Decoração shabby chic: saiba tudo sobre o mix de estilos

Você sabe o que é decoração shabby chic? Em português, “shabby” significa “gasto” e o estilo de decoração mistura o refinado com objetos e materiais desgastados, dando um toque todo especial ao ambiente. Com origem na Inglaterra, esse estilo é o verdadeiro high low da decoração por seu mix de materiais. Muito popular nos anos 90, ele voltou com tudo e vem ganhando cada vez mais notoriedade por sua delicadeza e charme. Abaixo segue uma lista com várias dicas e ideias para você acertar no estilo “chic desgastado”. Confira:

Tons neutros e candy colors na decoração shabby chic

Cores vibrantes não se encaixam na decoração shabby chic. Os tons neutros ou as famosas candy colors (tons pastéis) são ideais para esse estilo, que tem tudo de provençal e romântico. O branco tem bastante espaço na decoração e aparece nas paredes e móveis.

decoracao-shabby-chic

Pátina

Falando em móveis, já contamos aqui tudo sobre pátina, né? Ela cai como uma luva no estilo shabby chic por causa do efeito desgastado das peças. É fácil encontrar mesas, armários, molduras e outras peças em pátina. E além de marcar presença em móveis, a pátina pode aparecer ainda em portas e paredes.

Metal e madeira

Aposte em contrastes: peças de metal e madeira se misturam criando um ambiente único. Cadeiras de ferro (podem ser usadas com a pintura desgastada mesmo) aparecem ao lado das de madeira, por exemplo.

shabby-chic-decor

banco-shabby

Estampas

As estampas no estilo shabby chic são puro charme! Xadrez e florais, que costumam fazer a cabeça dos mais românticos, aparecem com força na decoração. Você pode usá-los de maneira tradicional ou fazer uma composição que misture os dois. Só vale prestar atenção se as estampas trazem cores em comum – assim não tem erro!

estampas-shabby-chic

almofada-floral

Na cozinha

A clássica estampa xadrez também lembra muito a decoração de cozinha. Inclua peças vintage ou retrô no cômodo e misture com outras rústicas.

cozinha-shabby-chic

Flores

Não é só nas estampas que as flores aparecem. Para decorar no estilo shabby chic, espalhe arranjos florais pela casa. Você pode usar jarras em tons claros ou uma que você tenha na cozinha mesmo, o contraste fica lindo, além de bowls, garrafas e potes mais antigos.

shabby-chic-flores

Espelhos

Abuse dos espelhos na decoração shabby chic. Você pode pendurar espelhos de diferentes tamanhos nas paredes do ambiente. Se a lâmina estiver um pouco desgastada, melhor ainda. Hoje em dia existem vários desse tipo para comprar. A moldura do espelho também ajuda a dar essa sensação de “passagem do tempo”, é uma ótima ideia para pátina.

Quadros

A mesma ideia dos espelhos pode ser repetida com quadros. Escolha diferentes tamanhos e materiais e exponha nas paredes de casa.

molduras-shabby-chic

aparador

Escadas

Sabe aquela escada antiga que você tem em casa? Ela se encaixa perfeitamente na decoração shabby chic. Você pode deixa-la em um cantinho, com flores e livros, como se fosse uma estante. Se não tiver uma, não tem problema. É fácil encontrar modelos prontos desse estilo estante para usar em casa.

decoracao-shabby-chic-escada

Fotos: Pinterest

E aí, gostou? Pronto para adotar a decoração shabby chic?
Depois conta para gente como ficou!
Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *