5 inspirações para criar um espaço de lazer em casa

O desejo de ter um cantinho de relaxamento, um refúgio para esquecer da correria do dia a dia e aproveitar os melhores momentos da vida com a família e os amigos, dentro do próprio lar, é cada dia mais comum. Usufruir de lazer e descontração sem precisar sair de casa, se torna realidade pelas mãos de profissionais que transformam ambientes simples ou ociosos em espaços de puro deleite.

Varandas, cozinhas, piscinas, jardins. São as mais variadas opções de espaço de lazer, mas os locais preferidos são o home theater e as churrasqueiras – integradas à piscina ou ao spa, com espaço gourmet e tudo mais que se cobiçar. Repaginar cômodos, derrubar paredes, entre uma infinidade de soluções para agradar aos mais exigentes pedidos. Bem planejados, os ambientes agregam praticidade e convidam a desfrutar o joie du vivre.

Espaço de lazer confortável

As arquitetas Estér Kloss e Helaine Góes Pinterich explicam que no momento de idealizar o projeto, é preciso levar em conta o conforto e o uso que o cliente fará. “A função é o principal aspecto, o ambiente deve ser pensado de maneira a atender a função para qual será concebido e o número de pessoas a atender”, explica Helaine. O espaço de lazer assinado por elas é o pavimento inferior de um triplex, que dá acesso ao jardim e churrasqueira. Além de comportar poltronas confortáveis, móvel para o home theater e uma mesa alta tipo bar, conta com um armário ao fundo que aproveita o espaço “morto” em baixo da escada e abriga uma pequena adega com frigobar e espaço para preparo de bebidas.

espaco-de-lazer-ideias

espaco-de-lazer-acessorios

espaco-de-lazer-ideia

Foto: Gerson Lima

Espaço gourmet rústico

Um espaço gourmet, com ambientação rústica e muito charmosa foi projetado pela arquiteta Anemarie Holetz, para a residência do conceituado chef Celso Freire, na qual a culinária é o centro das atenções. “É extensão da sua atividade preferida”, afirma. “Para algumas pessoas, o trabalho é uma atividade relaxante”, completa.

espaco-de-lazer.

espaco-de-lazer-churrasqueira

Foto: Anemarie Holetz

Um espaço de lazer sustentável

A arquiteta Ivângela Curra conta que nestes espaços é válido seguir a tendência mundial de sustentabilidade, sempre aliada à alta tecnologia, utilizando materiais naturais e reaproveitando elementos existentes. “É comum combinar painéis de madeira de demolição com um televisor de alta performance”, diz. No projeto de espaço de lazer, que assina juntamente com a arquiteta Angela Chinasso, foi realizado um trabalho arquitetônico, de decoração e paisagismo, mantendo os traços originais da construção. Algumas peças sofisticadas e as cores claras dos revestimentos contrastam com os móveis em madeira e deixam o local requintado, mas sem luxo excessivo, combinando com a natureza ao redor.

Cobertura com churrasqueira

Projetado pelas arquitetas Carolina Mehl e Larissa Schnekenberg, a cobertura ganhou uma churrasqueira e vários móveis em fibra, para receber muitas pessoas, além da jacuzzi sob um ombrelone, que cria uma boa área de sombra. Todo o ambiente é rodeado por vidro jateado, que quando fechado permite privacidade total. O acesso ao terraço se dá pelo living, que faz parte do ambiente e permite curtir o espaço de lazer mesmo em dias mais frescos.

espaco-de-lazer-como-fazer.

Foto: André Nunes

Conforto em tons neutros

Integrado ao living, o espaço de lazer para oferecer jantares, coquetéis ou descontraídos churrascos, projetado pelas arquitetas Sabina Bottarelli e Marina Canhadas tem predominância de tons de bege e marrom, escolhidos por conferirem um clima quente e para compor a decoração rústica e moderna com harmonia. Para realçar a área que concentra o preparo das refeições, a churrasqueira é revestida em pedra canjiquinha, material que imprimiu mais volume e beleza à peça. O destaque deste espaço de lazer fica por conta da bancada de aperitivos, produzida em MDF com revestimento de imbuia e equipada com mesa de apoio em vidro. O móvel possui rodas com travas e proporciona versatilidade ao ambiente, já que pode ser adaptado a diversas composições.

espaco-de-lazer-casa

espaco-de-lazer-criativo

Um espaço de lazer completo

Inspirado em um barracão – a estrutura apresenta forro aparente e o pé-direito chega com aproximadamente sete metros – a construção assinada pela arquiteta Yvone Miyamura se divide em área de estar, refeições, bar, churrasqueira. Com uma decoração que destaca a fibra natural, o ambiente conta com fogão e forno à lenha. A churrasqueira, revestida com cerâmica em tons de verde, se sobressai no espaço que também serve de bar com banquetas. No lounge, seis lugares dispostos em poltronas em fibra com revestimento cru e floral.

espaco-de-lazer-casas

Agora, conta pra gente: qual espaço de lazer para casa você mais gostou?

Adaptação de matéria publicada pela Revista LUSH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *