Decoração Preta | 6 ambientes profissionais para se inspirar

Por Aline Anile

Símbolo de elegância e bom gosto, o preto não está em alta apenas na moda. Com sofisticação, sutileza e muito estilo, a cor também “veste” a casa. Neste post, a separamos alguns projetos que provam que, com sofisticação e personalidade, o tom pode compor o décor de forma requintada e muito moderna. Ouse e invista na decoração preta já!

Decoração preta pelas arquitetas Caroline Andrusko e Eliza Schuchovski

“O preto nada mais é do que a ausência de cor. Por isso, ele não compromete a composição com outros elementos, mas, por ser muito expressivo, exige um certo cuidado. Quando utilizada de maneira correta,  a cor tem o poder de valorizar e imprimir identidade ao ambiente. Nesta suíte, o toque masculino solicitado pelo proprietário foi criado através da mistura do preto com uma paleta de tons acinzentados. De estilo contemporâneo e com linhas retas, o projeto fez uso do degradê entre os tons de grafite e preto para proporcionar amplitude ao espaço, mas sem deixar de lado o conforto e a sofisticação do ambiente”.

decoracao-preta-salas

decoracao-preta-profissional

O uso do preto pelo arquiteto Edson Lorenzzo

“Ao usar o preto na decoração, é preciso ter bom senso e muita criatividade. Para não correr o risco de deixar o ambiente monótono, o ideal é utilizar peças-chaves em cores vibrantes na composição do espaço. Outra aposta muito interessante são as texturas, que imprimem ousadia aos projetos. No home theater de um casal de empresários em Alphaville – São Paulo – , o maior desafio foi aplicar uma linguagem contemporânea em uma construção puramente clássica. Para isso, utilizamos o preto em conjunto com materiais de texturas e cores vibrantes, em uma tendência mais moderna, mas sem perder a linguagem clássica que o restante da residência possui”.

decoracao-preta-quadr

decoracao-preta-e-branco]

decoracao-preta-diferente

Hellen Caroline Giacomitti,  designer de interiores

O preto é uma das cores mais interessantes para utilizarmos na decoração. Na medida certa, ele pode tornar qualquer ambiente sofisticado, aconchegante e acolhedor. Busque o equilíbrio mesclando o tom com diferentes materiais, texturas e estampas, além de detalhes em cores contrastantes. Na cobertura de um jovem casal com perfil moderno e descolado, a clássica combinação de preto e branco ganhou um ar elegante e requintado através da composição com a textura do tapete e o cristal das luminárias”.

decoracao-preta-clean

decoracao-preta-cinza

decoracao-preta-criativa

decoracao-preta-minimalista

Música e minimalismo by Milena Schulmeister

“Nesta cobertura, o casal de proprietários queria um home theater que refletisse a paixão do filho adolescente pela música. O preto serviu para destacar a coleção de violões e guitarras do jovem, além de imprimir um ar descolado e, ao mesmo tempo, elegante ao espaço. Versátil, a cor proporciona muita liberdade na hora de escolher os complementos, pois ela permite a composição com diferentes cores e texturas. É preciso apenas um cuidado para não deixar o ambiente pesado com esta decoração preta. Bem pensada, a iluminação ajuda muito neste ponto”.

decoracao-preta-casa

decoracao-preta-quadros

decoracao-preta-casas

Elegância dark by Carolina Mehl e Larissa Schnekenberg

“O preto nunca sai de moda! Clássica, a cor tem o poder de deixar qualquer ambiente mais sofisticado, acolhedor e estiloso. Para não errar na dose, o ideal é investir em pequenos detalhes no tom e fazer uma mescla com cores neutras e estampas. Outro ponto importante é o projeto luminotécnico, que garante que o espaço não fique escuro. Neste projeto de home office focado na decoração preta, o jovem casal proprietário da residência solicitou um ambiente contemporâneo e sofisticado para utilizar como escritório. O preto utilizado em detalhes pontuais e no mobiliário conferiu elegância e um toque arrojado ao décor”.

decoracao-preta-para-casa

Christina Hamoui, designer de interiores

 “Eu adoro usar preto na decoração! O tom deixa o projeto livre para mudanças e inserção de outras cores. Se o cliente procura inovar na composição dos ambientes, não deve abrir mão desta tendência. De forma sutil, o preto mesclado com uma paleta de tons claros e neutros valoriza o projeto arquitetônico de maneira contemporânea. Neste living projetado para a Mostra Artefacto São Paulo, me inspirei nos studios de base escura, ambientes integrados e decoração extremamente contemporânea de Nova York para compor o ambiente para um jovem executivo. O mobiliário contemporâneo em tons de preto e cinza compôs harmoniosamente com os sofás claros e os detalhes em azul, garantindo sofisticação, modernidade e elegância ao projeto”.

decoracao-preta-para-sala

decoracao-preta-para-quart

Diego Revollo, arquiteto

“Como o preto é muito utilizado no universo da moda, ele foi escolhido para ser a cor predominante neste escritório de um jovem personal stylist. Um dos destaques é a estante em madeira sucupira ebanizada que ocupa uma parede inteira do ambiente e abriga a coleção de revistas Vogue do proprietário. Gosto muito do preto para criar contrastes. Aqui, as revistas foram organizadas para que as lombadas brancas ficassem aparentes, resultando em uma composição bela e muito interessante. Em ambientes, o preto sempre transmite a ideia de modernidade e sofisticação. Porém, a cor só deve ser utilizada por quem tem afinidade com ela. Ainda existem muitas pessoas que não se sentem bem em espaços no qual o tom é predominante. De qualquer maneira, busco utilizar o preto em contraste com cores claras e materiais leves, como o vidro, metais polidos e espelhos, que proporcionam leveza ao espaço”.

decoracao-preta-dicas

decoracao-preta

Não tem como não se inspirar com estas ideias de projetos tão bacanas, né? Conte pra gente nos comentários o que acha da decoração preta!

Imagens: Daniel Sorrentino, Daniel Katz, Felipe Foca, João Ribeiro, Marcelo Stammer, Manoel Guimarães, Michelle Costa, Gerson Lima, Inés Antich.

Adaptação de matéria publicada pela Revista LUSH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *