Dicas para escolher armários de cozinha perfeitos para sua casa

Para que a decoração da casa esteja completa é preciso vários equipamentos e móveis. Confira dicas para escolher armário de cozinha.

Está começando a mobiliar a sua casa nova? Então, certamente, a primeira preocupação que terá será com a cozinha. 

Isto porque é impossível habitar uma casa sem que esse ambiente esteja completo. Mas, já pensou que modelo de armário de cozinha utilizar em sua casa? Bem, vamos lhe dar algumas dicas para escolher armário de cozinha no post de hoje.

dicas para escolher armários de cozinha espelho
Projeto by MAV ARQUITETURA

 

Dicas para escolher armários de cozinha e seus modelos

A primeira coisa que você precisa saber sobre os novos tipos de móveis disponíveis no mercado é que eles podem ter duas origens. Eles podem fazer parte de uma coleção de peças do catálogo de uma fabricante e serem adquiridos prontos nas lojas.

A segunda opção são os móveis feitos sob medida, de acordo com as preferências do cliente.

Obviamente que os móveis planejados superam, e muito, a qualidade dos demais tipos de móveis. Contudo, é sempre possível encontrar bons modelos prontos nas lojas – principalmente em briques, onde são vendidas peças antigas, que podem ser recuperadas e customizadas. Cristaleiras de madeira maciça, por exemplo, são capazes de dar um toque superbonito a uma cozinha rústica.

dicas para escolher armários de cozinha azul
Projeto by Rua 141 Arquitetura e Revista Viva Decora

Móveis feitos sob medida costumam apresentar muitos detalhes especiais. E eles podem surpreender cada vez mais, pois todo ano surgem novas possibilidades, técnicas de fabricação e materiais. 

Ultimamente, o que tem se destacado mais no mercado são os módulos em MDF e seus diferentes tipos de acabamentos. Há aqueles com cobertura de madeira, vinil, laca, espelho e outros. E os que intercalam partes transparentes, em vidro.

dicas para escolher armário de cozinha
Projeto by Revista Viva Decora
dicas para escolher armários de cozinha
Projeto by Ricardo Guilhen Arquitetura

Outra coisa que chama muito a atenção nos novos armários de cozinha são as cores e os detalhes de puxadores. 

Agora é possível criar uma cozinha inteira na tonalidade desejada e em várias estampas – claro que aquelas que imitam madeira ainda são as mais requisitadas. E depois tem os clássicos, sempre atemporais – que são os armários em branco, preto e cinza.

Projeto by André Lenza
Projeto by Renata Basques

 

Que móveis usar na cozinha?

Sabemos que a modernidade trouxe muita coisa boa. Uma delas é que podermos criar decorações no estilo que mais nos agrada. Agora, na contemporaneidade, podemos montar cozinhas de visual campestre, praiano, urbano, escandinavo, industrial, vintage, futurista, candy color e muito mais. E justamente por muitos módulos vendidos serem feitos em MDF, é fácil se prever setores com recortes e formas mais ousadas.

Projeto by Renata Basques

Obviamente, por muitas questões – sendo a principal delas a otimização de espaços -, os móveis em linhas retas e em estilo clean são os mais em alta no mercado. 

Depois, podemos encontrar também muitas opções de armário de cozinha com detalhes remetendo a um estilo mais rústico ou clássico provençal. E ainda têm os retrôs, com pés palitos, cores primárias e puxadores recortados na própria marcenaria.

Aliás, por falar em puxadores, a nova proposta é mudar o design dos puxadores dos armários para este detalhe não ocupar espaço no layout do ambiente. 

Agora, utilizam-se, além daqueles recortados, puxadores embutidos ou mesmo os imãs magnéticos – então é só encostar-se às portas que elas abrem. E na parte interna, são instaladas corrediças telescópicas, pistões a gás e mais. É a tecnologia contribuindo de uma maneira positiva.

dicas para escolher armários de cozinha branco
Projeto by Karen Pisacane

Armários modulares, como montar o seu?

Então, você foi às lojas, estudou as possibilidades, escolheu um estilo de armário de cozinha e agora está pronto para montar a sua decoração de casa. 

Então, fica a pergunta: quais os módulos precisará comprar para tornar este ambiente do imóvel realmente completo? Bem, tenha em mente duas coisas: primeiro as medidas do ambientes e, segundo, o uso que  a sua família fará dele.

Montar o projeto de uma cozinha é como montar um quebra-cabeça. Você precisa encontrar um jeito de colocar o máximo de módulos de armários no local, deixando espaço para todos os equipamentos necessários – sobretudo geladeira e fogão. 

Deve-se ter um balcão de pia, módulos com portas para despensa e gavetões para panelas. E ainda podem-se ter outros nichos, como porta pano de prato e garrafeiro.

Os fabricantes de móveis têm estado atentos às mudanças de mercado. Em geral, eles oferecem módulos básicos que se encaixam com as principais necessidades dos consumidores, assim como com os novos aparelhos eletrodomésticos lançados. 

Mas sempre é possível encomendar com eles peças especiais – por exemplo, para embutir cooktop, forno elétrico, máquina de lavar louças e mais.

Projeto by Revista Viva Decora
Projetos by FENDI Marcenaria Moderna e Danyela Corrêa

Estude o potencial da sua cozinha. Não se esqueça de aproveitar, ao máximo, a verticalidade deste ambiente. Com certeza você vai descobrir qual desses modelos de armário vai ficar perfeito por lá!

Essas dicas para escolher armário de cozinha foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.