Decoração de lavabo: veja projetos inspiradores

Por Rubia Olivia

Pequenos, versáteis e cheios de charme, os lavabos são uma extensão da decoração da própria casa, refletindo o bom gosto dos proprietários. Por serem ambientes de permanência curta aliado ao tamanho reduzido, permitem maior ousadia na decoração.

Mas o essencial é que o espaço transmita uma boa sensação aos convidados, pois a decoração de lavabo funciona também o cartão de visitas de uma residência. E sendo um espaço de uso diferenciado, o lavabo pode e deve contar com materiais distintos dos encontrados nos banheiros convencionais. Pequenos arranjos de plantas e flores, papéis de parede com texturas exclusivas ou ainda um painel de mosaico madeirado na parede, podem fazer toda a diferença na composição.

decoracao-de-lavabo-veladecoracao-de-lavabo-vaso

Para as arquitetas Cristiane Maciel e Sony Luczyszyn, da Arqtríade Arquitetura e Interiores, os lavabos têm uma grande vantagem frente aos banheiros comuns por não contarem com área de banho, o que os isenta da umidade. “Como os lavabos não estão sujeitos à umidade, podemos brincar com as diversas opções de revestimento, como pastilhas, tecidos e papel de parede. Outras boas opções são os mármores e espelhos, que ajudam a trazer requinte e amplitude aos espaços”. As arquitetas destacam ainda que por serem ambientes geralmente pequenos e onde se passa pouco tempo, o uso de tons vibrantes é bem-vindo, mas sempre prezando pela harmonia da decoração de lavabo e sem exageros.

decoracao-para-lavabo
Projeto das arquitetas Cristiane Maciel e Sony Luczyszyn. Foto: Gerson Lima

Já a arquiteta Fernanda Borio, do escritório Fernanda Moura Borio Arquitetura, investe no uso de cores neutras para criar uma decoração de lavabo mais aconchegante e atemporal. “A aposta no bege e nos tons suaves de branco e marrom sempre é uma boa escolha, já que as cores claras trazem um ar mais contemporâneo e aconchegante aos ambientes”. Ainda na composição, folhagens e peças em tons madeirados ajudam a tornar o ambiente mais agradável. “O importante na decoração de lavabos, assim como em qualquer outro ambiente, é saber dosar os elementos cuidando para não poluir em demasia o ambiente”, destaca. Por fim, detalhes pontuais na iluminação e o uso de espelhos têm o seu lugar garantido para trazer leveza e harmonia ao ambiente.

decoracao-de-lavabo-imagens
Projeto da arquiteta Fernanda Borio. Foto: Marcelo Stammer

decoracao-de-lavabo-toalhasdecoracao-de-lavabo-kit

Para o arquiteto Sérgio Valliatti Jr., por ter uma utilização mais eventual e social, o lavabo permite uma maior elaboração e até um certo “apelo dramático”. Uma boa aposta é no uso de elementos luxuosos e sofisticados. “Revestir as paredes do lavabo com papel de parede é a melhor forma de sofisticar este ambiente. São inúmeras as opções que temos e estas se adaptam bem a todos os estilos. Sedas, tramas rústicas, estampas, texturas e efeitos visuais ficam ótimos, desde que o profissional saiba combinar bem esses elementos entre si. Além disso, os papéis são práticos e duráveis. Com a correta manutenção mantêm a beleza e funcionalidade por muito tempo”, finaliza o arquiteto.

decoracao-de-lavabo-criativo
Projeto dos arquitetos Sérgio Valliatti e Luciana Patrão. Foto: Raphael Briest

decoracao-de-lavabo-espelhodecoracao-de-lavabo-porta-papel

O papel de parede como um curinga da decoração de lavabo

E quando se fala nos revestimentos, os papéis de parede são uma boa opção para a decoração de lavabo. Justamente por não precisarem de um tratamento especial em função da umidade, o papel de parede é uma boa alternativa para deixar o ambiente mais bonito, arrojado e, por vezes, divertido. Para a proprietária da Espaço Goya, Sonia Holtz, os papéis de parede trazem requinte, sofisticação e até um certo glamour aos lavabos. “Com padrões variados, que podem ser mais coloridos ou clássicos, a escolha vai depender do gosto pessoal do cliente. A aplicação pode ser feita numa única parede, ou ainda aplicadas diferentes estampas em diferentes partes. A harmonia na composição é que vai fazer toda a diferença”, explica Sonia.

decoracao-lavabo-papel

Como sugestão, a empresária destaca os papéis da marca inglesa Harlequin, coleção Boutique. A grife traz estampas coloridas e lúdicas, sendo uma bela fusão do clássico com o contemporâneo. Desenhos de mandalas, flores e listras, estampam os papéis que são coordenados com tecidos. Já a marca belga Arte, coleção Coriolis, traz diversidade de texturas e materiais inusitados. Os revestimentos para decoração de lavabo evocam impressões por meio da combinação de tramas e nuances, permitindo uma espécie de experiência sensorial. Com distribuição exclusiva da Orlean, os materiais trazem ainda facilidade de manutenção e apresentam longa durabilidade, requisitos imprescindíveis na hora de optar pela compra.

Adaptação de matéria publicada pela Revista LUSH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.