Ideias de decoração de lavanderia com inspiração na natureza

A lavanderia de casa é um ambiente funcional, mas que pode ser mais convidativo e fazer parte da nossa rotina. Veja exemplos de decoração de lavanderia com inspiração na natureza.

Quando entramos em um ambiente de lavanderia, a primeira impressão que podemos ter do local é que ele é um pouco frio. Mas pensamos “tudo bem, já que se trata de um cômodo altamente funcional onde passaremos poucos minutos do dia”. 

Será? Talvez devêssemos considerar justamente melhorar esse cômodo da casa para podermos ter mais um espaço extra para aproveitar sempre que precisarmos.

E olha que bacana, as lavanderias são ótimos ambientes para o cultivo de plantas. Isso quer dizer que podemos usar plantas para decorar lavanderias ou abusar das condições ambientais da lavanderia de casa para cultivar uma pequena horta, por exemplo. 

A maior vantagem é que as plantas podem ajudar a equilibrar as energias desse cômodo e reverter impressões negativas que temos dele.

Agora, digamos que você não tenha jeito com plantas. Tudo certo. Há outras formas de harmonizar ambientes, de acordo com os projetistas profissionais. 

Claro que nada se compara às boas energias das plantas, mas algumas estratégias de decoração têm muita força para transformar o visual dos ambientes. Vamos ver um pouco disso no texto a seguir.

Projeto by Arquitetura 8 – Ana Spagnuolo & Marcos Ribeiro

#1 Vaso de parede

Como dissemos antes, as plantas podem contribuir bastante para as decorações de interiores, incluindo a decoração de lavanderia. 

Mas claro que, como esse ambiente é muito funcional, não é interessante que se gaste espaço de piso ou de bancada – reservados para baldes e recipientes de produtos – com vasos de plantas. A melhor alternativa? Uma estrutura de jardim vertical ou jardim suspenso seria a melhor alternativa.

Outra ideia seria prever uma estrutura de estante ainda na fase do projeto de marcenaria. Mas é claro que, eventualmente, podemos expor na lavanderia alguns arranjos de flores, para melhorar o frescor do local. São flores para arranjos que exalam perfumes agradáveis:  rosas, lavanda, álisso, gardênia, jasmim, camélia e lírio.

Imagem by Viva Decora
Projetos by Monise Rosa e Deborah Basso

#2 Textura de madeira

Se a ideia é aquecer e tornar mais acolhedor o cenário da lavanderia, podemos aumentar os itens em textura de madeira natural na decoração desse ambiente. 

Essa é uma estratégia básica utilizada pelos projetistas especialistas visando equilibrar os elementos nos espaços. Há muita água neste ponto da casa e o que vem da natureza pode controlar a sua força e “alimentar” o que há de bom. Enfim, a lavanderia fica parecendo acolhedora.

Caso você não queira ou não possa ter móveis em madeira natural na cozinha – ao invés disso, só móveis brancos, por exemplo – pode aplicar cor às paredes da lavanderia. 

O marrom é uma alternativa, mas desde que para um ponto só do ambiente, pano de fundo para elementos, entre móveis e eletrodomésticos, em cores claras. Já uma ideia melhor é pintar partes da lavanderia em outros tons da natureza, veja a seguir.

Só que, antes disso, precisamos destacar que podemos ter todo um ambiente em textura de madeira natural sem nos impactar, pois essa textura é neutra. Já a cor marrom nem sempre é neutra nas decorações. 

Os matizes que “puxam” mais para um tom de azul, de caramelo ou de outra cor podem acabar afetando mais a decoração além do desejado. Por isso, estude, faça testes de pintura, antes de colorir a sua lavanderia.

Projetos by Viva Decora e Motirõ Arquitetos

#3 Tons da natureza na decoração de lavanderia

Para recriar o clima de natureza dentro da lavanderia, podemos escolher algumas paredes ou móveis para colorir de verde, por exemplo. O verde, aliás, é a cor que melhor ajuda a atrair boas energias para a decoração. E isso é porque o significado dessa cor para a decoração remete à harmonia, boa saúde, crescimento e vida natural. Só que o verde, por ser uma cor fria, pode “pedir” que a lavanderia ganhe uns toques quentes também.

São alguns tons de verde bacana para lavanderia: menta, verde jade, verde musgo, verde chá, aspargo, musgo e verde desbotado.

decoração de lavanderia moderna
Imagem Viva Decora
decoração de lavanderia verde
Projeto by Laura Santos

Leia também:
Guarda-roupa com porta de correr: truque perfeito para otimizar espaços

#4 Integração com jardim interno

Às vezes, a beleza na decoração de um ambiente pode vir da integração com outro ambiente da casa. 

Digamos que você queira manter a impressão de total e completa higiene na lavanderia, mantendo móveis, eletrodomésticos, piso e paredes na cor branca ou em outra cor neutra e clara. Como quebrar a monotonia? Bem, talvez abrindo uma grande abertura para um jardim cheio de folhagens coloridas, por exemplo.

Uma floreira instalada na beirada da janela da lavanderia pode ser uma boa ideia. Porém, desde que as estruturas das plantas não entrem em contato com a bancada e muito menos com a pia. Por quê? Para que as folhas e flores mortas caídas não gerem, com a umidade presente no local, uma pasta que possa manchar roupas e outros itens lavados no local.

decoração de lavanderia clean
Projeto by Marel – Grupo Factory

#5 Aplicação de adesivo na decoração de lavanderia

Enfim, apresentamos uma última alternativa de personalização de decoração de lavanderia, os adesivos. Essa solução é pouco cogitada para lavanderia em geral, porém, quando bem utilizada, pode provocar bons resultados. 

Qual é o ‘porém’ nesse caso? O tamanho do cômodo. Criar grandes painéis estampados só fica legal mesmo em cômodos amplos ou quando a estampa é delicada, em tons neutros.

Agora, se a lavanderia de casa apresenta uma parede com maior extensão livre de móveis, canos, aberturas ou qualquer recorte, vale a pena apostar na solução do adesivo, sim. 

Até mesmo, à vista disso, o melhor é aproveitar aquelas estampas de gramatura maior, talvez simulando realmente ambientes de jardins ou atividades que seriam realizadas fora de casa, como estender roupas no pátio, por exemplo.

decoração de lavanderia colorida
Projetos by Stephanie Esposito e Andrea Petini
decoração de lavanderia
Projetos by Viva Decora e Aquiles Nicolas Kílaris

Pensando em qual dessas idéias vai pôr em prática primeiro? Não importa, apenas não deixe essa empolgação passar! 

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.