Dicas para decoração de quarto com papel de parede

Papel de parede é um material com tecnologia que evoluiu e hoje se adapta à várias decorações contemporâneas, como de quarto. Confira dicas para uma decoração de quarto com papel de parede.

Um dos materiais mais buscados para a personalização de ambientes é o papel de parede. E não é por menos. O produto, hoje em dia, apresenta qualidade superior. 

Ele pode ser facilmente aplicado a várias superfícies planas, ter padrões de estampas variadas e ser capaz de combinar bem com vários modelos de decoração. É o caso dos quartos, por exemplo. 

decoração de quarto com papel de parede
Projeto by Tetriz Arquitetura e Interiores

Últimas novidades em papéis de parede 

Decorar com papel de parede não é nenhuma novidade. Desde os tempos palacianos, no período neoclássico da história mundial, as pessoas já começaram a descobrir as possibilidades deste material. 

Logo, a ideia de personalizar as casas com este produto se popularizou – mas apenas na corte. A maior novidade agora é a variedade de opções de papéis no mercado, permitindo a utilização dos mesmos nas casas.

Enfim, na contemporaneidade, o papel de parede se tornou o mais queridinho dos designers e arquitetos, aparecendo em muito mais de suas propostas. 

O legal é que quanto mais ele é utilizado nos projetos, mais os fabricantes sentem a necessidade de aprimorá-lo. As novas tecnologias ajudaram a lançar papéis com mais qualidade, tendo camadas extras que ajudam o material a ser resistente.

decoração de quarto com papel de parede

Projeto by Espaço do Traço ArquiteturaNeste momento, é fácil encontrar nas lojas centenas de opções diferentes de papéis de parede. Estes papéis vêm em estampas variadas, que podem contribuir às propostas de decoração em muitos estilos, de linhas clássicas ou modernas. 

Dentre os modelos, os que mais chamam a atenção dos compradores são os que simulam a textura de pedras, tijolos, concreto, tecido, recortes de papel e mais.

As alternativas são tantas que surpreende até mesmo aqueles que trabalham na área. Algo que tem mudado o cenário é a recente criação de papéis com composição contendo vinil, dando a oportunidade da aplicação deste produto em áreas molhadas. Isto vale para cômodos como cozinhas, lavanderias e lavabos. A exceção vai para zonas com instalação de registros de água e exposição à umidade excessiva.

decoração de quarto com papel de parede
Projeto by Máira Ritter
Projeto by Sueli Zapparolli

Como usar papéis de parede na decoração

Então, já se sabe que existe hoje no mercado papéis de parede bem mais diferentes, próprios para áreas secas ou molhadas. Certas gamas deste produto são o resultado do lançamento de tendências na decoração de interiores. A busca por certos efeitos visuais é o que tem mobilizado os fabricantes à renovarem constantemente as suas ofertas. Dá para fazer longas faixas ou pequenos detalhes sobre paredes e móveis com papéis.

Uma ideia para uso de papel de parede é como pano de fundo de racks para TV, substituindo grandes painéis. Papel também fica bem aplicado às paredes opostas aos espelhos. 

Também em fundos de nichos. Sobre tampos de aparadores – sob uma camada de vidro. Marcando a área do sofá na sala e da escrivaninha no escritório. E ainda é possível usar papéis para customizar pequenos objetos, como caixinhas decorativas.

Projeto by Panapaná Estúdio de Projetos

Projeto by Maíra Schaeffer

Decoração de quartos com papéis de parede

O quarto é um ambiente da casa que pode ter a sua decoração muito beneficiada com os papéis de parede. Todas as suas paredes podem ser cobertas com papel ou apenas áreas estratégicas, como a zona atrás da cabeceira. 

A valorização do ambiente pode ser completa, tornando o local mais alegre, descontraído ou mais sofisticado e requintado.

Projeto by Rua 141 Arquitetura

Para ambientes infantis, a grande aposta seriam os papéis com desenhos temáticos, ligados ao mundo infantil – sobretudo de personagens de desenhos animados. 

Já os jovens devem preferir colocar no seu quarto papéis que expressam mais enfaticamente um ideal ou um hobby – como a música, o futebol, a natureza e mais. E para quartos de casal, os papéis mais neutros são a opção mais acertada.

Atualmente, um modelo de papel bastante em alta é o TNT, ou seja, o “tecido não tecido”, que dá um toque diferenciado às superfícies. Ainda existem os papéis que lembram peles de animais, os com arabescos e os metalizados, que já tem feito parte de propostas de decorações de quartos. 

Projeto by Mobiliário Daf

Projeto by Patricia Kolanian PasquiniA decoração com papel de parede é ágil e praticam, não faz sujeira! Vamos lá, experimente em sua casa!

Estas dicas de decoração de quarto com papel de parede foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.