Dicas de como fazer uma decoração de mesa clássica

Aproveitando o embalo do post publicado no início de novembro, sobre decoração clássica, não sei se você já reparou, mas a tendência agora quando o assunto é mesa posta, é a decoração de mesa clássica. E um dos hits nas mesas é a cor dourada, principalmente nos utensílios, com faqueiros que parecem banhados a ouro, além das louças e cristais com detalhes como se tivessem sido desenhados a mão.

Decoracao-de-mesa-clássica
Pois é, a decoração de mesa clássica dourada agora não se restringe mais apenas à mesa posta de Natal ou Réveillon e agora mais do que nunca é sinônimo de decoração glam.
E como a gente adora te inspirar e te deixar sempre por dentro de tudo o que está rolando no mundo decor, separamos cinco inspirações de decoração de mesa clássica dourada, com muitos detalhes que vão deixar o seu dia-a-dia puro glamour! Confira e apaixone-se!

aparelhos-de-jantar-montacasa

5 Inspirações de decoração de mesa clássica dourada

É sempre bom fugir do convencional e dar espaço à criatividade, ainda mais quando ela pode ser recheada de glamour, como a decoração de mesa clássica, que abusa dos detalhes, principalmente dourado e enche os olhos com tanta beleza! Dá só uma olhada em quanta lindeza e inspire-se!

Clássico sendo clássico

Para quem não quer fugir do tradicional e gosta mesmo de manter a tradição de uma mesa clássica, mais clean, de preferência toda branca, o detalhe do dourado vem para dar aquele toque de sofisticação que toda decoração de mesa de clássica não dispensa.

Decoracao-de-mesa-classica

Para não ficar só no branco, você também pode apostar nas cores off-white, bege e cáqui, que também são superbásicas e fazem parte da cartela de cores mais clássicas. O toque do dourado pode ficar nos detalhes dos sousplats, guardanapos, castiçais e talheres.

Clássico com pitadas de contemporaneidade

Para os moderninhos que gostam do clássico, mas também não dispensam uma pitada de contemporaneidade, até mesmo para mesclar os estilos e fugir do comum, a decoração de mesa clássica é um prato cheio para isso!

Decoracao-de-mesa-classica-moderna

Você pode aproveitar todos os itens que compõem a mesa clássica, como louças brancas, faqueiros dourados e mesclar com uma toalha preta e branca, por exemplo. Além disso, ao invés das tradicionais flores brancas nos centros de mesa, você pode compor lindos arranjos coloridos e apostar em outros objetos de decoração que fogem do comum. Ah, com certeza a sua mesa vai arrancar suspiros de seus convidados!

Clássico romântico

Que tal uma mesa clássica romântica que vai transportar os seus convidados para um café ou petit bistrot supercharmoso de Paris, hein? Você pode até pensar que pode ser mais complicado, mas na verdade o que vai fazer toda a diferença nesta decoração de mesa são os detalhes. Vamos começar pelas cores mais românticas, que normalmente são tons pastéis ou candy colors.

Decoracao-de-mesa-classica-romantica

Um rosa antigo, verdinho menta, salmão e branco são cores bem românticas que ornam muito bem com uma mesa clássica romântica. Além disso, as cores fortes e quentes, como vermelho e violeta também fica muito bem se presentes nos detalhes, como nas estampas dos jogos de jantar. Tudo isso, mesclado com muitos detalhes florais, dourado e branco.

Leia também:
Marcadores de mesa | Como integrá-los à decoração?
5 ideias criativas para criar lindos arranjos de mesa

Clássico rústico

Esta combinação de clássico e rústico pode até parecer meio inusitada, mas o resultado desta misturinha não poderia ser melhor! Quando nos referimos ao rústico, ele não precisa ser necessariamente nos elementos que compõe a mesa posta.

Decoracao-de-mesa-classica-rustica3

Ele pode estar presente na decoração de mesa clássica seja na mesa de jantar, feita de madeira de demolição, em um arranjo de mesa menos estruturado, com caraterísticas mais brutas ou até mesmo em um sousplat feito com matéria prima, como bambu ou ratam. Tudo para quebrar um pouco a delicadeza e detalhes de uma louça mais clássica, por exemplo, ou do faqueiro dourado.

Clássico dramático

Ah, quem não gosta de um drama, vai? O clássico também pode ser dramático, com uma linda decoração de mesa com cores fortes e marcantes, como o preto, violeta, roxo e azul. A mistura do preto com dourado cria um efeito super refinado à mesa.

Decoracao-de-mesa-classica-dramatica

E se você não quer investir em um jogo de jantar com essas cores, por achar um item marcante demais, invista em sousplast ou então uma toalha de mesa ou jogo americano, que são itens bem mais em conta e já dão aquele toque especial à decoração de mesa. O faqueiro dourado é outro item indispensável, além de ser um curinga nos diversos estilos de decorações, fica lindo nesta composição, assim com as taças com detalhes e filetes dourados.

comprar-moveis-classicos

DIY na decoração de mesa clássica

Bom, agora que você já sabe algumas das composições e estilos de mesa posta clássica que você pode compor, que tal aprender como você mesmo pode fazer alguns itens de decoração dourado, a cor que é hit do momento, tanto na moda como na decoração? Confira algumas dicas e arrase ainda mais na decoração de mesa clássica!

Marcador de lugar

Este é um detalhe que muita gente não dá atenção, mas que é superdelicado e confere um toque especial à decoração da mesa. E o legal de demarcar os lugares é que dependendo do número de convidados, esta é uma forma de fazer com que os seus convidados que tem mais afinidade fiquem próximos, uma forma de ‘quebrar o gelo’ e fazer com que o papo flua de uma maneira natural e o seu jantar seja um sucesso absoluto! E para fazer os marcadores de lugar como os da foto abaixo é muito simples! Basta pegar algumas folhas secas ou então fazer este processo colocando as folhas dentro de livros e prensando-as para que sequem e fiquem retinhas. Depois é só pintar com uma tinta dourada para dar aquele toque glam e arrasar!

Decoracao-de-mesa-classica-lugar

Vasinhos de garrafa dourada

Olha, não vai ser por falta do dourado que a sua mesa vai ficar sem brilho, hein? Mais uma dica superbacana para montar os arranjos de centro, que além de lindos são uma ótima maneira de reaproveitar materiais que iriam para o lixo. Separe garrafas de tamanhos diferentes, vidros de compota, de remédio, lave-os bem e deixe secar. Depois, é só aplicar uma camada de spray dourado por dentro ou por fora, dependendo se o vidro for transparente ou colorido e deixe sacar. Estão prontos os seus vasinhos para compor com as flores e cores que mais gosta e fazer um lindo arranjo de centro para deixar a mesa clássica ainda mais refinada.

Decoracao-de-mesa-classica-garrafas

Viu só como é fácil compor vários estilos de mesa clássica? E tudo isso utilizando itens curingas de mesa posta, como uma louça branca e taças, que podem ter alguns detalhes em dourado, além de um belo faqueiro dourado. O restante, você pode mudar a composição com uma toalha de mesa, guardanapos, arranjos de mesa, vasinhos e marcadores de lugar.

E aí, qual o estilo de decoração de mesa clássica você mais gostou? Conte para gente nos comentários, vamos adorar saber!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *