Tudo que você precisa saber sobre a decoração Montessori

Quando falamos sobre decoração infantil as possibilidades são inúmeras, existem uma série de paleta de cores, móveis que podemos utilizar e objetos para ornamentar. Mas já parou para pensar em unir a decoração do quarto seu filho com o desenvolvimento dele? É disso que a decoração Montessori trata. Quer saber um pouco mais? Então vem com a gente!

Primeiro, quem foi Maria Montessori?

maria-montessori.
Maria Montessori foi grande nome na história da educação, além de ser a primeira médica mulher na Itália, ela criou um método educacional que é reconhecido até os dias de hoje e pode ser aplicado em diversos segmentos diferentes, inclusive na decoração. O método Montessori basicamente tem como premissa dar mais liberdade à criança para que ela possa desenvolver suas habilidades motoras e intelectuais.

 

E como eu posso montar uma decoração Montessori?

A primeira coisa que você precisa saber antes de começar a decoração Montessori é: a visão da criança deve ser totalmente levada em consideração! Nada de pensar sobre uma disposição de móveis que irá beneficiar apenas a locomoção dos adultos dentro do cômodo. Como dissemos anteriormente, o objetivo é estimular o desenvolvimento das crianças, por isso, é preciso imaginar um ambiente onde os pequenos possam explorar, brincar, mexer, conhecer, enfim, exercitar a liberdade.

Leia também:
5 dicas incríveis para decoração de quarto infantil

Escolhendo os móveis

Antes de tudo, preze pela segurança do quarto do seu filho. Como o objetivo é que a criança transite livremente pelo espaço sem interferências, é preciso que os riscos sejam avaliados. Tomadas com protetores e objetos pontiagudos à uma altura que só os adultos alcançam devem ser algumas das precauções tomadas.

decoracao-montessoriana

decoracao-infantil

A cama na decoração Montessori talvez seja um dos itens mais conhecidos desse método, pois ela apresenta um formato bastante diferenciado. O ideal é que ela substitua o berço da criança e por isso deve ser feita em uma altura mínima, para que o bebê consiga sair do móvel e se locomover engatinhando ou dando os primeiros passinhos. Para deixar o ambiente mais confortável e seguro para o bebê poder transitar à vontade, você pode colocar no chão carpetes ou tapetes macios.

Utilizando os espelhos

quarto-montessori

Já parou para pensar que olhar a si mesmo é uma das melhores formas de se conhecer? Os espelhos são bem-vindos nesse tipo de decoração, pois estimulam o contato das crianças com elas mesmas. Eles devem ser fixados em uma altura mínima e encaixados com muito cuidado para que acidentes sejam evitados.

Estantes e cômodas

decor-montessori

O que as crianças mais gostam de fazer quando estão dando os primeiros passos? Explorar o mundo, conhecer novos objetos é claro. Por conta disso, na decoração Montessori as estantes, cômodas e guarda-roupas também devem ficar na altura das crianças para que elas possam pegar o que sentirem vontade. Na hora de escolher os objetos de decoração para esses móveis, é preciso ter cuidado para evitar coisas que possam causar ferimentos ou outros acidentes.

Cantinho dos brinquedos

Esse é um cantinho que deve ser pensado de maneira especial, pois as atividades e brincadeiras são muito importantes para o desenvolvimento infantil. Nesse espaço de prioridade para brinquedos educativos e livrinhos cheios de cores e texturas. Para deixar o ambiente ainda mais agradável você pode utilizar um tatame infantil no chão.

decoracao-montessori

Escolhendo itens para deixar o ambiente mais bonito

Nós já falamos sobre os móveis e os brinquedos e agora vamos falar sobre os objetos decorativos que podem dar aquele toque especial no quartinho do seu filhote. Assim como todos os outros itens citados acima, os ornamentos para enfeitar o ambiente também devem seguir a principal premissa da decoração Montessori: ficar à altura dos olhos das crianças. Objetos que trazem cores e formas são uma boa pedida, pois podem ajudar a estimular o aprendizado.

Agora que você já tem inspirações para criar uma decoração Montessori, mãos à obra!
Aproveite e deixe aqui nos comentários o que você acha deste estilo decorativo!

Imagens: Estante: Blogspot, Kochamy, Dywany, Cristiane Passos Arquiteta, Pinterest.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *