozinhas integradas não são mais aquele tipo espaço que queremos que as visitas passem longe. Muito pelo contrário. O ambiente ganhou ares ‘gourmet’ e hoje em dia tem muita gente querendo fazer deste espaço uma extensão da sala de estar, onde o aroma e sabor reinam absoluto.

decoracao-de-casa-curitiba

decoracao-de-casa

decoracao-de-casa-cadeiradecoracao-de-casa-abajur

decoracao-de-casa-buffetdecoracao-de-casa-almofada

decoracao-de-casa-novidades

  • Pé-direito alto

Para dar amplitude, nada como um pé-direito alto, que, além de tudo, facilita a circulação de ar por todos os ambientes. Preferência entre os projetos das arquitetas, a ideia é criar a sensação de que o ambiente é maior e com a decoração de casa integrada.

decoracao-de-casa-dicas

decoracao-de-casa-criativa

  • Um quarto reservado para o bebê

Como todo casal, os pombinhos curitibanos que decidem viver juntos e optam por fazer um projeto arquitetônico personalizado, querem muito e pedem para reservar e decorar um espacinho da casa para o bebê. “Às vezes o casal já está junto há algum tempo, mas o sonho de ter uma família está intrínseco na cultura mais tradicionalista dos curitibanos, e eles preferem manter esta porta sempre aberta deixando um quarto separado”, diz engenheira Elaine Baggio.

decoracao-de-casas

decoracao-de-casa-inspiracoes

decoracao-de-casa-dica

  • Estilo clássico e/ou moderno e tons neutros

A característica reservada dos curitibanos também está presente no estilo e nos tons escolhidos para a decoração de casa. Segundo as profissionais, os clientes que fecham projetos com elas preferem o estilo clássico, com toques de modernidade espalhados por todos os ambientes. Os tons neutros também predominam, pois, vamos combinar, vão bem com tudo –  até quando se quer adotar uma cor mais intensa para contrastar.

decoracao-de-casa-texturas

Outra ideia que os curitibanos adoram é o papel de parede, no entanto, a busca pela excelência é um diferencial do público na escolha deste e outros materiais. “O interessante é que em Curitiba o público é exigente com relação a qualidade dos materiais utilizados, mas sempre busca a melhor opção custo benefício”, explica a arquiteta Fernanda Bittencourt.

decoracao-de-casa-provencal

decoracao-de-casa-suportedecoracao-de-casa-poltrona

decoracao-de-casa-papel-de-parede

Então, com esta pequena amostra deu para perceber que o público curitibano é exigente, né? Para ver ótimos objetos e mobiliários para a decoração da casa toda, visite a loja virtual Montacasa.

Imagens: Home Decor Me, Room Decorating Ideas, Duitang, Giesen Design, Fuxige, Maker Land, Hy Fish Man Furs BBW, HD Ideas, Ebberns, Pinterest, Trend Decoration, Jorg Devos.

Com informações de Prime Comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.