Como harmonizar e otimizar a decoração de corredor?

Por Marina Portella

Geralmente estreitas, mas que em hipótese alguma devem ser esquecidas na hora da decoração, as passagens ou corredores são espaços fundamentais. São nelas onde a grande circulação acontece. Então, separamos alguns projetos que foram pensados meticulosamente para que a decoração de corredor tenha um charme só seu.

A decoração de corredor clean por Estér Kloss e Helaine Góes Pinterich

As arquitetas Estér Kloss e Helaine Góes Pinterich apostaram na sofisticação para a decoração do corredor de entrada. Como um cartão de visitas, ele é o primeiro ambiente do lar, pois nesta moradia não há um hall. Como é um local comprido, foi importante valorizá-lo e na parede esquerda está o destaque do espaço: uma parede inteira em pedras – um mosaico de mármore Piguês.

Foto do projeto by Marcelo Stammer

A ideia foi chamar a atenção para esta face da moradia, já que do lado direto estão as entradas do lavabo e da cozinha que não deviam ser alvo das atenções logo na entrada. Ainda do lado direito, uma composição de espelhos é a responsável pela sensação de amplitude da decoração de corredor. Em harmonia com o piso em mármore carrara bianco, toda a decoração é neutra – neste caso, um pedido dos moradores. Para destacar ainda mais o corredor da casa, o forro em gesso ganhou iluminação nas sancas, além da opção por um belo puxador na porta de entrada.

Um corredor com um longo caminho

A decoração de corredor do apartamento projetado pelo Studio MG2 chama a atenção pelo comprimento, pois é ele quem liga a sala à área íntima. Ao mesmo tempo em que o piso é o mesmo aplicado nas áreas privativas, fez-se necessário uso de artifícios para quebrar a sensação de continuidade. Do lado esquerdo, o revestimento em madeira esconde os painéis elétricos e de automação. Já na outra face, o destaque é o papel de parede que sobe pelo teto, criando um ambiente assimétrico. Em veludo, o recurso é sensível ao toque. Também deste lado foi colocado um espelho, para minimizar a largura diminuta.

Foto do projeto by Marcelo Stammer

Outra solução bem aplicada na decoração de corredor foi a iluminação: ela valoriza o revestimento, por ser contínua na sanca além de auxiliar os moradores a atender o bebê à noite, com os balizadores em Led. Respeitando o estilo empregado em todo apartamento a decoração deste corredor é neutra.

Luxo em tons de bronze

No projeto de transformação do corredor desenvolvido pelas arquitetas Cristiane Maciel e Sony Luczysyn, a área no hall de entrada se destaca pelo painel de espelhos que são colocados de forma irregular proporcionando um efeito de brilho, além de oferecer a sensação de amplitude.  Os tons claros na parede favorecem para que o espaço fique mais iluminado.

Foto do projeto by Marcelo Stammer

Para complementar o luxo, outro painel com pastilhas de cobre revestindo colunas com espelho central entre elas também chama atenção. O projeto com a mistura de clássico e contemporâneo traz luxo e sofisticação nos materiais e acessórios. Outro ponto importante é a iluminação embutida em gesso de forma pontual para criar cenários e a luz principal através de lustres com muito cristal e bronze.

Um corredor funcional

As arquitetas Denise e Carolina Leal Ribas desenvolveram o corredor prático e funcional. Para que o espaço não ficasse vazio e sem utilidade, foram utilizados cadeiras e um aparador como se fosse uma minissala, assim, quem tiver de passagem e quiser aproveitar para se arrumar ou sentar para relaxar, isto é possível. As profissionais ressaltam que os tons neutros até mesmo no papel de parede trazem ao espaço amplitude, luminosidade e estilo.

Foto do projeto: divulgação

Aproveitar todos os espaços era o desejo do cliente, assim, as arquitetas exploraram a decoração do corredor de uma forma diferente, misturando o estilo clássico e contemporâneo, dando destaque para o uso da madeira que oferece aconchego e elegância.

Dando espaço para o clássico

Apostando nos tons dourados e no papel de parede trabalhado, os arquitetos Karla e Filipe Bender, da Bender Arquitetura, assinam o projeto de um apartamento clássico com toques tecnológicos. As telas emolduradas em dourado e o aparador na mesma cor conferiram ao corredor um ar requintado.

As portas em cor branca e os rodapés altos, na mesma tonalidade, contrastam com os tons terrosos do papel de parede e do piso, conferindo uma sensação de espaço ampliado sem necessariamente utilizar espelhos.

Foto do projeto by Gui Klaime

A iluminação pontual valorizou as obras de arte, criando um cenário com iluminação suave e que valorizou os detalhes do corredor. Para a climatização do ambiente a dupla de arquitetos optou pelo rebaixamento do teto e a utilização de um aparelho de ar condicionado cassete.

O charme nos pequenos detalhes

Nem sempre o espaço tem que ser grande para ter um toque especial. A arquiteta Ellen Marques conseguiu criar uma atmosfera aconchegante e pontuada com tons de âmbar encontrados no piso e nos quadros. O pequeno corredor, que leva para a suíte do casal, ganhou a mesma linguagem do cômodo, o qual sustentou o piso de madeira maciça. A iluminação direcionada garantiu destaque aos adornos que compõem o espaço de maneira pontual e sofisticada. 

Foto do projeto by Rodrigo Ramirez

Adaptação de matéria publicada pela Revista LUSH.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.