5 segredos para decorar apartamento pequeno sem neuras

Com certeza você conhece alguém ou você mesmo mora em um apartamento. Atualmente, este é um tipo de moradia que vem dominando o mercado imobiliário e devido a grande procura, eles estão cada vez menores e mais caros. Mas isto não significa que o espaço não tenha a personalidade do dono e seja decorado de uma forma a valorizar a funcionalidade, né? Muito pelo contrário. E aqui nós separamos boas inspirações para quem quer decorar apartamento pequeno e não sabe por onde começar. Confira!

Antes, vale lembrar que as dicas para decorar apartamento pequeno que separamos aqui foram encontradas no Pinterest, mas a gente trouxe também um pouco da nossa experiência, pois a equipe inteira do Adoro Decorar sabe bem o que é morar em um local com menos espaço (?) e por isso temos os nossos segredinhos para deixar tudo bem lindo.

Decorar apartamento pequeno
exige otimização de espaço

De maneira geral, a regra primordial para decorar apartamento pequeno é aproveitar cada cantinho da casa de uma forma que consigamos deixar tudo o mais organizado possível. Para isso, use e abuse dos armários; use caixas organizadoras quadradas e adote os chamados ‘mobiliários inteligentes’, que dobram e desdobram de acordo com o seu uso. Caso seja possível, vale apostar também em armários planejados, que, como o nome sugere, se encaixam perfeitamente no espaço porque foram estrategicamente projetados para o ambiente estudado.

decorar-apartamento-pequeno-dicas

Use a iluminação a seu favor

A iluminação tem o poder transformador e é preciso usar o bom senso, pois mesmo ela sendo um curinga na decoração, há um risco de errar e deixar o ambiente vota e meia escuro ou claro demais. Na dúvida, faça aquilo que muitos especialistas recomendam há muito tempo: tente aproveitar ao máximo a luz ambiente para iluminar o apartamento e, de quebra, economizar. Para isso, vale tirar qualquer elemento que esteja obstruindo a passagem de raios de sol e deixar a luz natural entrar.

como-decorar-apartamento-pequeno

À noite, vale apostar em uma decoração mais intimista nos cômodos de descanso, como quarto e sala; e lâmpadas mais claras para ambientes funcionais como cozinha e banheiro. Para deixar o ambiente bonito, aí vale apostar no design dos pendentes, lustres e luminárias que você encontra em diferentes modelos para privilegiar os mais diversos estilos.

Leia também:
10 dicas para decorar quartos pequenos e otimizar espaço

Acessórios na medida certa

A escolha dos acessórios para decorar apartamento pequeno depende muito do estilo decorativo que será definido por você. De maneira geral, os especialistas nos dizem para não exagerar nos enfeites e demais itens que complementam o decor, pois, principalmente em espaços pequenos, eles podem ficar mal dispostos e causar um efeito visual totalmente contrário do que a gente espera. Então, use o bom senso e só use aquilo que realmente você julga interessante para o seu decor. Do contrário, desapegue!

decoracao-de-apartamento-pequeno

Elementos curingas

Quando se trata de decoração, independente do tamanho do espaço existe alguns elementos curingas que dificilmente vão fazer você errar na harmonização. Estamos falando, por exemplo, dos livros, quadros e almofadas, por exemplo. Superversáteis, você encontra estes itens nos mais diferentes tamanhos e formatos, e assim eles facilitam o processo de decorar ou redecorar o espaço.

Não sabe decorar com quadros? Aprenda aqui!
E almofada é uma coisa difícil pra você? Não mais!

banner-almofadas-coloridas

Defina um estilo

Por fim, nenhuma dessas dicas vai funcionar se você não tiver em mente alguma ideia, uma verdadeira base que te inspira, para decorar. Busque traços da sua personalidade, gostos pessoais e pesquise qual estilo mais combina com você (se você tem dúvidas, aqui tem um QUIZ bem legal!). Do rústico ao mais moderninho, com certeza tem um estilo no qual você se identifica mais e isto será primordial para tudo aquilo que fará parte de sua lista de itens de decoração para o apartamento pequeno.

decoracao-apartamento-pequeno

Truques infalíveis para decorar apartamento pequeno

Espelhos: espelhos, quando bem dispostos, dão a sensação de que o ambiente é maior do que é de fato, logo, para ambientes pequenos, a peça acaba sendo um curinga para decorar.

Cores cleans: as cores cleans, assim como os espelhos, dão a sensação de que o ambiente é maior. Caso queira investir em uma cor mais viva e escura, escolha apenas uma das paredes para realizar a transformação.

Circulação: o mobiliário está atrapalhando a circulação? Isto é um sinal de que ele precisa ser reposicionado ou mesmo removido do local onde foi colocado para evitar acidentes.

Prateleiras e nichos: como ficam penduradinhas na parede, as prateleiras e nichos são uma mão na roda para decorar apartamentos pequenos sem se preocupar diretamente com a circulação.

decoracao-de-apartamentos-pequenos

Jardim vertical: é uma forma de ter plantinhas em casa e não precisar se ‘incomodar’ com aqueles vasos grandes que ocupam espaço. Aqui tem ótimas inspirações para você adotar um jardim vertical já!

Bom, agora que a gente já contou todos os nossos segredinhos para decorar apartamento pequeno, chegou a sua vez. Conta pra gente o que você faz para tornar o seu pequeno ambiente, um lar superaconchegante e repleto de personalidade. Conte nos comentários!

Imagens: Pinterest, A Home Blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *