5 mitos comuns na hora de decorar ambientes pequenos

Hoje a bola da vez é otimizar espaços. Com construções que valorizam cada vez mais os ambientes pequenos, é preciso se adaptar na hora de fazer a decoração. E engana-se quem acredita que é impossível criar uma atmosfera confortável com espaços reduzidos – no post de hoje nós vamos mostrar como isso é um mito. Veja só os mitos mais comuns na hora de decorar ambientes pequenos:

Mito 1
Decorar ambientes pequenos com móveis planejados

decorar-ambientes

Com certeza você já ouviu de alguém dizer que pra decorar ambientes pequenos é preciso escolher por móveis planejados. Pois a gente veio te dizer que isso não passa de um grande mito! Os projetos de móveis planejados são mais caros e muitas vezes estão acima do valor de quem deseja decorar o ambiente – e não é só isso! Eles não abrem possibilidades para futuras decorações (caso haja mudança do local, por exemplo), pois foram feitos sob medida para determinado espaço.

A nossa dica é: já pensou em substituir alguns itens? Uma estante pra livros, por exemplo, pode ser substituída por prateleiras, os guarda-roupas podem ser substituídos por araras, enquanto os racks da sala são facilmente substituíveis por pallets. E sabe o que é melhor de tudo isso? Você ainda consegue economizar uma graninha.

Mito 2
Cores escuras e ambientes pequenos não combinam

ambiente pequeno 1

banner-móveis-coloridos-novo
Muita gente acha que cores escuras não são bem-vindas em ambientes pequenos porque elas contribuem para escurecer ainda mais o local e consequentemente dar a impressão de que ele é pequeno. Pois saiba que isso também é mito, viu? Se você tem vontade de escolher tons escuros para os móveis ou até mesmo para as paredes da sua casa, saiba que isso está liberado, é só tomar cuidado para manter o equilíbrio dos tons no ambiente e contrastar com cores claras.

Mito 3
Espaços pequenos sempre estão desorganizados

Muitas pessoas acreditam que lugares menores são difíceis de organizar e por isso vivem bagunçados. Isso também faz parte do mito de decorar espaços pequenos. Tudo se resolve com uma boa disposição dos móveis, escolher os objetos certos para o local faz com que você consiga organizar tudo com mais facilidade.

decoracao-de-ambientes

Mito 4
Móveis grandes não se adaptam em espaços pequenos

ambiente-pequeno

Outro grande mito! Se você deseja decorar espaços pequenos, não precisa abrir mão de determinados móveis por falta de espaço. Sabe aquele sofá que você adorou, mas acha que não ficaria bem? Ele pode sim compor o ambiente, mas você deve dosar a área que ele vai ocupar com móveis menores. Preste também atenção para não bloquear a divisão e priorize por áreas livres dentro do cômodo que você deseja trabalhar para não comprometer a circulação.

Leia também:
5 segredos para decorar apartamento pequeno sem neuras

Mito 5
Tenha somente o necessário

apto pequeno

E agora por último, mas não vemos importante, o último mito sobre decorar ambientes pequenos: o fato que você precisa se livrar de todas as coisas que gosta e ficar somente com o necessário, pois elas não vão caber no ambiente. A única coisa que você precisa é verificar se o seu apartamento, casa ou escritório vai ter espaço para o armazenamento dos itens sem que tudo fique aglomerado.

Dica extra para decorar espaços pequenos

Nossa dica é: você pode colocar suas ideias em prática, independente do tamanho do local que pretende decorar. Entretanto, no caso de ambientes que oferecem uma metragem menor, é preciso mais planejamento. Antes de comprar os móveis, verifique sempre a metragem do mesmo e respeite os espaços de circulação dentro do local.

Viu só como decorar espaços pequenos não precisa ser um bicho de sete cabeças? Se você gostou das dicas conte pra gente nos comentários.

Imagens: Pinterest.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *